A importância dos açúcares no seu corpo

Por , em 29.12.2011

Os açúcares são conhecidos como a fonte de energia do corpo. Mas por acaso você sabe que as cadeias de açúcar, chamadas de oligossacarídeos (as menores) ou polissacarídeos (as muito grandes), têm um importante papel em praticamente todos os aspectos do trabalho das células?

Essas cadeias garantem que as proteínas estejam no formato certo para entrar nas células, além de funcionarem como códigos para direcionar as proteínas para a localização certa. Algumas ficam na superfície celular, protegendo de ataques virais, enquanto outras levam células brancas do sangue para os locais infectados.

Níveis de complexidade

Os polissacarídeos consistem em cadeias de moléculas de glicose (polímeros) ligados quimicamente. Elas podem ser lineares ou intrincadas, e formadas por poucos até centenas de monossacarídeos.

Os químicos vêm tentando examinar essas cadeias para entender como o açúcar age na célula. Isso pode ajudar no tratamento de doenças – como bloquear infecções usando cadeias de açúcar que se ligam às bactérias e vírus.

Polissacarídeos: bom e ruim

Mas essas estruturas nem sempre agem sozinhas. Geralmente elas estão ligadas a proteínas ou lipídios (gorduras). Nesse caso, os polissacarídeos se tornam as maiores e mais diversas estruturas moleculares da natureza.

Elas se ligam com quase metade das proteínas conhecidas, formando glicoproteínas. Elas têm funções importantes, como ajudar na fertilização dos óvulos. Aquelas ligadas às gorduras ajudam, por exemplo, a determinar o tipo sanguíneo de alguém.

Por serem tão diversas e importantes, quando a sintetização desses açúcares dá errado, os resultados são terríveis. Na maior parte das vezes, embriões não sobrevivem se ocorrem erros genéticos na parte de formação de açúcares. Nos raros casos de nascimento com esse problema, a criança nasce com defeito em quase todas as partes do corpo.

Como os açúcares estão envolvidos no câncer, na malária, na distrofia muscular e outros problemas de saúde, cientistas de todo o mundo estão focando neles. Quem sabe os açúcares não serão as respostas para muitas coisas.[LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (6 votos, média: 4,00 de 5)

8 comentários

  • Rafael:

    No campo prático, tende-se a supor que tudo que vêm da indústria e é “bom” (paladar) é ruim (para a saúde) e péssimo quando em excesso. Pergunto se haverá o que acrescentar no futuro com a tecnologia para quebrar essa ideia, já que a indústria é relativamente “jovem” ao comparar os milênios em que o homem vive na Terra.

  • asdf:

    Esse tipo de informação serve para confundir a cabecinha de muita gente. É um tema muito complexo. Resumidamente precisamos de acúcares, mas total e preferencialmente os naturais, retirados dos alimentos. Essa armadilha industrial em lindos pacotinhos brancos deve ser evitada ao máximo ou banida.

  • AgoraQueSouRica:

    Engraçado , eu vi um documentario que o açucar é totalmente desnecessario em nosso corpo ,e pelo contrario , ele nao tem nenhum valor nutritivo e ainda acelera o envelhecimento precoce , diziam que o unico açucar que nosso corpo precisa é o encontrados em alimentos naturais: fruta , verduras e legumes… agora vai saber quem ta certo…

    • Guilherme Euripedes:

      Pois é, é isso mesmo.

      Os açúcares que normalmente ingerimos dentro dos produtos industrializados e também aquele açúcar refinado comum são desnecessários para nosso organismo. Basta os açúcares produzidos pelo nosso corpo na quebra dos carboidratos e os açúcares naurais.

  • Socorro! estou com azia:

    Adoro doces, como até 1 caixa de sorvete em uma semana, além de outros doces, é claro.

  • ísis:

    Está aí um interessante estudo de química e biologia que eu nunca imaginei. Afinal, açúcar geralmente é vulgarmente relacionado à obesidade.
    Mais um excelente exemplo de porquê não devemos nos guiar apenas pelo que é comumente comentado.
    Fora isso, tudo indica que o açúcar realmente pode nos trazer grandes inovações medicinais. Imagine qual seria a cara das pessoas se contarmos para elas que é possível bloquear doenças com aquele pozinho branco.

  • Mariana:

    Agora um bando de gente vai ter desculpa pra comer quilos de chocolate e tomar litros de refri! rsrs.

    Masssss o açúcar saudável de que trata a matéria é o que o próprio organismo produz através da ingestão de carboidratos, como arroz (melhor o integral) e outros cereais, batata, vegetais, etc.

    Os açúcares brancos (refinados) são extremamente perigosos pra saúde ao longo do tempo: desenvolvem doenças como síndrome metabólica, complicações cardíacas, diabetes, etc.

  • Marcio B:

    Que Eu saiba de outras fontes, inclusive no campo naturalista. o açúcar é comida para parasita, envelhece as células, engorda, etc. Nada de bom com açúcar.

Deixe seu comentário!