O verdadeiro segredo de “O Segredo”

Por , em 5.02.2009

Aparentemente, não é por acaso que o livro de auto-ajuda já sobra nas prateleiras de desconto. Para quem não conhece (ainda?), “O Segredo” foi escrito por Honda Byrne e prega que, com uma boa dose de auto-confiança, otimismo e mentalização (as famosas energias positivas, só que repaginadas) todos os seus sonhos podem tornar-se realidade.

Com certeza os sonhos de Byrne e de seus editores já são reais. O livro é um sucesso de vendas e os produtos da franquia renderam pilhas de dinheiro.

No entanto, ainda permanecem questionamentos relacionados ao método de “O Segredo”.

O conjunto de mentalização e otimismo é considerado uma ciência por sua autora e, de vez em quanto, empresta algumas frases da física quântica. A, agora famosa, “Lei da Atração” prega que coisas similares atraem umas as outras (o bem atrai o bem, o mal atrai o mal, etc.). Então, se pensarmos em algo bom, conseguimos o que queremos.

Mas, quando cientistas propõem uma nova teoria, eles devem, primeiro, explicar como ela funciona. De acordo com Byrne, quando pensamos em alguma coisa, esse pensamento é enviado ao universo e as forças que o controlam decifram esse pensamento. Depois desse processo de decodificação, elas nos mandam o que queremos.

E se eu quero emagrecer, por exemplo? Pensar positivo é muito mais fácil do que ir para a academia todos os dias. Mas se eu apenas pensar positivo, como vou perder peso?

Outro exemplo: quero comprar um carro. Então vou pensar positivo até consegui-lo. Afinal, quem precisa trabalhar para ganhar dinheiro quando ser otimista é tão mais simples?

A Lei da Atração também diz que tudo o que entra na sua vida está sendo atraído por seus pensamentos. O que quer dizer, basicamente, que se um acidente acontece, você o atraiu, pois estava pensando coisas negativas. Então, se um passageiro de um avião tem pensamentos obscuros e o avião cai, isso aconteceu por causa da falta de otimismo daquela pessoa. Mas e os outros passageiros do avião? E se eles tinham pensamentos positivos? Isso não conta? O pensamento negativo foi mais forte, condenando todos os passageiros?

É claro que o pensamento positivo é melhor do que o pessimista. Também é óbvio que uma atitude diferente possa mudar o modo com que vemos o mundo, com que passamos pelas experiências de nossa vida. Mas isso não é segredo e não tem nada a ver com a Lei da Atração.

Se o segredo não tem base científica, onde sua autora o descobriu?

Ela admite que inventou tudo, misturando idéias de física quântica (que é uma ciência séria e não tem nenhuma ligação com a consciência), filosofia new age e que, até mesmo, se inspirou em um livro que se chama, ironicamente, “The Science of Getting Rich” (algo como “A ciência de se tornar rico”). Então ela determinou que havia descoberto a chave do funcionamento do universo e escreveu um livro sobre suas idéias, sem se importar em conferir se suas conclusões tinham alguma base científica.

“O Segredo”, apesar de sua capa de “novidade revolucionária” criada pela publicidade, não é algo novo. Não é, nem ao menos, um segredo.

Se você quiser saber mais detalhes sobre as falhas lógicas e a maneira infantil como todo “O Segredo” trata a ciência, leia esta análise detalhada no site Dragão da Garagem, sobre o assunto. [Live Science]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

36 comentários

  • Dionatan Gonçalves:

    MENTAL ALCHEMIST
    Pesquisem sobre 😉

  • magrelinho:

    “Ela admite que inventou tudo, misturando idéias de física quântica (que é uma ciência séria e não tem nenhuma ligação com a consciência)”
    As esperiências com a dupla fenda propõem que a consciência está totalmente relacionada com a realidade física.

  • acvomotta:

    Entendo o ponto de vista dos contrários, mas desconhecemos na íntegra o processo de criação mental do ser humano. Muitas coisas podem e são feitas através da mentalização. A transformação química da agua pelas emoções direcionadas, comunicação telepática, etc. Não desprezem e nem aceitem nada de imediato, mas estudem até esgotarem os informações. Existem mais coisas entre o céu e a terra do que pode julgar a nossa vã filosofia. Eu já vi muita coisa nos meus 50 anos de existência e posso afirmar que existem fundamentos científicos na mentalização. Abraço.

  • Ronaldo Azevedø:

    Negativo, no livro ela não disse ter inventado tudo. Ela estudou os grandes Avatares da história humana, e descobriu que eles conheciam esse “segredo” que usavam a lei da atração, a lei da atração existe a milhares de anos. Fraca essa matéria, quem escreveu nem leu o livro. Sabem nem o que está falando.

  • Ed aud hudson:

    Achar que o universo conspira a favor dos caprichos individuais de cada um, pra mim só pode significar uma coisa;
    Mais uma religião nascendo da superstição baseada no velho egocentrismo que arrasta a multidão ignorante.

    ¨-A superstição é uma paixão negativa nascida da imaginação que, impotente para compreender as leis necessárias do universo, oscila entre o medo dos males e a esperança dos bens. Dessa oscilação a imaginação forja a ideia de uma natureza caprichosa, dentro do qual o homem é um joguete, em seguida essa concepção é projetada em um ser supremo e todo poderoso, que existiria fora do mundo e o controlaria segundo seu capricho.
    A superstição engendra portanto o poder religioso que domina a massa popular ignorante. ¨
    (Espinoza)

  • D:

    “Propaganda é a arma do negócio. No nosso peito bate um alvo muito fácil”

  • Luiz Fernando:

    Globalmente falando, o que vale é a intenção. 😉

  • Somente a força de vontade não te ajuda a perder peso | pensamentosrosepequena:

    […] aquelas filosofias de “O Segredo”. Uma pesquisa comprovou o que muitos já sabiam: não é só com força de vontade que você vai […]

  • Luiz Paulo:

    Muito bacana esse artigo, porem quando fala da Lei da Atração ela não se baseia apenas na ideia de imaginar o que você quer e ficar esperando em casa assistindo televisão, mas sim em pensar possitivo e agir, igual ao que foi colocado pelo Leonardo Henrique : “Quero ganhar na mega sena”, mas como ganhar se você não jogou??? A mesma coisa acontece na ideia de querer emagrecer e continuar comendo besteira todo o dia.
    Uma coisa muito semelhante a Lei da Atração é a palavra Oração que quando se separa significa: Orar + Ação.
    Então resumindo para que a Lei da Atração funcione você precisa acreditar nela, pensar possitivo e agir. Mas cada um tem sua opinião e nós devemos respeitalas, afinal é por isso que exite tanta diversidade no Mundo.
    Valeu.

  • Marco Antonio:

    olá a todos, li os comentários e acredito na democracia, por isso respeito cada opinião. Quanto ao assunto tenho a dizer que recebemos ao longo da vida vários ensinamentos, e crescemos com ideías oriundas de religião, filosofias etc. Porém, qundo nos deparamos como algo assim “the secret” temos a tendencia de duvidar, até mesmo antes de tentar por em prática. É como dizer não gosto de tal comida sem primeiro ter experimentado. Mas de concreto deixo minha opinião: Li e assisti o filme inúmeras vezes, e tive algumas experiencias que posso dizer vieram da ação mental extraída do filme. Estou em busca de experincias que continuem a me fazer ainda mais acreditar que a “Lei da atração” não só existe como funciona em nossas vidas, basta acreditar e por em pratica. É como disse Wallace D. Wattles -“a maior labuta do homem é manter um pensamento continuo” – Livro A Ciencia de Ficar Rico. Experimente mudar,acredite e o resultado virá..abraços a todos e felicidades.

  • Ricardo Damasceno:

    The secret, é só um livro para , você deixar de reclamar da vida, e mudar a maneira de pensar, vale a pena ler, e praticar, agora se você entender que tem que pensar e vai ganhar, ai você vai ficar como esta,o segredo é só você pensar e agir diferente. sem atitude sem chance, como diz o rapper Emicida “se pensar pequenininho vai morrer sem”

  • Jaime:

    Pena que vcs não entenderam o recado, mas eu entendi e só ganho com isto, não e milagre, pois temos que trabalhar tb com a força que existe dentro de nós, ter emoção imaginar, sonhar, quem vive sem sonho não vive. Outra coisa o livro e o filme só vieram para alertar tudo que podemos fazer com a ajuda do pensamento, eu sempre falo que Deus nós dá tudo, mas não sabemos pegar. Ser positivo não faz mal a ninguém só ajuda. Somos realmente o que pensamos. Luz e paz!!!

  • David:

    concordo com oleonardo henrique, quando vc mentaliza que quer emagrecer, com certeza vai aparecer alguma oportunidade como uma promoção em uma academia, ou qualquer outra coisa que lhe proporcione esse emagrecimento, mas se vc não agir, for na academia por exemplo, nada feito!
    vc pede, deseja, acredita e o universo lhe dá a OPORTUNIDADE de realizar oseu sonho.mas se vc não se mexer para agarrar a oportunidade, realmente mágica não existe. quem escreveu esse artigo, nunca leu ou assistiu o segredo, e se o fez, não entendeu absolutamente nada.

  • Relativity: (o pensador).:

    como o pensamento vive intensamente!!!! Não é?
    concordo com muitos comentarios aqui descritos
    mas a pergunta é o que Há além das fronteiras do espaço?…
    que tantos se pergunta!e a área 51,e “Kapustinyar”(base secreta)que segredos nos esconde a CIA E outros tipos
    de governo secreto????

  • Jaime:

    Para quem acredita que o livro e mágico, coitado dançou, gastou seu dinheiro atoa, agora para quem acredita em mudanças de forma de pensar ai sim, vc pode ter tudo que quiser, mas com esforço e trabalho, li tudo que vcs colocaram e respeito à opinião de cada um, mas cuidado com os julgamentos, cuidado com os pensamentos, pois a realidade e que somos o que pensamos. Já consegui muita coisa depois da pratica correta da lei da atração. Realmente e lei da atração foi feita para todos, mas poucos a terão.
    Leonardo Henrique vc colocou muito bem, e isto ai, parabéns! Quando a Rhonda feliz dela está riquíssima, alguém sabe por quê? Ela trabalhou escreveu, fez a sua parte pense nisto. E isto ai boa sorte a todos, e muita luz em seus caminhos.

  • Leonardo Henrique:

    Como vc disse, se eu quiser perder peso??

    Vou pedir e vou emagrecer por mágica??

    NÃO.

    Você pede para emagrecer e o Universo te mandará “Vontade” digamos assim nesse aspecto, e é só agir.

    Agir é tudo que pecisamos fazer para dar tudo certo.

    Não adianta vc pedir e ficar parado esperando” Quero ganhar na mega sena” e ai?? não vai jogar?? como quer ganhar??

    mesma coisa com o peso, vc pede pra perder, mas vc tem q agir, o Universo, vai te mandar “disposição” e é nessa hora que vc vai agir.

    • D:

      Antropocentrismo infantil isso sim. Somos como bebês achando que o universo ao redor está à nossa disposição. Cansamos de tomar bordoada na cara ao longo da história e não aprendemos 😛

  • luiz:

    Acho q nem tem o q discutir… esse filme foi um dos maiores golpes dos últimos anos…
    Isso só mostra o como povo está desesperado para encontrar em alguma coisa no q se agarrar…
    É nessa onda q aparecem miríades de místicos, igrejas e doutrinas p enganar o povo…
    Dá uma grana…

  • Denner S Paim:

    O ser humano (e, por extensão, todos os seres viventes) são duais. Tem um ‘lado’ material (temporário, perecível e corruptível) e um ‘lado’ espiritual (permanente, imperecível e eterno). Como tinha de ser,no seu início o princípio espiritual é simples e ignorante, mas, passível de aprendizado e evolução. Evolução que, aparentemente, não tem um termo. Virtualmente infinita é esta evolução, que se baseia no conhecimento e aprendizado constantes…
    É, então, fácil compreender que as capacidades intelectuais e possibilidades de compreensão do ser humano são virtualmente infinitas, e que, só aumentam com o passar do tempo.
    Longe estamos de compreender, ainda estamos longe de alcançar TODA a sabedoria, todas as possibilidades e recursos com nos brindou aquele que é o Criador…

  • Idraldo Luis:

    Respondendo a pergunta do Rodrigo:esses livros vendem bastante porque hà muitas pessoas nesse mundo que não tem consciencia do que fazer e ficam esperando uma fórmula mágica para conseguir o que querem e também, claro, porque existem muitos fanfarroes como a autora deste livro dispostos a ganhar dinheiro fácil encima da falta de noção desse pessoal. Sinceramente eu não conhecia o contúdo do livro, apesar de ja ter ouvido comentários sobre ele; mas com um tema tão clichê e uma explicação tão boba, já perdi o interesse.Um abraço.

  • Rodrigo:

    O Segredo do “the Secret” ainda não foi revelado!! Como Fazer um livro tão ruim vender tanto? esse realmente deve ser o segredo!

  • Marcelo:

    Concordo com Gray (primeiro comentário). Sou acadêmico em Física e penso que virou moda falar de física quântica para explicar aquilo que não tem nada a ver com esse assunto. É religião, é livro de auto ajuda, é revista sensacionalista,… Detesto isso. Antes a moda era falar de relatividade, agora tudo é física quântica. Até esses atores dessas novelinhas da vida falam de física como se fossem doutores na área.

    Outra coisa: para a imprensa, para quem não é do meio acadêmico ou não é formado em alguma ciência física, hoje em dia toda a Física para essas pessoas se resume em física quântica e teoria da relatividade. E, além disso, o único cientista da história foi Albert Einstein. Por favor, né?!

  • Marcelo:

    Comprei o livro O Segredo e não me arrependi porque sei que não basta trabalhar mecanicamente.É preciso ter uma mente forte, quero dizer consciente de muitas coisas e emocionalmente estável.Muitas pessoas trabalham duro e conseguem o que também desejam, mas perdem facilmente o produto de seus desejos e trabalho.Outros trabalham feito mulas e vivem cheio de problemas financeiros.

  • Roberto:

    Caramba, kd os liks do usercash e os programas com cracks e keygens infectados?
    shaushasauhs
    Cara, eu assisti o filme recentemente,e li os três posts criados sobre ele.
    Realmente, eu usei apenas 5% do cérebro pra perceber que eles deveriam apenas ter colocado a mensagem escrita na praia “feelgood” no começo e lançar o filme sem diálogo algum, seria tão mais útil, tãooo mais útil que eu nem sei o que dizer…
    Abraços e parabéns pela desmantelagem da produção.

  • Vanize:

    Apenas uma correcção, a autora do livro O Segredo é Rhonda Byrne e não Honda Byrne.

  • lucas:

    eu concordo com essa materia,pra conseguir alguma coisa tem de se esforçar e nao ficar pensando positivamente.

  • Adriano:

    Realmente vc está corretíssimo. A vida é aquilo que você acredita ser. O fato de pensar positivo é o primeiro passo para se conquistar aquilo que realmente queremos para nossas vidas. Há muito que aprender. Só quem busca interiorizar-se, só quem consegue realmente mudar padrões de pensamentos que aprendemos desde que nascemos é que conseguem ter sucesso na vida, não apenas material, mas ser feliz e ter uma vida plena de realizações. Acredite ou não, o nosso presente é fruto do pensamento e dos sentimentos que ele gera, sejam bons ou ruins. Não escrevo isso porque li “O Segredo” mas pelos fatos da minha vida. Escreva aquilo que vc entende e tem propriedade. Suas dúvidas e indagações não precisam ser divulgadas numa revista como esta. Faça as perguntas para você e busque sempre o conhecimento que as respostas serão dadas! A vida já me respondeu. O que Honda Byme escreve no livro é uma pincelada do vasto poder que o pensamento tem em nossas vidas! A vida funciona mesmo que você não entenda como!

  • Washington Luiz Souza de Freitas:

    Eu creio que falta muito a ser descoberto, no tocante as habilidades da mente. O homem é um ser pensante, e muitos segredos ainda serão desvendados. Embora Honda Byrne,tenha se mostrado consciente de sua habilidades mentais. O que resta é só por em pratica o poder da mente que existe dentro de cada um de nós.

  • Douglas Miranda:

    Não sei explicar por quê, mas esse segredo me lembrou o filme “O Código D’Vinci”. Acho que é porque lá também tem os Cavaleiros Templários, envolvem um segredo e as grandes mentes da época: Leonardo Da Vinci, Isaac Newton…
    De qualquer forma, não custa nada eu pensar positivo, a mulher do meu vizinho vale a tentativa! Hehehe. O problema é que tem um monte de marmanjo pensando positivo junto comigo… Já tô até vendo, a mulher dele vai tem que se virar pra aguentar tanto pensamento positivo em cima dela!

  • mf:

    O Segredo não é segredo nenhum, isso todos já sabem, é claro que se você parar para questionar e ficar tentando achar erros você vai encontrar, porque é isso que você está pensando e será atraido para você. No meu caso, eu acredito da minha forma nessa “lei da atração”, e tem dado muito certo até agora, quando quero realmente alguma coisa eu consigo, e todos podem fazer o mesmo, não é necessário ler um livro ou assistir um filme, esse conjunto de “leis” que levam ao sucesso (que é algo relativo) estão na ente de todos perdidos nos “labirintos” dos pensamentos corrompidos pela falta de sucesso.

  • Marcos:

    Que alívio, estava até ficando preocupado pois assiste o filme e aqui estou mentalizando um monte coisas esperando que apareçam num passe de mágica rsrs, e nada aconteceu até agora, será que mentalizei pouco???rsrs mas mesmo assim pensar positivo é bom.

  • Luciana S.N:

    Muito interessante isso dito sobre o livro realmente eu não comprei e nunca acreditei neste tipo de auto-ajuda,acredito que para ter bom desempenho em sua vida profissional,é lutar,sendo confiante e demostrando personalidade em suas atitudes,confiar em você mesmo sendo bem preparado para o mercado!Nada de ficar lendo livros de auto-ajuda como esses!

  • Danilo Torres:

    Vou contar um segredo para vocês:
    Agente que não trabalha não, pra ve só.
    Pra mim o unico segredo que existe(que não é mais segredo) é de um Deus que me ama, e que me criou para ser feliz. E disse em sua palavra que não devemos ser preguiçosos, devemos trabalhar, trabalhar e trabalhar…

    Em relação ao pensamento positivo, todos devemos sim ser otimista, isso não é segredo. Gente tudo isso não é segredo, todos já sabem, só devemos praticar….

    Faça o bem, e o bem voltara para você.

    Um dia abençoado a todos vocês.

    • D:

      Ora, mas se eu colocar na capa que isso é um segredo e contar com uma boa propaganda… faturo o meu hehe

  • Gray:

    Esse povo adora citar física quântica para explicar suas maluquices. Só por que poucas pessoas a entendem (incluindo os próprios autores), e não podem contestá-lo.

    Durante muito tempo, a moda era falar de relatividade. Mas física quântica é a bola da vez, e agora ela “prova” quase tudo, do espiritismo à deus(es). Quero ver alguem explicar, com ou sem mecânica quântica, por que a Honda Byrne não está num manicomio.

    Chave de funcionamento do universo? Me lembra o Geraldo Cacique, um engenheiro doido que acha que pode explicar todo o universo usando trigonometria básica. E ai de quem duvidar!

    • D:

      Os espertos enxergam o filão e ganham $$$ com isso.

Deixe seu comentário!