A sétima onda é sempre a maior?

Por , em 14.12.2011

Surfistas e praieiros em geral já devem ter ouvido dizer que ondas viajam em grupos de sete, e a sétima onda é sempre a maior. Mas será que isso é verdade?

Não exatamente. Ondas são muito heterogêneas, e não é possível prever o movimento do oceano gigantesco tão facilmente. Para entender o porquê disso, basta investigar a origem das ondas.

Ao contrário de outro pensamento popular equivocado, a formação de ondas não tem nada a ver com a lua (ao contrário das marés, que são influenciadas por ela). As ondas na superfície do oceano são causadas pelo vento.

Como o movimento do vento é difícil de prever, também é igualmente difícil prever movimentos, interações e propriedades das ondas. Por isso, ninguém pode esperar que ondas tenham propriedades regulares.

A máxima das sete ondas não está totalmente errada, entretanto. Embora as ondas tenham uma origem caótica, elas tendem a se movimentar em grupos. Agitadas, ondas irregulares são geradas em regiões tempestuosas e engolem umas as outras até que elas se organizam em blocos um pouco mais estáveis e previsíveis.

Quanto maior a distância em que se formas esses grupos de ondas que viajam em sequência, mais provavelmente elas serão relativamente previsíveis, geralmente com um comprimento de onda longo. As maiores ondas, as mais cobiçadas pelos surfistas, vem das séries que sobreviveram aos ventos que as formaram.

Quando a primeira onda de um grupo é pequena, a próxima será maior e assim por diante, até chegar a uma maior no meio do grupo. Depois disso, elas voltam a ficar menores. Em um grupo de 14 ondas consecutivas, a sétima será de fato a maior. Quando o mar está normal, ele costuma ter grupos com 12 até 16 ondas. [Life’s Little Mysteries]

Último vídeo do nosso canal: A Terra não orbita exatamente o sol mas um ponto virtual no espao

9 comentários

  • Mario:

    Ondas são muito heterogêneas, que não são homoss…

  • yuicki:

    Em Itacoá [Itacoatiara – Nikity city – RJ] geralmente fica na 3ª… de onde surgiu esse lance de 7ª??? Mas de qqr jeito depende mto do reef formado… toda vez é diferente, então o movimento de retorno é que vai dizer o qto a onda vai subir… do mesmo jeito que acontece c/um tsunami, se não houver o retorno da água, a onda não vai formar “parede”… então, a 1ª joga a água praticamente sem bater, a 2ª já tem um retorno e forma uma “parede”, na 3ª o retorno sendo maior, a parede cresce mais e daí vai até que o retorno atinja o tamanho máximo [da 1ª onda…] e comece a abaixar a altura…
    e depois que vaza, começa tudo de novo….

  • Daniela:

    Como se sabe quando é a 7ª onda?

    • Daniel:

      Vem uma onda grande, ai você conta sete depois dela.

  • Marte:

    Uhú!!! Segura a onda!

  • Hèber:

    eu ñ sei surfar

  • Evandro:

    Não tem nada a ver com a Lua (quer dizer, com a maré)? Que absurdo!

    Há vários parâmetros que envolvem o movimento dos mares (que em sua superficie se caracteriza por ondas). Não é apenas o vento. Enumerar algumas:

    – variações de pressão na atmosfera;
    – movimento de rotação da terra;
    – terremotos e movimentos cismicos;
    – erupções vulcânicas;
    – ciclones, furacões… (que não pode ser apenas caracterizado por vento)
    – temperatura;
    – ventos e massas de ar;
    – as próprias ondas, e o impacto destas com recifes e barreiras, que produzem ondas de choque;
    – profundidade (as vezes há barreiras submersas, ou desniveis… (é bom lembrar que não é a superficie dos mares que estão em movimento;
    – o movimento da maré, que vai ‘puxando’ o mar, causando movimentação tambem.

    aff, há tantos fatores envolvidos. Talvez poderiamos selecionar mais especificamente, caso apenas queiramos GRANDES INFLUENTES, ou, o que provoca grandes ondas. E ai é só pensar no que promove grande variação de energia. Que certamente, seriam grandes tempestades, e eventos cismicos.

    • marcos:

      fiquei com dúvida agota. O movimento é advindo dos ventos ou levam em consideração esses fatores que vc elencou?
      O fato é, será quie esses fatores são possibilidades? e ñão que eles influenciem em todas as ondas que vemos?
      Pq não existe movimento sismico a todo momento (ou exite?) ok, sim. Mas de modo que influenciem as ondas?

      Ou a maioria é no vento mesmo?

      Afinal: a lua influencia ou não essas ondas que vemos durante o dia?

      Se o site errou, não vou poder confiar tanto nele.

  • Curioso:

    A 8ª é maior que a 7ª.

Deixe seu comentário!