Afinal de contas, por que Marte é vermelho, mesmo?

Por , em 10.08.2012

Agora que a nave Curiosity conseguiu pousar com segurança em Marte, podemos esperar uma inundação de fotos avermelhadas. Mas por que mesmo o planeta vermelho é vermelho?

A resposta mais simples e óbvia é que Marte é vermelho por que o regolito, ou a poeira que cobre o planeta, é rica em óxido de ferro, ou ferro “oxidado”, o mesmo elemento que também dá a cor avermelhada ao sangue. Mas esta resposta levanta outras três: por que Marte é rico em ferro? Por que este ferro está oxidado? E por que o ferro oxidado tem esta coloração avermelhada?

Tudo começou 4,5 bilhões de anos atrás, quando o nosso sistema solar ainda estava em formação. Cada planeta recebeu sua dose de poeira ferrosa. Na Terra, a maior parte do ferro acabou afundando quando o planeta estava mais líquido, e formou o núcleo que é hoje responsável pelo nosso forte campo magnético.

Já em Marte a coisa é diferente. O planeta é menor, e talvez a gravidade menor seja responsável pelo ferro não afundar tão rapidamente. O núcleo formado é pequeno, e o resto do planeta é rico em ferro.

Isso explicaria a riqueza de ferro, mas por que a cor vermelha? Originalmente, o ferro é preto. Mas se ele for exposto a oxigênio suficiente, ele se torna óxido de ferro III, uma molécula composta de dois átomos de ferro e três átomos de oxigênio. O que nos leva a mais uma pergunta: como é que tanto oxigênio combinou-se com ferro, em Marte?

E para esta pergunta ainda não há uma resposta definitiva. De certo, só sabemos que algum tipo de intemperismo gradualmente oxidou o ferro em Marte, mas será que foram as chuvas marcianas que oxidaram o ferro? Ou foi o sol, quebrando os componentes da atmosfera marciana em oxidantes como o peróxido de hidrogênio e ozônio, que causou a lenta oxidação durante os bilhões de anos que se passaram? Ou será que a teoria sugerida em 2009, que as tempestades marcianas foram quebrando os grãos de sílica, e expondo sua superfície rica em oxigênio ao contato com o ferro?

Enquanto ninguém souber a resposta certa, a cor avermelhada de Marte será, de certa forma, um mistério. Seja lá como foi que aconteceu, a cor avermelhada deve-se, em última análise, ao fato do óxido absorver os comprimentos de onda azuis e verdes, e refletir os comprimentos de onda vermelhos.

E graças a esta cor sanguínea, visível a dezenas de milhões de quilômetros de distância, o planeta está ligado ao nome do deus romano da guerra – Marte. Outras civilizações também nomearam o planeta pela sua característica mais marcante. Os egípcios o chamavam de “Her Desher”, ou “o vermelho”, enquanto os astrônomos chineses antigos chamavam-no de “a estrela de fogo”.[MSNBC]

• Regner Reis:

Só digo uma coisa: se tivessem enviado o carro do Google maps para mapear Marte, com certeza, todas estas dúvidas e outras mais não existiriam mais… heheheh….

• Cléo Sertóri:

LOL quantas perguntas a serem respondidas

• Cleme Hajia:

Boa parte do $ dos 5 bi de US$ deste robô da Nasa, vieram do Brasil, enquanto muitos morrem de fome aqui e no mundo.
    Agora que Marte tem relações com o ferro, isto os alquimista da idade média e até antes já sabiam.

• Clara Telis:

Sendo vermelho ou não Marte sempre terá o sobrenome “Planeta Vermelho”

• Rodrigo Melo:

De onde veio tanto Oxigênio é uma grande pergunta.Dizem que quando Marte tinha campo magnético ( ele não tem mais ) , teve clima parecido com a Terra e foi capaz de sustentar a vida já que por ser menor , o magma esfriou mais rápido para se tornar rocha.
    Talvez Marte já teve uma cobertura vegetal que formou todo oxigênio e logo sumiu depois que Marte perdeu seu campo magnético !

• ari:

Na minha opinião o oxigenio que fez oxidar o ferro do planeta veio da agua abundante que tinha no passado.Todos sabemos que a molécula da agua se dissocia facilmente com radiação ultravioleta ,isso está acontecendo em marte a bilhões de anos ,o hidrogenio vai para o espaço pela velocidade de escape do gas que é alta.O oxigenio se combina com tudo que pode ser oxidado o ferro inclusive.

• Hermes Catungo:

Rodrigo, você quis dizer quando Marte tinha atmosfera, correcto?
      porque campo magnético, todos os planetas têm.

Esse pó fino e ferroso de Marte ainda será um grande empecilho às missões tripuladas do futuro,ainda mais nas tempestades de areia… Eu preferiria me sediar em Fobos ou em alguma estação especial fazendo excursões em dias de clima mais ameno.

• Wesley Leandro:

Eu sempre fiquei me perguntando se esse pó todo não seria um problema para a sondas. Numa foto panoramica de outra sonda ( me esqueci onome ) da pra ver que ela tah totalmente coberta compoeira, até os paineis solares

• Otavio Augusto:

Essa outra sonda tem de ser um dos dois rovers da missão Mars Exploration Rovers (Spirit ou Opportunity). Em Marte desde 2004, elas por vezes tiram imagens de seus decks, principalmente após tempestades de poeira, e ficou constatado que pode-se ficar coberto por uma densa camada de poeira magnética fina em Marte. O maior problema gerado, no caso desses dois robôs, e o encobrimento dos painéis solares, impossibilitando que eles obtenham toda a energia necessária para o funcionamento dos vários instrumentos científicos. É por isso que, durante os 6 meses de inverno do planeta vermelho esses rovers precisam ficar parados, “hibernando”, ou seja, tirando só umas poucas fotos e fazendo raros estudos.

Aí pessoal, as primeiras a cores da Curiosity. 😉

• Germano:

porque o corte na foto da nasa ?

• José Marcello Vertemati Pinto:

Provavelmente porque é a própria sonda, e não queremos fotos dela.

Geralmente essas fotos são composições de vários quadros, e as vezes uns pedaços faltam pra fechar o esquema, por isso a tarja preta, creio eu. 🙂

• Otavio Augusto:

A câmera levada pelo rover Curiosity até Marte, afim de obter imagens panorâmicas coloridas de alta resolução, somente consegue tirar pequenas fotos, e assim ela necessita de fotografar várias dessas “miniaturas”, em formato de quadrado, e enviá-las para a Terra, onde os técnicos as unem. As fotos são relativas principalmente ao ambiente marciano, e não ao próprio rover. Por isso, as que incluirem o Curiosity não são sequer feitas. Para economizar tempo e energia, consegue-se o mínimo possível de imagens. É por isso que a fotografia final pode ser observada como toda recortada, cheia de áreas escuras.

• Brian Carvalho:

pq eles não querem exibir os aliens q estão por ali fazendo algumas analises no equipamento. ou estão querendo ocultar os lançadores de misseis e metralhadoras. HAHAHAHA

• Elizeu Moreschi:

Não tenho lembrança da fonte mas li em algum lugar, recentemente, que o aspecto avermelhado de marte se deve as altas concentrações de gás carbonico em sua atmosfera. Assim com a terra é vista azul do espaço pelo fato da alta concentração de nitrogênio em nossa atmosfera. Isso é devido ao espectro de ambos os gases que é de cor azul para o nitrogêncio e vermelha para o gas carbônico.

Nota: Sou apenas um curioso e não um pesquisador científico.