Se o sangue é vermelho, porque vemos as veias azuis?

Por , em 30.06.2010

Bom, o negócio é muito simples. O nosso sangue é vermelho, e as veias, por si próprias, não têm cor, elas deveriam parecer vermelhas. Elas se tornam azuis aos nossos olhos devido à pele: quando a luz passa pela pele, a frequência de ondas luminosas vermelhas é absorvida, e apenas a azul é rebatida, por isso nossos olhos as veem azuis.

Aliás, aquela crença antiga de que a nobreza tem sangue azul é graças a isso. Como os nobres eram associados à cor branca da pele, os mais brancos eram justamente os nobres, já que mantinham esse fenótipo por se casarem entre primos e parentes próximos. Quanto mais clara a pele, mais as veias se destacam ao olhar, ou seja, os nobres viam suas veias mais azuis do que qualquer outra pessoa.

De qualquer maneira, o processo é o seguinte: quanto mais oxigênio há no sangue, o seu vermelho é mais brilhante. Assim, esse “pico de brilho” é atingido quando o sangue acaba de sair do seu pulmão, através das artérias, em direção ao resto do corpo. No final do trajeto, ele atinge os capilares, pequenos vasos que irrigam o oxigênio nos órgãos (seus lábios, por exemplo, são vermelhos devido aos capilares), para então voltar ao coração. No caminho de volta ao coração, ele passa pelas veias, já sem tanto oxigênio, e aí já é um vermelho escuro, quase roxo. Chegando ao pulmão, ele é novamente oxigenado, e o ciclo se completa.

Na imagem, o interior de uma veia. [Life’s Little Mysteries]

24 comentários

  • Leonardo Ceolin:

    O sangue azul da nobreza tem a ver com a ingestão de prata coloidal, ao usarem talheres de prata.

    • Cesar Grossmann:

      Quanta prata o sujeito tem que engolir até o sangue ficar azul? E dá para fazer isto apenas usando talheres de prata?

  • Heitor Giacomini:

    A minha veias são verdes! e agora?

  • Rodrigo Boente:

    “Aliás, aquela crença antiga de que a nobreza tem sangue azul é graças a isso. Como os nobres eram associados à cor branca da pele, os mais brancos eram justamente os nobres, já que mantinham esse fenótipo por se casarem entre primos e parentes próximos”

    Realmente os nobre realizavam casamentos consanguíneos, mas o motivo para a brancura de suas peles, o principal, é que nenhum deles trabalhava sob exposição solar, como os seus servos/trabalhadores rurais.

    • Douglas Lyra:

      Cor de pele não é determinada apenas pelo nível de exposição solar. Se fosse assim eu seria mais negro que o Pelé. Cor de pele é determinada basicamente pela quantidade de melanina que produzimos e a vascularização, e isso tudo é determinado pelo seu DNA.

  • Camila & Éd:

    Parabenss

  • Camila & Éd:

    Que interessante
    gostei muito obrigada por tirar minha duvida !!

  • flavia:

    nossa! esse texto é muito interessante adorei…Incrível!!!

  • Talow:

    kkkk
    Correção: FATO (não “feto”)

  • Talow:

    Na verdade essa coisa de as veias ficarem azuladas não tem haver com a pele e sim com o nível de oxigênio ou de CO2 no sangue, se tiver mais oxigênio ela é mais vermelha, se tiver mais CO2 ele fica mais azulado ou até esverdeado.

    Ou seja, IGNORA ESSE NEGOCIO de frequências de luz que se rebatem na pele, isso tá errado, deve-se ao feto de que dependendo do gás que esteja mais presente NO SANGUE (não na pele) a cor vai mudando.

    Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Veia

    • Camila & Éd:

      Obrigada me ajudou mais

    • Paulo Casemiro:

      esse post não está totalmente errado pq só enxergamos o vermelho, o verde ou o azul por causa da luz refletida, mas a determinação da cor depende do objeto q está refletindo essa luz e como vc falou a concentração do CO2 passando pelas veias é muito alta – “…ele passa pelas veias, já sem tanto oxigênio, e aí já é um vermelho escuro, quase roxo…” – e essa concentração de CO2 reflete a cor azul. Por isso tb qd uma pessoa morre afogada ou asfixiada seu cor fica com um tom azulado, devido ao excesso de gás carbônico presente em excesso nesse corpo.
      Para mim a única falha dessa matéria foi esquecer de falar do Gás Carbônico (CO2).

  • Luiza:

    gostei. agora consegui entender direitinho pq o sangue venoso é diferente do arterial.

  • Ricardo Barthem:

    Os olhos vermelhos do albino são decorrentes da falta de melanina na coróide, que fica atrás da retina. A coróide tem como função absorver toda a luz que passa pela retina evitando o retorno da luz para o interior do olho e criar, assim, o ofuscamento. A íris sem pigmentação é azul. Pode, por vezes aparecer rosada (lilás) pela superposição da luz azul espalhada na íris com o vermelho não absorvido proveniente da coróide, no interior do olho. O vermelho restringe-se à pupila que é a janela para o interior do olho. A melanina na íris confere a esta tonalidades que vão do azul (ausência da melanina) ao preto (muita melanina) passando pelos tons intermediários do verde, castanho claro e castanho escuro.

  • Sergio Radesca:

    falta um botão para encaminhar para o Facebook.

  • haliel:

    a variação de cores dos olhos provem da variação da quantidade de pigmento… pessoas muito albinas tem olhos avermelhados devido aos capilares da iris e a falta da melanina… na verdade, qualquer animal albino. um animal com este traço muito bem perceptível e amplamente conhecido é o coelho.

  • Kiyo:

    O lay out ficou bom, mas sim falta do botão que encaminhava para o printer!

  • Felipe:

    varizes ? kk

  • Vanessa:

    Muito boa a matéria!

    E parabéns pelo novo layout, o site está cada vez melhor.

  • hiago:

    Muito interessante esta materia,pois explica muito bem porque o nosso sangue é vermelho,e as nossas veias são azuis ou verdes

  • Nelson:

    ótima matéria

  • Ricardo:

    Se a cor azul é devido à pele, como explicar a cor dos olhos azuis que é decorrente, justamente, das veias que estão na íris? Não seria as paredes das veias que são azuis, sendo a pele não pigmentada transparente???? E se somos recobertos de pele, por que não somos azuis por inteiro??????

  • valdecir santos:

    parabéns boa matéria.

  • Dilma:

    Gostei de saber.

Deixe seu comentário!