Aprender ao “estilo Matrix” pode virar realidade

Por , em 15.12.2011

Os filmes de ficção científica hollywoodianos como “Matrix” e “A Origem” sugerem que mundos virtuais ou sonhos podem ser manipulados para conseguir mais conhecimento ou implantar memórias. E agora, vejam só, cientistas realizaram um experimento que mostra a possibilidade futura de realmente fazermos isso – mesmo sem o aval da pessoa.

Os métodos tradicionais de aprendizagem sempre exigiram esforço e prática, do cérebro e do corpo, a partir da repetição. Mas pesquisadores americanos e japoneses descobriram que apenas repetir a atividade cerebral relacionada pode melhorar uma performance ou habilidade.

“Podemos induzir uma pessoa a adquirir novas habilidades ou memórias, ou restaurar competências e conhecimento danificados em um acidente, doença ou idade, sem que essa saiba que está aprendendo ou memorizando”, de acordo com o novo estudo.

O grupo usou imagens cerebrais para identificar a atividade local relacionada à visão de um objeto aumentando para três direções diferentes. Eles então treinaram voluntários para tentar fazer um disco verde ficar maior na tela do computador.

O tamanho do disco verde estava ligado – sem que as cobaias soubessem – com a ativação da parte certa do cérebro. Eles podiam usar qualquer modo de concentração, desde lembrar cenas de filmes até imaginar o disco ficando maior.

Após o treino, os voluntários fizeram uma nova série de testes para identificar a orientação das mudanças de tamanho. Eles acabaram indo melhor dessa vez do que antes.

“O mais surpreendente nesse estudo é que a mera indução da atividade neural nos locais correspondentes a uma habilidade visual específica levou a uma melhor performance vendo o acontecimento, sem revelar o que seria treinado”, afirma o neurocientista da Universidade de Boston, Takeo Watanabe.

O experimento só foi usado para treinar a parte visual do córtex – uma parte traseira do cérebro que reconhece padrões e objetos em movimento ou não. Mas o método desenvolvido no estudo talvez funcione um dia para diferentes tipos de memória, aprendizagem de exercícios físicos ou reabilitação após machucados sérios.

“Na teoria, a hipnose ou um tipo de aprendizagem controlada é uma novidade em potencial”, comenta o diretor do laboratório de neurociência ATR, no Japão, Mitsuo Kawato. “Mas nesse estudo nós confirmamos a validade do método apenas no conhecimento de percepções visuais. Então temos que testar, no futuro, se ele funciona com outros tipos de aprendizagem”.[LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 5,00 de 5)

20 comentários

  • Julio Andrade:

    indubitavelmente, a genética será o bem mais valioso.
    (Just like on resident evil retribution)

  • Thiago Soares:

    Ainda acredito que um dia chegaremos a uma central universal de informações e pediremos uma pílula com as informações da segunda guerra, ou uma pílula daquele livro que você gosta, ou toda uma grade do ensino médio, seríamos todos gênios, iguais, sem distinção.

  • matheus:

    matrix é um mundo que a realidade é maior que o próprio mundo.
    o mundo real não é ser feliz, nem rico , nem pobre é ser matrix.
    eu sou matrix e vc també pode ser ………matrix

  • Lucas Rodmo:

    Genial! Seria uma revolução!
    Com conhecimento as pessoas fariam menos guerra, menos religião, e seriam mais conscientes do propósito dado a si de suas vidas humanas curtas. Quando algo fosse descoberto em algum lugar, imediatamente todos poderiam acessar àquele conhecimento e aprimorá-lo!

  • thew lima:

    se isso acontecer muita gente vai usar para ou para o mal

  • Joabe:

    Serão Deuses os dono dessa tecnologia… ¬¬

  • eduardo:

    Isso é o inevitável mundo novo… mas vai gerar muita polêmica ainda…
    Supondo que hj em dia essa tecnologia seja realidade, o aparato, ou o método de implementação de aprendizado induzido, não seria barato… pelo contrário: acho que seria beeeeeeem salgado para as pessoas de classe média baixa…
    O que aconteceria à essas pessoas que não pudessem fazer uso desse método?
    A discriminação cultural (que já existe) seria ainda maior por parte daqueles que pudessem arcar com tal método…
    Mas, em contrapartida, essa tecnologia vai mudar o mundo com certeza…. tanto pra melhor, qnt pra pior… dependendo do ponto de vista…
    Que venham os Agentes…..

  • rui da silva:

    e se esquiva e desvia de bala vai dar pra fazer?
    estao precisamos em nossas cidades do brasil, porque o quem tem de bala achada elea encontra o peito do cidadao de bem, e foras o ladraos que atiram pra vale

  • Mochileiro:

    Alguem sabe me dizer como fica as instiuições de ensino com isso?

    • Edison:

      Laboratórios, apenas conhecimento teólico não dá né?! ;p

  • Piccolo:

    Olha Bem eu já sabia disso faz tempo, sempre que eu treno no anime que faço o papel do Piccolo eu treno simplesmente utilizando a mente. Veja podemos aprender com os animes…

    Falando serio, eu já utilizo desse método a uns 6 anos, foi assim que apreendi a dança,toca gaita,e brigar, pois fiquei treinando muito na mente até alcançar o meu objetivo.

    • Anderea:

      (Treinamento de forma inconsiente) sendo assim vc jamais poderia saber disso…

  • JUMENTO:

    Tomara que o Google não adquira a patente.
    Receber Propagandas no meio do Treinamento e de forma insconsciente, ninguem merece.

  • Michel Wilhelm:

    Isso seria interessante de fato. Eu mesmo gostaria de ter a capacidade de aprendizado de novas linguagens de programação aprimorada hehe, seria útil

  • Madness:

    Quero isso só pra passar em concurso público e ganhar 20000.

  • drew:

    o problema é se desse jeito a pessoa irá ter o amadurecimento necessário para receber tanta informação de maneira tão rápida,o que psicologicamente pode ser perigoso…

    também como o Rafael já disse seria uma forma de sermos controlados.

  • EltonPaes:

    A vida imita a ficção!

  • Rafael Eneas Chiamulera:

    legal mais ai vão fazer a gente aprender coisas sem a nossa vontade… vamos de fato ser controlados…

  • Ferreira:

    “Eu sei Kung-Fu”

  • lucas:

    YUP, vamos aprender todos os tipos de artes marciais

Deixe seu comentário!