Podem existir 5 partículas divinas!

Por , em 16.06.2010

O grande objetivo do Large Hadron Collider, o LHC, é encontrar uma única partícula, chamada de bóson Higgs – também conhecida como a partícula divina. Mas novas evidências sugerem que podem haver não apenas uma, mas cinco partículas divinas.

Você pode até se perguntar “mas no que isso muda a minha vida”? Se existirem cinco partículas como a bóson Higgs, as leis da física serão mudadas.

Primeiro é importante esclarecer que a partícula divina não tem nada a ver com Deus. O apelido vem da importância que ela tem para a física que conhecemos – é essa partícula sub-atômica que explica porque todas as outras partículas têm massa (em termos gerais).

Por décadas cientistas tentam detectar “a bichinha”, mas até agora ninguém teve sucesso.

A idéia de que pode existir mais de uma partícula divina vem de um experimento feito em outro acelerador de partículas, o Tevatron, localizado nos Estados Unidos (mais precisamente, em Illinois). O experimento, batizado de DZero, forçava colisões de prótons e antiprótons no Tevatron.

As colisões produziram mais pares de partículas de matéria do que de anti-matéria – essa “assimetria” não pode ser explicada pelo modelo de física atual, mas pode existir se houverem múltiplas partículas de bóson Higgs. Elas teriam aproximadamente a mesma massa, mas cargas elétricas diferentes.

O modelo físico atual pode explicar o que conhecemos como quatro forças fundamentais, a gravidade e a matéria (não a matéria escura, que, estima-se, forma 25% do universo), então muitos físicos já o consideram defasado. Um novo modelo, que englobasse novas partículas divinas, talvez pudesse explicar nosso universo com mais exatidão. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

21 comentários

  • Crise:

    Li por cima alguns comentários.
    Há profundidade quanto à física, mas pontuo aqui que tal questão abrange uma política. Não meramente religiosa ou científica.
    Os termos técnicos são retoricamente válidos desde que a ciência ainda era sinônimo de humanidade. Hoje a ciência não alcança sequer o sinonimo de “filosofia”. Em outras palavras, técnica nem sempre abrange conhecimento de causa.

    Tal questão é ética: permeia sim as intenções submersas em tais positivismos (tanto do movimento progressista do desenvolvimento neo-liberal moderno, quanto dos protons, “coincidentemente”…), tais como o que disso decorrerá. Vejo mais do que uma ponte clonada e cancerígena rumo à luas alquímicas e “secretas” que sustentam a travessia dos dois Dragões tirânicos da globalização congelada (depois de Fria), vejo luzes nada iluministas que explodirão nossos pensamentos substituindo cabeças por bombas nucleares com a mesma lógica da alienação que dita as coisas boas da desigualdade social e do capitalismo. Vejo um retorno ao interior muito mais profundo do que tal energia inversa, chamado morte, não de seres. Mas para longe desse conservadorismo leigo em física, quero ressaltar aqui para que pensem bem nesses valores para além da atmosfera material do presentismo que nos trazem os átomos. Sou a favor da física, não do consumo explorador da mesma, literalmente. Sou a favor da quantica, não do moralismo místico ou armamentista sobre a mesma. Sou a favor da ciência, não da pós e da modernidade. E não considero isso um atraso ou não ser “tecnologicamente avançada” pois meu conceito de avanço é outro: escolher onde piso, e posicionar muito bem meus dois pezinhos aparentemente dicotômicos, na realidade VIVA e HUMANA do UNIVERSO.

  • leandro balbino:

    muito bacana as pesquisas quem sabe quando terminarem as pesquisas daqui a uns 300 anos voces jah podem fazer uma bomba atomica 1 milhao de vezes mais potente pra destruir a terra viva a ciencia

  • Alexandre Neuwert:

    Também concordo com o artigo, devemos para de dizer que é a partícula de Deus, e passar a chamá-la de partícula atéia!

  • T.K:

    Que a ciência descubra! É para isso que os homens foram criados,para ultrapassar os limites impostos pela pressão da humanidade sujeita a calotes filosóficos enganosos…Vamos Lá,os inteligentes dominam,então por que não acreditar na possibilidade de o homem descobrir as 11 dimensões? E se há mais partículas divinas em outros mundos(galáxias)? Eu acredito que sim.

  • Rodrigo Paim:

    1º Concordo que os EUA devem ser julgados por crimes de guerra, assim como a Alemanha, a Rússia ( na época URSS), o Japão, a China, e na verdade a maioria dos países envolvidos. No balanço geral, os EUA tem menos acusações de crimes de guerra datados de 1939 a 1945 do que Alemanha, URSS, Japão, China [….]

    2º As bombas atômicas não eram o único meio de acabar logo com a guerra no Pacífico, mas era o meio mais rápido, barato e eficaz. Era também um meio sim de mostrar poder, isso não existe dúvida, foi um recado pra URSS, para não se empolgar e aproveitar a virada no jogo europeu e fazer o que Hitler não fez e tomar toda Europa ( isso foi em parte culpa de Roosevelt, com sua brilhante idéia de não atacar pelos balcãs )

    3º Os civis morrem em guerras, e na Segunda Guerra foram as vítimas principais. O que torna os mortos japoneses mais dignos de pena do que os mortos nos arquipelágos devastados pelos japoneses, ou das cidades chinesas devestadas pelos mesmos ? MUITO mais civis morreram pelas mãos dos japoneses do que pelas mãos americanas

  • Jorginho:

    Rodrigo Paim, disse:
    “Jorginho, compreender o que somos, de onde surgimos, como e porque o universo existe, como se formou, e descobrir as verdades das leis da física, todas essas respostas e mais algumas, é essencial para o ser humano entender e explorar o universo.

    Resp. Essencial não tenho dúvida… A questão é, se há necessidade de explorar-lo.
    Tenho por mim que a vida era para ser vivida e não entendida.
    Existe algo melhor que viver a vida… Tendo paz e saúde?

    Viveremos mergulhados nesse Universo de mistérios até o último segundo do existir!
    Deveria ser assim? Certamente que não!
    A bíblia diz que a humanidade escolheu o “fruto” do conhecimento do bem e do mal (ciência).

    Rodrigo disse: sobre a Bomba-A, esta teve efeitos altamente positivos:
    1º As bombas de Hiroshima e Nagasaki mataram pouco, para os padrões da Segunda Guerra, e aceleram de forma crucial a rendição do Japão. O Japão foi avisado diversas vezes, inclusive um dia antes da primeira bomba, e um dia antes da segunda ( houveram dias de diferença entre as 2 bombas ) e ignorando os avisos o governo Japonês não se rendeu. Batalhas como a de Iwo Jima mostraram o quão determinados os japoneses estavam, e caso os EUA tivessem que invadir (junto com a URSS, que já estava querendo uma fatia depois que a Alemanha caiu), muito mais japoneses iriam morrer. Falamos de vários milhões, já que batalhas longas em grandes centros urbanos matam muito mais que algumas centenas de milhares.
    Resp. Caro Rodrigo, não concordo contigo quando disse que as duas bombas foram lançadas por falta de opção. Alemanha e outros países já haviam cedido… Segundo narra alguns históricos, foi uma questão política a fim de mostrar poderio. Acha pouco a morte de milhares de civis?
    Sabe quantas vidas foram ceifadas entre crianças? -“As estimativas, do primeiro massacre por armas de destruição maciça, sobre uma população civil, apontam para um número total de mortos a variar entre 140 mil em Hiroshima e 80 mil em Nagasaki, sendo algumas estimativas consideravelmente mais elevadas quando são contabilizadas as mortes posteriores devido à exposição à radiação, A maioria dos mortos eram civis”.
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Bombardeamentos_de_Hiroshima_e_Nagasaki

    Outra coisa: Sabe quais foram os paises que mais levaram vantagens sobre a 2º Gerra M.?
    Até hoje a Alemanha é reprimida e se não estou engando, ela paga uma “multa” anual e sofre controle de tecnologia bélica!
    Creio não ser preciso responder quem levou grandes vantagens… Além do ouro, das pedras preciosas e obras de artes. Projetos(protótipos de tecnologias Alemã)“sumiram”, para que mais tarde viesse se colocadas em práticas. Uma delas é o Avião caça invisível aos radares.
    Assista o doc. “ Nazismo e os OVNIS” e entenderá o verdadeiro motivo.
    A própria bomba, suspeita que tenha sida espionada e apressada sua criação. Acho que esse mesmo doc. fala sobre isso.
    Em suma, não havia necessidade de lançar as duas poderosas bombas acima de inocentes!
    Espero que um dia o EUA e outros sejam julgados por crimes de guerra. E não só por essas… Há outros!
    Bin Laden foi um dos que EUA treinou e apadrinhou.

    Rodrigo continua :” Bombas nucleares são tão terríveis que, ironicamente, servem para promover a paz. Como disse Hermocrates, “Quando há medo mútuo, os homens pensam duas vezes antes de se agredirem”.
    Não estou dizendo que Little Boy e Fat Man foram atos bondosos, mas sim apenas mais uma coisa necessária pra vencer a guerra.

    Resp. Acredito que não havia necessidade para isso!
    Imagine que tenha um vizinho capaz de acabar com outro apenas por “um sopro”.Quem não teria medo dele?
    Há empresas bélicas que fornece armas para um país,a fim que o outro compre suas armas mais poderosas que vendidas anteriormente.
    Obrigando assim, sempre um e outro estarem preparados entre si… quando nenhuma parte estará confiante em relação ao outro.
    Ainda, existem países que já dominam o enriquecimento e não só para fins pacíficos!
    Bem. Não concordo com as ações praticadas pelo EUA.

    Abraço.

  • Jorginho:

    Em resposta ao Davidson Lima em 13.09.2010

    …]Estão apenas querendo descobrir a origem da matéria que Einstein formulou (MC²=E) e, isso significa que energia é massa ao inverso.[…]

    Jorginho, você está viajando demais na maionese.
    E, continua : “O objetivo de descobrir as menores partículas que existem me fascina pois, se o homem pode avistar galáxias a vários anos-luz, porque afinal é incapaz (ainda) de entender essas pequenas coisas que regem todas as leis físicas conhecidas? Hã? O LHC é um projeto desafiador e surpreendente, cujo objetivo, se concluído, alterará a visão de mundo que temos atualmente, como a autora do texto citou.
    Sou técnico em química e antes mesmo de entender o que é um átomo, tinha curiosidade em compreender a matéria ao meu redor; a própria luz.
    Espero obter essa resposta antes de 2100.

    Resp. Caro Davidson Lima, lamento pelo atraso…

    Mas, acredito ter recebido seu post por e-mail,hoje!

    Bem. De qualquer maneira,foi hoje que encontrei-o nessa presente data(29/3/11. Mas, Observando seu comentário final – “Espero obter essa resposta antes de 2100”.

    Até que não demorou muito! Você começa fazendo uma critica, quando diz que eu viajo na “marioneza”. Quando,eu , simples e “inocentemente” disse que “Energia é igual massa ao inverso”.

    Ao menos temos algo em comum: Somos curiosos! Temos uma certa igualdade em conhecer esse mistério tão antigo dos átomos e sua interação. Sempre tentei dimensioná-lo em termos de força eletrônica, atômica etc e tal. Considerei todas formas de partículas conhecidas e inclusive a intensidade peculiar irradiada em forma de quantum!

    Sempre admirei a luz considerando seu nível eletromagnético, desde seu mínimo ao máximo nível energético conhecido.

    Sempre admirei essas ondas… Prova disso, que dediquei e dedico aos estudos sobre antenas por mais de 20 anos desde a faixa de maior à menos comprimento de onda no espectro SHF. Claro que na maioria das vezes – estudos teóricos.
    Confesso que ainda sou um ignorante que caminha. Se deseja mesmo conhecer a fundo, dedique à propagação e efeito em determinados comprimentos de ondas em cada meio. Considerando os coeficientes de propagação,ângulos etc. Então, entre na dualidade e siga ao quântico atualizado!

    Dedique a polarização e seu efeito fotovoltaico entre outros fenômenos ópticos. Afinal, ela é dualidade Dependendo do meio submetido.

    Caro colega Davidson, quando eu disse, energia igual massa ao inverso; tenho alguns conceitos relativo a ela. Principalmente quando acelera “uma” das partículas, teoricamente à velocidade da luz. Algo até então impossível diante da teoria restrita de Einstein. Usei formulação relativamente simples.
    …Não precisando de um acelerador para chegar a esse consenso.

    No mais novo conceito sobre a matéria, nada contrariou minha simples teoria de massa = energia-inversa.
    Na verdade, não minha, mas do próprio Einstei, de forma simplificada.
    Como a teoria da relatividade é de difícil experimento…

    Aliás, esse experimento foi umas das tentativas com o LHC!
    Conseguiram provar? Não! Ao menos até o momento.

    Entenda que não me comparo nem aos pés de Einstein. Longe disso! Embora, ele mesmo disse ficar surpreso por não terem imaginado tal teoria, que ele mesmo impetrou… Dizendo que isso se deva por não pensarem como criança… Não tendo tempo para tal.
    Abraço.

  • Rodrigo Paim:

    Jorginho, compreender o que somos, de onde surgimos, como e porque o universo existe, como se formou, e descobrir as verdades das leis da física, todas essas respostas e mais algumas, é essencial para o ser humano entender e explorar o universo.

    Sobre a Bomba-A, esta teve efeitos altamente positivos:

    1º As bombas de Hiroshima e Nagasaki mataram pouco, para os padrões da Segunda Guerra, e aceleram de forma crucial a rendição do Japão. O Japão foi avisado diversas vezes, inclusive um dia antes da primeira bomba, e um dia antes da segunda ( houveram dias de diferença entre as 2 bombas ) e ignorando os avisos o governo Japonês não se rendeu. Batalhas como a de Iwo Jima mostraram o quão determinados os japoneses estavam, e caso os EUA tivessem que invadir ( junto com a URSS, que já estava querendo uma fatia depois que a Alemanha caiu ), muito mais japoneses iriam morrer. Falamos de vários milhões, já que batalhas longas em grandes centros urbanos matam muito mais que algumas centenas de milhares.

    2º O que impediria a URSS e os EUA de entrarem em conflito direto se não fosse a certeza de que isso causaria um holocausto nuclear ? Lembrando que um conflito longo entre EUA+Aliados e URSS faria a Segunda Guerra Mundial parecer bobagem.

    Bombas nucleares são tão terríveis que, ironicamente, servem para promover a paz. Como disse Hermocrates, “Quando há medo mútuo, os homens pensam duas vezes antes de se agredirem”.

    Não estou dizendo que Little Boy e Fat Man foram atos bondosos, mas sim apenas mais uma coisa necessária pra vencer a guerra.

  • cp:

    muito interessante, e importante esse artigo.
    lendo no original se percebe que essa “multiplicidade de Higgs” pode ser explicada pela “supersimetria”, teoria a qual, grosso modo, relaciona matéria com antimatéria.

  • Um outro Cara:

    A fé! que nega a ciência!
    é tão inutil quanto
    a ciência que nega a fé!

  • Davidson Lima:

    […]Estão apenas querendo descobrir a origem da matéria que Einstein formulou (MC²=E) e, isso significa que energia é massa ao inverso.[…]

    Jorginho, você está viajando demais na maionese.

    O objetivo de descobrir as menores partículas que existem me fascina pois, se o homem pode avistar galáxias a vários anos-luz, porque afinal é incapaz (ainda) de entender essas pequenas coisas que regem todas as leis físicas conhecidas? Hã? O LHC é um projeto desafiador e surpreendente, cujo objetivo, se concluído, alterará a visão de mundo que temos atualmente, como a autora do texto citou.

    Sou técnico em química e antes mesmo de entender o que é um átomo, tinha curiosidade em compreender a matéria ao meu redor; a própria luz.
    Espero obter essa resposta antes de 2100.

    T+

  • Jorginho:

    Bem, não questiono a ciência necessária… Mas sim, gastos de bilhões cujo princípio não passa de curiosidades e riscos.
    Sei que é natural o homem especular…
    Não sou contra a ciência sensata.
    Sou contra sim a ciência da arrogância e da estupidez!
    Estão apenas querendo descobrir a origem da matéria que Einstein formulou (MC²=E) e, isso significa que energia é massa ao inverso.
    Podem surgir partículas desconhecidas ou simplesmente essas se transformar na ‘’pura energia’’, nem mesmo deixando vestígios.
    Onde querem chegar?
    Ignoram os riscos, dizendo que não há probabilidade desses experimentos criar reações descontroláveis… Como foi o caso da bomba A. ’’Que custa fazer uns testes, a fim de ver que sucede… Uma vez que a máquina já está pronta?’’
    Há uma frase que diz: “Quando acho que tenho todas repostas, vem a natureza e muda todas perguntas!’’

    Será que eles não conhecem a força da natureza e que poderá surgir desse desequilíbrio?
    Estão preparados caso aconteça algo inesperado… Como alguns outros acreditam acontecer… se elevar os níveis de energia( eV)?
    Chorar e lamentar não fará diferença, depois do ‘’leite derramado’’!

    Aplaudo os cientistas que criam ações para o bem estar da humanidade e preservação do meio que vivemos.
    Cientistas como esses do LHC, são obcecados e não medem sacrifícios quando se trata de alimentar seus próprios egos.
    Pronta a bomba-A, alguns (entre cientistas e políticos) tiveram a ousadia de ser pior que seus inimigos nazistas. Pois simplesmente lançaram-nas em cima de inocentes!
    O mundo não precisa desse dementes!

    Thiago, com todo respeito. Você deve ser daqueles que vivem de tecnologia, dorme com ela e faz outras coisas com ela… Deve ser daqueles que, quando certas empresas lançam alguns produtos para ‘’homens-macacos’’; você deve ser o primeiro da fila (dorme na porta da loja), só pelo prazer de adquirir um produto-de-ponta e mostra para seus colegas… que incluso, não sabe 10% de suas inutilidades!

    Sou daqueles que faço da tecnologia uso utilitário e passando disso é lixo tecnológico que serve para os bacanais, manés e trouxas!

    A humanidade busca algo que nos faça ganhar tempo e, em nenhum momento da história a humanidade tem vivido sem tempo como nos tempos atuais.
    Vivemos em um mundo de competições e egoísmo… Pessoas morrem por falta de alimentação, enquanto outros desperdiçam.
    Vivemos em um mundo de guerras porque já não existe amor devido o egocentrismo… O prazer simples de viver já não faz parte da humanidade.

    Aprendemos a ser frios como as máquinas que fabricamos e muitos nem mesmo conhecem a fundo seus pais, devido já não fazer parte daquilo chamavam de uma família.

    Talvez esses cientistas estejam certos em arriscar… Pois, quem sabe encontrarão uma resposta prática para que ‘’fim merecemos ‘’.
    A humanidade esqueceu que são muito mais que matéria, muito mais que poeiras de estrelas!
    Somos também alma e espírito e quem sabe, definitivamente, com tudo isso venhamos retornar à nossa origem de sermos apenas um pontinho nesse planeta e menos que nada, diante desse Universo!

    Onde pretendem chegar? Até onde pretendem evoluir?
    Esse tipo de evolução não satisfaz a objetividade humana.

    Ao caríssimo ‘’Um cara qualquer’’: Sair dessa civilização é demonstrar fraquezas e não pretendo esquecer meus ideais. Pois sou daqueles que defendem bons propósitos, principalmente quando se trata de bem geral.

    At.

  • Um cara qualquer:

    Jorginho…
    Não se trata de questionar Deus ou outra coisa…
    No fim o que eles querem é entender melhor como tudo funciona.
    Sinto muito, mas se você recusa a tenologia então vá virar um “Amish”(caso não saiba é um grupo religioso cristão que vive sem tecnologia moderna, apenas a tecnologia de 1600!) ou relamente more em uma caverna, sem tecnologia alguma!Apenas com tecnicas!
    A religião não deve atacar a ciencia!Afinal a fé, como o proprio nome sugere, é algo que vem da crensa de cada um e não importa o que aconteça se a crensa for forte ela não vaise desligar de Deus!
    Não sou ateu nem um cara religioso, apenas procuro entender os dois lados da historia, algo que voc~e deveria fazer tambem.
    (OBS: Isso não é um ataque, ams sim um conselho.Se quiser ignorar tudo o que leu acima, então não perca tempo entrando em um site desse tipo, vá fazer algo de util que tenha haver com a sua fé.)

  • thiago:

    Jorginho,

    ta reclamando do que rapaz ?

    o que ganhamos com esse experimento ?

    RESUMINDO… vá viver numa caverna então!

    afinal qualquer avanço da ciência/tecnologia é coisa do diabo mesmo..

  • AnonimousXRY:

    Jorginho, voce é tão fundamentalista quando bin laden.

  • Jorginho:

    Depois do dinamite e a perda do seu irmão por experiemento,Nobel criou uma fundação…
    Morreu de hemorragia cerebral, na sua casa…
    No seu testamento havia a indicação para a criação de uma fundação que premiasse anualmente as pessoas que mais tivessem contribuído para o desenvolvimento da Humanidade.
    Depois disso criaram a bomba atômica e viram seu poder destrutivo… Criaram LHC em busca do segredo atômico e certamente ganharão o prêmio NOBEL …
    Espero que eu esteja errado, mas acredito que ganharão o prêmio direto de Lúcifer bem no centro do inferno!

    Que ganhamos com esses experiemento?
    Nada! Que diferença fará se viemos das estrelas ou de qualquer coisa?
    Que diferença fará se viemos de Marte ou do centro do Sol?

    Vou mandar o Bin Laden fazer-lhes uma visita!
    Tenho certeza que os danos será menor que esses dementes estão criando.
    Deveria criar uma organização para cancelar esses experiementos inútil e arriscado!
    Senão,que suas almas queime no inferno!
    Tenho certeza que haverá alguns que discordará de minha opinião e promento que não farei ou responderei nenhum ataque. Não estou afim de perder tempo com esses.

  • Anticristo:

    Correção da correção: BósoN de Higgs.

  • haliel:

    só corrigindo uma coisinha: a gravidade é uma das 4 forças elementais da natureza: força eletromagnética, força nuclear fraca, força nuclear forte e gravidade.

    e a “matéria” é resultado da atuação dessas forças.

  • Lucindo:

    subimos mais um degrau da ciencia! é possivel que existam muito mais particulas divinas, no final descobriremos que achar o principio de tudo é tao mais complexo do que achar uma unica particula, que no fim nem eh tao divina assim….

  • Diego Willrich:

    Correção: bósom DE Higgs

  • Willian:

    Colidindo estas cinco partículas surgiram mais dez partículas e colidindo essas 10 partículas surgiram mais 20 partículas.
    Existe um infinito, tanto para o externo quanro para o interno.

Deixe seu comentário!