As 10 cachoeiras mais diferentes do mundo

Por , em 17.05.2016

Nesta lista não estão as cachoeiras mais altas, mais largas ou com maior volume do mundo. Aqui não tem Cataratas do Iguaçu, Cataratas de Vitória ou Cataratas do Niágara. Estão reunidas nesta lista as 10 cachoeiras mais únicas do mundo, as que parecerem ser feitas de fogo, de sangue e até a cachoeira que corre horizontalmente. Confira:

10. Rabo de cavalo (Parque Yosemite, Califórnia)

cachoeiras bizarras rabo de cavalo California
Esta cachoeira se forma apenas no inverno e primavera na montanha El Capitan, no parque Yosemite (Califórnia). Ela é gigantesca e se divide em duas quedas: a primeira é de 478 metros, e a segunda, de 152 m.

Nas duas últimas semanas de fevereiro ela se transforma em uma “cachoeira de fogo”. Isso acontece porque o ângulo de incidência solar no final da tarde a atinge com perfeição. Os raios alaranjados se refletem na água, dando o efeito de que aquilo na verdade é lava. O espetáculo é curtíssimo, mas emocionante.

9. A cachoeira de névoa (Islândia)

as 10 cachoeiras mais bizarras cachoeira islandia
Esta cascata de névoa descendo um penhasco na Islândia foi registrada em câmera em 2015 por Kjartan Gunnsteinsson. O vídeo mostra a névoa descendo a colina para se precipitar no fiorde abaixo.

Esse acontecimento raro foi causado pela inversão de temperatura, quando o ar quente encobre uma camada de ar frio e o aprisiona.

8. Cachoeira horizontal (Austrália)

10 cachoeiras bizarras horizontal
Existem apenas duas cachoeiras horizontais no mundo, e as duas estão na região Kimberley do oeste da Austrália. Para a água fluir com velocidade de um ponto ao outro, normalmente é necessária uma diferença na altura entre esses pontos. Neste caso, ela vem com a maré.

Claro que esta não é uma maré qualquer. Quando a água é empurrada para dentro de uma garganta formada por dois paredões de pedra, o nível da água aumenta em até 5 metros. O sentido que a água percorre se alterna conforme a maré sobe ou desce.

7. Cachoeira Bigar (Romênia)

as 10 cachoeiras mais bizarras romenia
Apesar de não ter tamanho ou volume de água impressionantes, o que dá destaque a esta cacheira é seu formato e sua localização. Ela fica no paralelo 45, exatamente no meio do caminho entre o Equador e o Polo Norte. A água escorre delicadamente sobre musgo antes de cair no rio abaixo, formando um tipo de guarda-chuva.

6. Cachoeira Cameron (Canadá)

10 cachoeiras bizarras cachoeira rosa
Se você visitar no mês de junho o parque Waterton Lakes na província canadense de Alberta, você pode presenciar um fenômeno raro. A cachoeira Cameron fica com a água rosada por causa da chuva torrencial que atinge a região na primavera.

Essas tempestades levantam do fundo do rio um sedimento chamado argilite. Quando a luz reflete nesse mineral, ela faz com que a água pareça rosa.

5. Cachoeira de sangue (Antártica)

10 cachoeiras bizarras cachoeira de sangue
Ela poderia ter saído diretamente de uma história de Stephen King, mas não é tão ruim quanto parece inicialmente. A cachoeira de sangue fica no vale de McMurdo, e tem cinco andares de altura. A água escorre da geleira de Taylor para o lago Bonney.

Obviamente não é sangue de verdade que escorre pela geleira. O que dá esta terrível cor avermelhada ao gelo é – acredite! – ferrugem. Este parece o local mais improvável para encontrar ferrugem, mas o que acontece é que ali existe um lago subterrâneo de dois milhões de anos muito rico em ferro.

Ele se formou de maneira peculiar: quando as geleiras acima do lago começaram a congelar, a água abaixo se tornou bastante salgada. Atualmente, a concentração de sal neste lago é três vezes maior que a da água do mar. Isso significa que ela é muito salgada para congelar. A água fica presa embaixo de 400 m de gelo, sem contato com oxigênio. Quando a água se infiltra pela fissura da geleira e entra em contato com o ar, o ferro sofre oxidação, manchando o gelo.

4. Cachoeira embaixo do mar (República de Maurício)

10 cachoeiras bizarras ilhas mauricio
Esta tecnicamente não é uma cachoeira, já que está embaixo d’água. Mas esta ilusão de ótica é incrível. Conforme a areia abaixa de uma plataforma para outra muito mais funda, temos este efeito de que a água está sendo sugada para o fundo do oceano. Ali parece ser um local muito assustador para nadar ou praticar mergulho.

3. Pamukkale (Turquia)

10 cachoeiras mais bizarras Pamukkala turquia
Pamukkale significa “castelo de algodão” em turco, e é o nome perfeito para esses terraços formados por travertino, uma rocha calcária. Esta estrutura natural tem 160 m de altura e 600 m de largura.

Este belíssimo local é usado para banhos há séculos. Gregos antigos e romanos descobriram as propriedades curativas da água quente encontrada ali, e até hoje milhares de pessoas são atraídas a região em busca do conforto terapêutico dessas piscinas termais.

2. Cachoeira Chaleira do Diabo (Minnesota)

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

A Chaleira do Diabo é uma verdadeira anomalia geológica. Esta cachoeira singular fica no estado americano de Minnesota, e se divide em dois fluxos diferentes no meio da queda. Até aí tudo bem. O curioso é que enquanto metade da água continua normalmente para o rio, a outra metade desaparece em um buraco.

Mais interessante ainda é o fato de que ninguém sabe ainda para onde esta água vai. Pesquisadores já jogaram neste buraco objetos como bolinhas de ping pong coloridas e até marcadores com corante (como este utilizado em um protesto em rios da França). Mas nunca os encontraram novamente. Tudo indica que esta água não volta mais à superfície.

1. Cachoeira Ruby (Tennessee)

10 cachoeiras bizarras cachoeira Ruby
Esta é a caverna de calcário mais profunda dos EUA, e atualmente a cachoeira subterrânea mais visitada do país, com mais de 400 mil pessoas por ano.

A cascata de 44m recebeu este nome em homenagem à Ruby Lambert, esposa de quem a encontrou. Ela contém altos níveis de magnésio, o que significa que se você beber muito dessa água, vai acabar passando muitas horas na latrina.[Oddee]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 5,00 de 5)

4 comentários

  • Eryka Marillya:

    Alguém por favor jogue uma câmera com internet nesse buraco da Cachoeira Chaleira do Diabo

    • Cesar Grossmann:

      Até que distância você acha que a câmera vai transmitir?

    • Rodrigo Gurdos:

      Com um cabo? Muitas dezenas de quilômetros certamente!

    • Cesar Grossmann:

      Possivelmente. Até o cabo romper, prender, ou acontecer outra coisa…

Deixe seu comentário!