Refrigerantes e câncer, Einstein canalha, Nasa e motores de dobra… As 10 melhores matérias da semana
Reveja os artigos mais curtidos ou com assuntos mais importantes abordados na semana de 26/11/12:
Todo mundo sabe que refrigerante faz mal, e agora você tem mais um motivo para trocar essas bebidas açucaradas por um suco natural: um novo estudo sueco sugere que homens que tomam um refrigerante por dia (330 ml, pouco menos do que uma lata) podem aumentar em 40% o risco de desenvolver formas graves de câncer de próstata.
O físico Harold White e sua equipe na NASA estão trabalhando no desenvolvimento de um motor de dobra capaz de viajar mais rápido do que a luz. O mecanismo tira proveito de um “truque cosmológico” que permite a expansão e contração do espaço-tempo, e poderia permitir viagens hiper-rápidas entre destinos interestelares (dentro da lei da física, seríamos capazes de chegar a um destino que antes levaria 19.000 anos em duas semanas).
Suplementos destinados a fortalecer a inteligência não fazem milagre, mas podem ter efeitos notáveis (se forem usados corretamente): aumento da capacidade de concentração, memória, processamento de informação visual e de atenção estão entre os vários benefícios que esses suplementos podem trazer.
Se você já acorda com sono, saiba que algo pode estar realmente errado com você. Embora a maioria das pessoas só se sinta sonolenta porque foi para uma festa um dia antes de ter que trabalhar ou estudar, uma porção delas tem uma doença rara conhecida como hipersonia.
Albert Einstein é conhecido por muitas coisas, mas seu casamento com Mileva Marić não é uma delas. Ainda bem. Quando o relacionamento começou a desmoronar, Einstein propôs que o casal permanecesse junto apenas para o bem de seus filhos – mas deu a Mileva uma lista de condições absurdas que ela deveria obedecer para tanto.
Segundo um novo estudo da King’s College London (Reino Unido), fumar “apodrece” o cérebro, danificando seus centros de aprendizagem, memória e raciocínio. A conclusão é de que fumar faz mal não só para a saúde física, mas para a saúde mental também.
A Terra fica na Via Láctea, que é obviamente uma galáxia enorme: tem cerca de 100.000 anos-luz de diâmetro (um ano-luz equivale a aproximadamente 10 trilhões de quilômetros). Ainda assim, tal tamanho é “fichinha” perto de IC 1101, uma enorme galáxia lenticular que reside no centro do aglomerado de galáxias Abell 2029 e tem nada mais, nada menos que cerca de 5,5 milhões de anos-luz de diâmetro.
Eben Alexander III sempre acreditou que os relatos de pessoas que quase morreram e “viram uma luz” ou algo parecido podiam ser explicados pela neurociência… até o dia em que passou por uma experiência similar e, mesmo com todo o seu conhecimento, sentiu que a ciência seria incapaz de explicar o que viu.
A ideia de que o tempo é uma linha ligando o passado, o presente e o futuro traz um questionamento: seria o tempo uma “direção” – para frente? Ou uma maneira de medir processos? Será que nossa percepção do tempo como passado, presente e futuro pode ser apenas uma ilusão criada por nossa mente em uma tentativa de entender o mundo em transformação que nos cerca?
Novas observações feitas pela sonda Messenger, da NASA, fornecem evidências convincentes para a antiga hipótese de que há água congelada abundante, além de outros materiais voláteis congelados, nas regiões polares permanentemente sombreadas de Mercúrio – ironicamente, o planeta que orbita mais próximo ao sol.
Confira mais algumas matérias populares da semana, como “Quer ser mais criativo? Aperte uma bolinha com sua mão esquerda”, “O aquecimento global é apenas um mito?”, “O universo e seu cérebro crescem da mesma maneira” e “A linha do tempo do universo”.