Astrônomos Avistam um Disco Orbitando uma Estrela em Outra Galáxia Pela Primeira Vez na História

Por , em 4.12.2023
A localização e orientação dos jatos e do disco identificados em HH 1177. (ESO/ALMA (ESO/NAOJ/NRAO)/A. McLeod et al.)

Pesquisadores astronômicos identificaram sinais de um anel extenso de poeira e gás orbitando em torno de uma estrela distante. Este fenômeno representa um estágio comum no ciclo de vida de uma estrela e dos corpos celestes que a circundam. No entanto, o que torna esta descoberta notável é que ela representa a primeira vez que tal fenômeno foi observado em uma estrela situada em uma galáxia diferente da nossa.

Essa estrutura foi detectada na Grande Nuvem de Magalhães, uma galáxia anã localizada a cerca de 179.000 anos-luz da Via Láctea. Apesar de muitos acreditarem que o processo de formação estelar é uniforme em todo o universo, esta é a primeira ocasião em que tal processo foi testemunhado em uma galáxia que não a nossa.

A astrônoma Anna McLeod, da Universidade de Durham, no Reino Unido, compartilhou sua surpresa ao identificar evidências de uma estrutura rotativa nos dados da ALMA, destacando-a como a primeira observação de um disco de acreção extragaláctico.

É sabido que os discos são fundamentais para a formação de estrelas e planetas em nossa galáxia, e agora temos provas concretas de que isso também ocorre em outras galáxias.

Estrelas nascem de aglomerados densos encontrados em nuvens de gás molecular e poeira no espaço interestelar. Quando esses aglomerados atingem uma densidade crítica, eles colapsam sob a força da gravidade. Enquanto giram, atraem mais material do entorno, formando um disco em torno do equador estelar que desce sobre a estrela de maneira regulada.

Após a formação da estrela, o material remanescente do disco se agrupa para formar outros elementos de um sistema planetário, como planetas, asteroides, cometas e poeira. Isso explica por que os planetas do nosso Sistema Solar orbitam o Sol em um plano quase plano.

O Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), um telescópio rádio avançado, já capturou imagens de vários desses discos na Via Láctea, em diferentes estágios de desenvolvimento.

A busca por um disco estelar extragaláctico começou quando o instrumento Multi Unit Spectroscopic Explorer (MUSE), no Very Large Telescope, revelou sinais de um jato em um sistema denominado HH 1177, um indicativo de formação estelar. Parte do material orbitando a estrela em formação é expelida para o espaço como um poderoso jato.

A equipe, incluindo McLeod, usou o ALMA para detectar sinais de rotação, observáveis através das mudanças nas ondas de luz conforme se movem em nossa direção ou se afastam.

Jonathan Henshaw, da Liverpool John Moores University no Reino Unido, explica que isso se deve à alteração na frequência da luz, dependendo da velocidade do gás que emite a luz em direção ou afastando-se de nós, semelhante à mudança de tom da sirene de uma ambulância ao passar.

Os dados do ALMA confirmaram esta rotação. A estrela, ainda jovem e massiva, continua a se alimentar do disco ao seu redor. Embora isso seja comum, o disco HH 1177 é único, pois pode ser observado em comprimentos de onda ópticos, ao contrário dos discos protostelares encontrados na Via Láctea. Esta visibilidade é atribuída aos níveis mais baixos de poeira na Grande Nuvem de Magalhães, permitindo que a estrela HH 1177 seja menos obscurecida do que as estrelas jovens e massivas da Via Láctea.

Este achado é significativo para entender a formação de estrelas em ambientes variados e as limitações ambientais na formação de estrelas.

McLeod destaca o entusiasmo no campo devido aos rápidos avanços na tecnologia astronômica, permitindo o estudo da formação de estrelas em galáxias distantes. [Science Alert]