Batata transgênica tem níveis maiores de proteínas e aminoácidos

Por , em 22.09.2010

Pesquisadores indianos desenvolveram uma batata geneticamente modificada com até 60% mais proteína e níveis aumentados de aminoácidos. Os cientistas acreditam que o produto encontre boa aceitação porque a batata foi feita a partir um gene de semente de amaranto, uma planta comestível.

O amaranto é uma planta alta e larga que produz sementes minúsculas. Foi um dos principais alimentos dos astecas e de culturas americanas anteriores, e começou a ser cultivado como colheita de grãos nos Estados Unidos no final de 1970.

Um dos genes do amaranto, albumina 1, é considerado importante porque confere à planta e às suas sementes altos níveis de proteína e altas concentrações de vários aminoácidos essenciais.

Os pesquisadores inseriram o gene de amaranto em sete tipos de batatas e esperaram as plantas transgênicas crescerem mais de dois anos. Eles descobriram que as batatas transgênicas contêm entre 35 e 60% mais proteína do que as não modificadas, e contêm níveis elevados de aminoácidos, nomeadamente tirosina, lisina e enxofre, que são normalmente limitados nas batatas.

Segundo os pesquisadores, a batata constitui uma parte importante da dieta de muitas pessoas nos países desenvolvidos, assim como nos países em desenvolvimento – mais de um bilhão de pessoas no mundo consomem batatas diariamente. Por isso, é evidente que a planta transgênica pode agregar valor aos produtos à base de batata com mais benefícios para a saúde humana.

As batatas transgênicas já serviram de alimento a ratos e coelhos, e os cientistas não observaram nenhuma consequência adversa. [Reuters]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • Felipe:

    Essa foi a intenção dos transgênicos , acabar com a fome e se possível um alimento dando o maior número de minerais e nutrientes possíveis!! Contudo a ganância fez com que se usassem essa grande invenção em algo para benenfíciar um grupo A ou B , semelhante a criação do Avião que foi feito para fins pacíficos , porém ,paradoxalmente , matou tantas pessoas na guerra para favorecer Entende ou Aliança!

Deixe seu comentário!