O bizarro inseto mais brilhante do mundo: vídeo

Por , em 27.12.2013

É fabuloso encontrar animais inesperados mesmo vivendo na cidade. As crianças da vizinhança ficaram assustadas quando viram este “bicho de olhos brilhantes” por aqui.

Não é um vaga-lume e não pisca como eles, trata-se do Pyrophorus noctilucus, conhecido popularmente como Besouro de Fogo ou Cucujo. É o inseto com maior bioluminescência exibindo até 45 millilamberts.

Ele é uma espécie de besouro click, pois é capaz de fazer fortes estalos dobrando os segmentos do seu corpo, o que o atira a distâncias significativas como outros membros da família Elateridae.

Ele parece exibir luz contínua e brilha muito mais forte quando está estressado; sempre que o tocamos, ou quando cai de alguma altura. O animal também possui uma pequena área brilhante no abdômen. Parece ser um eficaz comportamento de defesa que pode confundir seus predadores (incluindo crianças humanas). Outro comportamento é o torpor que você o vê exibindo nestas imagens. Ele está imóvel e se for espremido levemente entre os dedos dá seus estalos convulsivos, além de brilhar forte. Após poucos minutos ele volta a se movimentar.

Obrigado ao Diego Willrich por ter me apresentado este estranho bicho. [The Firefly Forest, Wikipedia]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

16 comentários

  • Aquiles Sarmento:

    Ah, o do video está quase morrendo e muito fraco, ele não fica paradinho assim… é um besouro bem ativo quando tocado.

  • Aquiles Sarmento:

    Não tem nada de bizarro nele, ué. Era bem comum na minha cidade até que caiu muito sua quantidade, aqui chamamos de vaga-lume mesmo.

  • Teresa Vasconcellos:

    Eu conheci como Pirilampo.

  • Diego Willrich:

    De nada, Marcelo! 😉

  • maria teresa pin:

    Apareceu um na minha cozinha agorinha…. achei que era vagalume, mas a luz não está na traseira, aí lembrei da matéria que tinha acabado de ler ontem aqui no site…. adorei1!!!! mas tá um baile pra tirar ele daqui de dentro de casa…. srrsrsrs

  • Fabricio Araujo:

    Galera esse inseto e incrível mas uma lagarta que meu tio me presenteou era 10 vezes mais brilhante

    • Henrique Telles Dos Santos:

      essa lagarta talveis seja a larva de um vaga-lume = Lampyridae,eles usam a bioluminescensia para atrair os sililis(cupins alados)

  • Matheus Marques:

    minha irmã achou um desse na casa dela!

  • Jhonata Ferreira:

    kkkkkk Achei engraçado ter no texto entre parenteses “(incluindo crianças humanas)” kkkkk outro tipo de criança nao humana seria bizarro creio eu. Mas em relaçao ao inseto, eles sao mais comuns do que voces pensam, na minha cidade voce pega eles em pleno voo e na luz do dia.

  • Falcone Big:

    Eu já peguei um desses quando era criança (por volta dos 9 anos) e coloquei num vidro de maionese achando que era um vagalume, tampei e furei, foi quando esse bicho começou a dar seus estalos batendo no vidro…

    Depois da barulheira pergunta se eu, ou qualquer um dos meus amigos teve coragem de ir lá soltar ele… rssss

  • Damiao Jastzombek:

    A qui no interior na época de natal vem aos montes;Uns s@o chamados de pisca-pisca de pobre!

  • wendell douglas:

    Eu acho que é esse mesmo que quando vc pega , ele dá uns saltos, estalos pra conseguir se livrar da gente.

  • Cellie U.:

    Eu tinha visto um desses bichos faz alguns anos na minha casa, fiz buscas pela internet e perguntei para os meus amigos e ninguém conhecia… o máximo em que cheguei foi a um vídeo no Youtube que o autor também não sabia o que era.

    Curioso eu ter encontrado a resposta quando já até tinha esquecido dela aqui no Hypescience! huahuahuahua

  • vaschmitt:

    onde eu moro está cheio desses e brilham mais que esse que já está fraco.

  • Luis Carlos:

    Muito legal, pois eu achei um desse em meu serviço, e não sabia o que era, muita gente falou que era vaga-lume mais eu disse que não era, ai com medo do bicho meus colegas jogaram ele longe.

  • Michel Kanemaru:

    A Bioluminescência dele também é pela Luciferina? 🙂

Deixe seu comentário!