Células-tronco substituem células mortas no cérebro

Por , em 12.03.2009

Um intrigante novo estudo reitera a promessa de que células-tronco podem curar muitas doenças diferentes. Células-tronco, no corpo humano, podem ser transformadas em diversos tipos de células diferentes, dependendo dos agentes biológicos aos quais elas foram expostas. Inicialmente, células-tronco foram assunto de muitos debates, pelo fato delas terem sido obtidas de fetos, mas agora cientistas estão começando a produzi-las em laboratório, transformando células normais em células-tronco.

No estudo recente, uma equipe liderada pelo Dr. Mike Modo, do Instituto de Psiquiatria do King’s College de Londres, experimentou implantar células-tronco em ratos afetados por derrames. Derrames, causados por obstruções em vasos sanguíneos cerebrais, causam a morte dos neurônios. Estudos anteriores tentaram implantar as células-tronco, para que estas se transformassem em novos neurônios. Entretanto, não houve grande sucesso.

O novo estudo, porém, mostra como este crescimento é possível: as células apenas precisam de uma “armação” para crescer. Em estudos passados, as células migraram para outras áreas do cérebro, as tornando basicamente inúteis para resolver o problema. No novo estudo, os pesquisadores implantaram as células junto a uma estrutura feita de um polímero biodegradável chamado PLGA, dentro da região afetada. O resultado foi o crescimento, com sucesso, de novos neurônios na região afetada em apenas 7 dias. A técnica tem alta possibilidade de ser viável em humanos.

Segundo Dr. Modo, “Nós esperaríamos ver melhoras mais substanciais depois de um derrame, se pudéssemos substituir totalmente o tecido cerebral perdido. E é isso o que estamos podendo fazer com nossa técnica”.

“Nesse processo, podemos injetar as partículas de PLGA com as células através de uma agulha muito fina, adotando a forma da cavidade, que durante o processo será preenchida pelas células, que fazem conexões com outras células, ajudando a estabelecer o novo tecido”, continua o Dr. Modo.

As regiões com tecidos danificados são detectadas através de ressonância magnética – e o desenvolvimento do novo tecido é acompanhado da mesma forma.

O próximo passo dos pesquisadores será permear as novas células com VEGF (fator de crescimento endotelial vascular), que ajuda a criar novos vasos para irrigar o tecido. Isso ajuda a trazer corrente sanguínea para a nova região, a mantendo viva.

O professor Douglas Kell, chefe-executivo do Conselho de Pesquisa em Biotecnologia e Ciências Biológicas (BBSRC), que fundou o projeto, afirma: “Derrame é uma das maiores causas de invalidez em países industrializados. A tecnologia para tratar derrames através do reparo dos danos cerebrais está chegando cada vez mais perto de nossas clínicas. Esta pesquisa será certamente um fundamento para tratameno ainda melhores no futuro”. [Daily Tech, Science Daily]

• NEUZA MARIA Ribeiro:

Olá gostaria de saber do plumão com efizema tem como fazer com celulas tronco ??? .
    Aguardo .
    NEUZA MARIA

• Graciana Aparecida dos Santos:

A minha sobrinha tem sindrome,foi detectado que o cerebro dela tem uma mancha.As celulas troncos curaria essa mancha?Ela ja tem 11 anos.

• regiane:

GOSTARIA DE SABER SE EXISTE ALGUM CIENTISTA FAZENDO PESQUISAS COM CELULAS TRONCO PARA CEREBRO HUMANO LESADO SE EXISTE ALGUM CIENTISTA DE ALGUMA UNIVERSIDADE EU GOSTARIA DE ME CANDIDATAR NEM SE FOSSE PARA SER COMO COBAIA E SE NÃO POSSIVEL GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA DESCOBRIR O ENDERÇO.
    POS MINHA FILHA PASSOU DA HORA DE NASCER POR NIGLIGENCIA MÉDICA E ACABOU AFETANDO O CEREBRO DA MENINA HOJE ELA TEM 15 ANOS E ESTUDA NA APAE,GOSTARIA DE SABER QUE EXISTE UMA SOLUÇÃO POIS JA PASSEI ELA COM VÁRIOS NEUROLOGSTAS QUE NÃO OBTEVE RESULTADO.

• camila boaventura barauna:

adeori esta pesquisa

• brenda:

• gabriel:

voces nao entendem, isso pode afetar o cerebro e reanimar uma pessoa, mas e se nao deer certo e se faltar o cortex cerebral?: nacera um zumbi, nao aqueles dos filmes mas um pedasso de carne ambulate andando, que nao faz nada! nada e apodrecera, mas minha pergunta é: e se apessoa, sem o cortex cerebral, pegar raiva? ai sim sera um zumbi que quer te comer, uma pragae eu tenho como provar, pois as celulas tronco perdem os sentidos e podem fazer o tal pedasso de carne… virar um zumbi

… quemavizaamigo é

• Claudia Laudino:

Ola gostaria de saber mais sobre celulas tronco usadas em falta de oxigenio no cerebro em crianças ;Gostaria de sber quando as pesquisas acima citadas chegam no Brasil e onde ?

• regiane:

GOSTARIA DE SABER SE JA FOI FEITA ALGUMA PESQUISA COM CELULAS TRONCO EM CEREBRO HUMANO LESADO QUE DERAM RESULTADO?
      SE FORAM FEITOS COMO EU FAÇO PARA SABER O ENDERÇO.

• aline moreira bernardo:

ola gostaria de saber quando essa técnica vai ser desenvolvida aqui no brasil e em qual estado?