Cereais integrais diminuem os pneuzinhos

Por , em 25.10.2010

Se você quer perder a gordurinha localizada no abdômen e nenhum abdominal do mundo consegue ajudá-lo, um novo estudo pode ter uma solução. Segundo a pesquisa, comer grãos integrais ao invés de grãos refinados pode ajudar a queimar esses pneuzinhos.

Para efeito de comparação, uma fatia de pão integral ou meia xícara de farinha de aveia constitui uma porção de cereais integrais, e uma fatia de pão branco ou meia xícara de arroz branco representa uma porção de cereais refinados.

O estudo envolveu 2.834 homens e mulheres, entre 32 e 83 anos. Os participantes preencheram um questionário sobre sua dieta e foram submetidos a exames para determinar suas distribuições de gordura. Os pesquisadores mediram a quantidade de gordura em torno da barriga, chamada de gordura visceral, e a gordura encontrada em outras partes do corpo sob a pele, conhecida como gordura subcutânea.

A gordura visceral é considerada pior do que a gordura subcutânea. Pesquisas anteriores relacionaram a gordura da barriga com o desenvolvimento da síndrome metabólica, um conjunto de sintomas que incluem hipertensão, níveis de mau colesterol e resistência à insulina, e que podem evoluir para doença cardiovascular ou diabetes tipo 2.

As conclusões da pesquisa indicam que adultos que comem três ou mais porções de grãos integrais por dia, e limitam a ingestão de cereais refinados a menos de uma dose por dia, têm 10% menos gordura na barriga do que aqueles que não seguem esta dieta.

Os resultados se mantiveram iguais mesmo após os pesquisadores considerarem outros fatores que poderiam influenciar a conclusão, tais como tabagismo, ingestão de álcool, ingestão de frutas e vegetais, percentual de calorias provenientes de gordura e atividade física.

No entanto, comer bastante grãos integrais não surte os mesmos benefícios em pessoas que também consumem uma grande quantidade de grãos refinados. Aqueles que consumiam mais de quatro porções de grãos refinados por dia não apresentaram melhora em seus volumes de gordura visceral, mesmo que também consumissem cereais integrais.

O que o estudo mostra é que é importante fazer substituições na dieta, ao invés de simplesmente adicionar alimentos de grãos integrais. Por exemplo, escolher cozinhar arroz integral ao invés de branco, ou fazer um sanduíche com pão integral, em vez de pão branco.

Ainda assim, os pesquisadores alertam que esse é o único estudo que mostra a associação dos cereais integrais com o emagrecimento, e que pesquisas futuras mais diversificadas e abrangentes são necessárias para confirmar as descobertas. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

  • mery:

    Isso eu já sabia basta fazer substituições de alimentos gordurosos e vc consegue diminuir seus pneuzihos indesejáveis.

  • luciana:

    Cereais integrais consomem mais energia para ser digeridos e demoram mais para fazer a digestão. Acho que esse é um dos motivos do emagrecimento.

  • Felipe:

    Muito interessante!

Deixe seu comentário!