Veja a maior imagem feita da nossa galáxia

Por , em 25.10.2012

À primeira vista, parece apenas “mais uma” foto da Via Láctea, mas não se engane: é o maior “catálogo” de estrelas já produzido do centro da nossa galáxia. Para criar a gigantesca imagem, astrônomos do Observatório Paranal (Chile) combinaram milhares de imagens infravermelhas. A montagem original tem 9 gigapixels e pode ser vista aqui.

O novo “catálogo” tem dez vezes mais estrelas do que os anteriores e deve ajudar pesquisadores a estudar a aglomeração de estrelas no coração da galáxia: ao analisar a cor e o brilho de cada uma, por exemplo, é possível descobrir que tipo de estrelas elas são – e quantas delas aparecem no “coração” da Via Láctea.

A equipe do Observatório já encontrou um grande número de estrelas anãs vermelhas, que podem indicar uma boa região para se procurar planetas que estão fora do nosso sistema solar (exoplanetas).[Gizmodo]

• Joel Fernandes Frederico:

É maravilhoso contemplar as obras do Ser Eterno Criador!

• Felipeh Andrade:

muito boum ……deus é maravilhoso

• Rodrigo Piedade:

Olha não querendo ser estraga prazeres mas olhando assim parece uma estrada asfaltada com rachaduras e com a pintura central gasta

• Rudolf William Hamer:

Na foto do “catálogo” visualmente se perceber uma concentração de galaxias (material sólido) imitando os anéis de Saturno, linearmente e no centro da foto.
    O que pode indicar que o que se conseguiu agrupar até agora poderá ser apenas mais um pequeno pedaço, talvez até mesmo infinitessimal do que seria o que o homem tanto quer descobrir e saber a respeito.
    Há muito ainda do que se descobrir e entender.

Uma resolução justa para uma galáxia! Eu curti muito aquele mapeamento 3d do universo, mostrando as galáxias em total 3 dimensões, dá para ter uma ideia melhor do tamanho do universo, ou apenas uma pequena parte dele.

• José Pires Neto:

Comentar. Comentar o que mesmo?????