Cientistas descobrem como o chá verde ajuda a manter o peso

Por , em 6.08.2015

Já falamos muitas vezes das maravilhosas propriedades do chá verde, feito da erva Camellia sinensis. Pesquisas mostram que a bebida pode ajudar a prevenir doenças cardiovasculares, colesterol alto, câncer e envelhecimento, fortalecer veias e artérias, e até auxiliar no emagrecimento.

Em alguns casos, a melhora é moderada, em outros, é significante. Em todas as situações, é melhor fazer o chá com a planta do que comprar um industrializado.

Tudo isso parece ótimo, mas… Como é que o chá verde consegue ser tão bom assim?

Perder peso com chá verde

No campo do peso, pesquisadores fizeram avanço em decifrar os benefícios da bebida. De acordo com um novo estudo, o chá parece bloquear a digestão do amido que pode contribuir para o ganho de peso.

O experimento, liderado por Jaroslaw Walkowiak da Universidade de Ciências Médicas Poznan, na Polônia, deu a 28 voluntários saudáveis bolachas que continham extrato de chá verde, o equivalente a beber vários copos por dia, depois de eles terem comido cereal no café da manhã.

Os participantes tinham entre 19 e 28 anos. Em todos, um teste de respiração foi realizado duas vezes. Foi descoberto que uma única dose de extrato de chá verde reduziu a digestão e absorção do amido de forma considerável.

Obesidade

Estima-se que 2,1 bilhões de adultos estavam acima do peso no mundo em 2013, e as principais razões para isso são o desequilíbrio entre a ingestão e o gasto de energia, sedentarismo e hábitos alimentares inadequados.

Sabe-se que a ingestão elevada de carboidratos simples pode contribuir para o ganho de peso, e o amido é o mais comum carboidrato na alimentação humana, encontrado em pratos com batata, arroz e trigo.

De acordo com os pesquisadores, mais estudos são necessários para determinar o mecanismo envolvido nessa redução da absorção de amido, e o significado clínico dos componentes químicos do chá verde. [ScienceAlert]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!