Cientistas descobrem método mais eficaz para induzir sonhos lúcidos

Por , em 28.08.2018

Sonhos lúcidos são incrivelmente realistas. Você se torna consciente do que está sonhando, e pode inclusive decidir como proceder. Pura mágica.

Infelizmente, nem todo mundo consegue ter essa experiência. Diversos estudos testaram uma multiplicidade de métodos para desencadear o fenômeno, com resultados mistos.

Uma nova pesquisa da Universidade de Wisconsin-Madison e do Instituto de Lucidez no Havaí (EUA), no entanto, descobriu a maneira mais eficaz de induzir um sonho lúcido até agora.

O estudo

Com base em pesquisas anteriores da mesma equipe, os pesquisadores decidiram investigar como compostos químicos chamados inibidores da acetilcolinesterase (AChEls) poderiam promover o sonho lúcido.

Acredita-se que o neurotransmissor acetilcolina ajude a modular o sono REM. O composto inibe uma enzima (chamada acetilcolinesterase) no cérebro, que por sua vez inativa a acetilcolina.

Uma droga comum usada para tratar o declínio de memória em pacientes com Alzheimer, conhecida como galantamina, é um AChEI de ação rápida com efeitos colaterais leves.

Sendo assim, os pesquisadores decidiram testá-la em 121 participantes. Vale ressaltar que esses voluntários não eram pessoas comuns, mas entusiastas em sonhos lúcidos, que anteriormente haviam treinado protocolos de indução de tais sonhos.

Resultados

Quando esse treinamento cognitivo foi combinado com a galantamina, as coisas começaram a acontecer.

Durante três noites consecutivas, os participantes tomaram doses crescentes da droga, começando com um placebo, passando para 4 mg, e por último 8 mg.

Todas as noites, os participantes acordavam quatro horas e meia após as luzes apagarem, praticavam suas técnicas de indução de sonhos lúcidos, ingeriam a cápsula e voltavam a dormir.

A combinação da técnica de indução com a medicação foi a que mais ajudou a desencadear sonhos lúcidos. Quanto maior a dose, mais forte o resultado.

14% dos participantes usando apenas a técnica relataram um sonho lúcido. Na segunda noite, combinada com 4mg de galantamina, 27% dos participantes tiveram sonhos lúcidos. Na última noite, 42% tiveram.

Promissor

O protocolo combinado resultou em um total de 69 dos 121 participantes (57%) tendo um sonho lúcido em pelo menos uma das duas noites com uma dose ativa de galantamina.

“É um dos métodos mais eficazes para induzir sonhos lúcidos conhecidos até hoje e é promissor para tornar o sonho lúcido disponível para uma população mais ampla”, disseram os pesquisadores.

Além de ajudar as pessoas a desfrutarem de sonhos fantásticos onde podem controlar o que acontece, esse tipo de pesquisa é importante porque pode explicar os vínculos entre consciência e sonho lúcido, bem como auxiliar pacientes a enfrentar seus medos e processar traumas enquanto dormem.

Porém, os cientistas ainda precisam saber mais sobre a segurança da técnica antes que ela possa ser comercializada. Mais testes devem ser feitos em breve.

Os resultados do estudo foram publicados na revista científica PLOS One. [ScienceAlert]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (32 votos, média: 4,34 de 5)

Deixe seu comentário!