Sonho lúcido: as vantagens de estar acordado em seus sonhos

Por , em 3.09.2014

Você sabe o que é um sonho lúcido? É quando você está dormindo incrivelmente bem, mas tem consciência disso. Parece um tanto bizarro, mas, segundo uma nova pesquisa, essa sensação de saber que você está dormindo pode trazer alguns benefícios que não são de se jogar fora.

As vantagens de se ter um sonho lúcido

Especialistas da Universidade de Lincoln, no Reino Unido, dizem que aqueles que experimentam um sonho lúcido, o fenômeno em que alguém que está dormindo pode reconhecer que de fato está sonhando, pode resolver problemas no mundo real muito melhor do que aqueles que permanecem inconscientes durante o sono até acordar.

O conceito de sonho lúcido foi explorado no filme Inception (A Origem, 2010), onde os sonhadores foram capazes de detectar incongruências dentro do seus próprios sonhos.

Acredita-se que algumas pessoas são capazes de fazer isso por causa de um nível mais alto de percepção, ou seja, seus cérebros são capazes de detectar que eles estão em um sonho, porque os eventos não fariam sentido algum se não estivessem nessa circustância.

Essa capacidade cognitiva é traduzida para o mundo real quando se trata de encontrar a solução para um problema através da
identificação de conexões ou inconsistências não tão óbvias, dizem os pesquisadores. O estudo do Dr. Patrick Bourke, professor titular da Faculdade de Psicologia de Lincoln, representa o primeiro do tipo que demonstra a relação entre os sonhos lúcidos e a habilidade de ter insights.

Segundo ele, acredita-se que, para ter essa capacidade de “sonhar acordado”, você deve ver além da realidade esmagadora de seu estado de sonho, e reconhecer que aquilo de trata de um sonho.

Algo que, digamos, não é tão simples assim. Essa capacidade cognitiva é possível em cérebros que são, resumindo, mais treinados. E se dormindo essa parece uma capacidade inútil, quando a pessoa está acordada, se manifesta de uma maneira muito valiosa: na hora de ter ideias. Ela se transforma na capacidade que algumas pessoas têm de pensar diferente dos outros na hora de encontrar soluções para problemas que parecem becos sem saída.

O estudo do sonho lúcido

O estudo analisou 68 participantes com idades entre 18 e 25 anos que tinham experimentado diferentes níveis de sonho lúcido, que iam de “nunca vi, nem comi, eu só ouço falar” a invejáveis “várias vezes por mês”.

Eles foram convidados a resolver 30 problemas projetados justamente para testar a capacidade de ter insights. Cada problema consistia em três palavras e uma palavra solução. Cada uma das três palavras podiam ser combinadas com a palavra solução para criar uma nova palavra composta.

Os resultados mostraram que as pessoas que costumam ter o tal do sonho lúcido resolveram 25% mais problemas do que as pessoas que não têm sonhos lúcidos. Ou seja: ter sonhos lúcidos parece um bom hábito.

E você, tem sonhos lúcidos? Compartilhe conosco nos comentários! [ScienceDaily]

26 comentários

  • Giseli Gral:

    Eu sempre tenho sonhos lúcidos desde criança, na frequência de pelo menos duas vezes por semana.

  • Jonatan Oliveira:

    Sonhei 1vez com OS MATADORES DE 1 AMIGO,e os mesmo mato ele na realidade, 6 hrs apos acordado, so vi o rosto deles real apos o assassinat

  • Jonatan Oliveira:

    falo pros participantes do sonho q estao dentro do meu sonho e muito bizarro,muitas das veses eu fico voando pra mostra eles q e sonho.

  • Jonatan Oliveira:

    sera sou esquisito,eu tenho tanto controle que as veses sento no meu sonho pra fica rindo e tento ate esplica pros outros no sonhos

  • Elias Alves:

    Comecei a interagir com meus sonhos quando percebi que ao deixar a tv ligada com o som alto criava um cenario do que escutava dormindo.

  • Marcos Ascânio:

    Isso me deixa as vezes até em duvida se eu dormi mais hoje eu tenho certeza que eu dormi se não eu não tinha sonhado.

  • Marcos Ascânio:

    Essa noite e outras noite eu percebi que eu estava sonhando e podia parar com o meu sonho a hora que eu queria.

  • Adauri Bispo Silva:

    A maioria dos meus sonhos são lúcidos e já experimentei até estudar para uma prova enquanto dormia…Com ótimos resultados.

    • Matheus Rocha Pereira:

      kkkkkkk Acontece comigo tb toda semana de provas da faculdade, pode ser matéria de calculo ou mesmo teórica, eu durmo sonhando com a matéria

  • Alux.Net.BR:

    Sonho lúcido é a liberdade consciencial do espirito. Existem técnicas para que qualquer pessoal possa tirar sua prova.

    • Cesar Grossmann:

      Sim, e se juntar à turma que acha que os sonhos são reais…

  • Anderson de Jesus:

    O problema é sonhar que esta sonhando dentro do sonho , isto dá um nó na cabeça !

  • Josley Bueno:

    Nao acho legal ter sonhos lucidos
    Parece q estou assistindo tv sem parar
    Acho melhor vc realmente nao se lembrar.

  • Vandson Rodrigues:

    Ultimamente tenho tido muitos sonhos lúcidos. Só essa semana foram 3. Em um deles foi tão perceptível que eu pensei ter morrido.

  • Diego Cabral:

    Foi assim que parei de ter pesadelos quando era criança.. Percebendo que era um sonho… kkkk

    • Adauri Bispo Silva:

      Comecei assim também , era ótimo destruir o que antes me ameaçava.

  • João Bosco Soares:

    Eu tenho sonhos lúcidos com alguma frequência, não sei exatamente. Percebo que estou sonhando, mas em pouco tempo “esqueço” e volto a perder o controle do sonho. Apenas uma vez consegui realmente ter controle do sonho. Era quase de manhã e eu percebi ao fundo sons de pássaros e sabia que eram do “mundo real”. Então, quando notava que estava perdendo o controle do sonho, eu me focava no som dos pássaros. Funcionou bem e até “bati um papo” com meu “inconsciente”. Nunca mais reproduzi.

  • Bianca de Freitas:

    Pelo menos 2 vezes ao mês eu tenho sonho lúcido. O que geralmente acontece é quando eu acordo no meio de um sonho e quando pego no sono novamente volto para o mesmo cenário, porém, consciente de que é um sonho. Acho fantástico, pois posso controlar onde vou e o que vou fazer. Esses últimos dias, no meio do sonho pensei “Já que isso é um sonho, posso ir onde quiser, então quero ir à Paris”, e realmente fui, haha. E eu costumo lembrar de todos meus sonhos também, mesmo sem ser lúcidos

  • Felipe Bleichvel:

    eu quase sempre tenho sonhos lúcidos …
    no começo é legal, q dá pra manipular o sonho, só que quando você acaba “sabendo que esta dormindo”, você perde a vontade de dormir..
    então, esse tipo de sonho dura muito pouco tempo, já que, ou você acorda dele, ou você começa outro sonho (pra quem não sabe, nós temos vários sonhos em uma única noite, tipo uns 10)

  • Lucas Miranda:

    Tenho muitos sonhos lúcidos, pra mim é algo normal e corriqueiro. Mas acredito que quando a pessoa é melhor atenta, tem a consciência d que está consciente quando está acordada e uma percepção crítica dos acontecimentos a sua volta, quando ela dorme leva essas características para o estado inconsciente e consegue “perceber que está sonhando”. Acredito que essa capacidade pode ser desenvolvida. Treinando a consciência a ser mais crítica, acho que todos podem experimentar um sonho lúcido.

  • Silmar Lara:

    Li que uma forma de treinar o cérebro para sonhos lúcidos era valer-se de algo com que sonhássemos frequentemente. E eu sonhava, às vezes, que flutuava de uma forma específica, me locomovendo como em um balanço de parquinho. Então passei a me concentrar na hipótese de que, quando isso ocorresse, tratava-se de um sonho e desta forma deu certo algumas vezes. No entanto nunca durou muito tempo, como no sonho nada faz muito sentido, logo perdia a consciência daquilo.

    • Felipe Bleichvel:

      tente ter pesadelos… certa época, tinha muitos deles e acabei ficando “treinado”
      é raro eu acreditar num sonho… e isso não é bom, por que não me sinto tão descansado quando acordo.

  • Dri Souza:

    Tenho várias vezes por mês!
    Vou colocar no meu cv 😉

  • arturfreddy:

    Se ao menos eu conseguisse lembrar dos sonhos…. rsrs

  • Jess James:

    Por incrível que pareça eu tenho sonho lúcido me identifiquei muito com esse artigo.

  • Gerson M.de Avillez:

    Não com frequência (que me lembre) mas já tive inúmeros sonhos lúcidos, tanto que me inspirou nos meus livros sobre o tema.

Deixe seu comentário!