Você não faz ideia do que acontece com a gordura que o corpo queima

Por , em 18.12.2014

Cientista é mesmo um bicho curioso. Ruben Meerman, “físico surfista” e apresentador do programa da ABC australiana “Catalyst” sobre ciência, fez uma dieta radical e perdeu 15 kg em 2013. A maioria de nós ficaria feliz de perder tanto peso em tão pouco tempo, mas o cientista se perguntou “Onde foi parar esta gordura toda?”.

Depois de questionar médicos, nutricionistas e outros profissionais da saúde sem obter resposta satisfatória, Meerman montou uma equipe com o professor Andrew Brown, diretor da Escola de Biotecnologia e Ciências Biomoleculares da Universidade de New South Wales (UNSW) para rastrear o destino dos quilogramas perdidos.

O resultado foi publicado no British Medical Journal. No artigo, os autores mostram que 10 kg de gordura requerem 29 kg de oxigênio, e os processos metabólicos transformam esta gordura em 28 kg de CO2 e 11 kg de água.

Sim, caros leitores, a gordura vira CO2 e sai pelo seu nariz. Se você rastrear cada átomo de 10 kg de gordura, 8,4 são exalados como gás carbônico pelos pulmões. Os 1,6 kg restantes são convertidos em água e são excretados na urina, fezes, suor, hálito, lágrimas e outros fluidos corporais.

E agora, você vai respirar mais para perder peso? Não vai funcionar, lamento dizer. Se você respirar mais que o necessário para o seu metabolismo, vai sofrer hiperventilação, que pode resultar em tontura, palpitação e perda de consciência.

Será que o CO2 que você está exalando enquanto emagrece vai contribuir para o aquecimento global? Se você estava contando com esta desculpa para não fazer uma dieta, novamente tenho más notícias. O CO2 que está causando o aquecimento global vem da queima de combustíveis fósseis.

O carbono que você está liberando na respiração muito provavelmente estava na atmosfera alguns meses ou anos atrás, até ser absorvido por uma planta e cair no seu prato na forma de salada ou açúcar ou algum produto vegetal, ou até mesmo na forma de carne e gordura animal.

A esperança dos autores é que os resultados de seu trabalho sejam incluídos nos cursos básicos de ciências, para que as crianças e os profissionais de saúde não andem com ideias erradas sobre o destino da gordura que é perdida em dietas (como dizer que ela vira calor ou energia).

Se quiser saber mais sobre o assunto, o vídeo abaixo é uma aula-palestra de Meerman, seguida de um painel com alguns especialistas. Por enquanto não tem legenda em português.[ScienceDaily, UNSW]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (7 votos, média: 5,00 de 5)

4 comentários

  • kallak:

    JEJUM INTERMITENTE

    ou

    JEJUM A DIETA IDEAL (Allan Cott – Record)

  • kallak:

    Experimente o JEJUM INTERMITENTE (melhor pesquisar antes)

    Experimente conhecer mais sobre JEJUM A DIETA IDEAL, de Allan Cott (Record)

    E, depois, veja a diferença….

  • Flavinho Franco:

    Faz sentido ela virar CO2 já que eatamos queimando a gordura shuashuashuashuashua

    • Marcelo Ribeiro:

      E também contribuimos ainda mais para o aquecimento global. 🙂

Deixe seu comentário!