Cientistas dizem ter recriado as condições para a explosão do Big Bang em laboratório, sem querer

Por , em 6.11.2019

Pesquisadores da Universidade da Flórida Central (EUA) dizem ter descoberto, acidentalmente, as condições necessárias para a explosão do Big Bang ocorrer.

A surpresa

O Big Bang é a teoria mais aceita sobre a origem do universo. Ainda assim, os cientistas não sabem explicar exatamente como essa explosão inicial foi possível, ou o que a teria desencadeado.

No novo estudo, os pesquisadores estavam testando métodos para produzir propulsão a jato hipersônica em laboratório quando notaram que uma chama passiva poderia acelerar e explodir sozinha.

“Exploramos essas reações supersônicas de propulsão e, como resultado, encontramos um mecanismo que parecia muito interessante. Quando começamos a nos aprofundar, percebemos que era relacionado a algo tão profundo quanto a origem do universo”, disse Kareem Ahmed, professor do Departamento de Engenharia Mecânica e Aeroespacial da Universidade, em um comunicado à imprensa.

Ao que tudo indica, tudo que é preciso é turbulência para que uma pequena chama passiva (como a de uma vela) acelere e exploda por conta própria.

O experimento

Para entender melhor a reação, a equipe de cientistas resolveu criar um pequeno tubo de apenas alguns centímetros que induz turbulência. Dentro dele, uma “chama simplificada” foi capaz de acelerar a cinco vezes a velocidade do som.

Durante o experimento, os pesquisadores observaram diversos “Pequenos Bangs”, ou seja, explosões que podem ser iguais – embora em menor escala – ao Big Bang.

Essa pode ser uma nova teoria sobre o que teria “precedido” a origem do universo, se é que algo a precedeu, uma questão ainda em aberto na ciência.

Além disso, as descobertas têm aplicações potenciais em viagens aéreas e espaciais.

Um artigo sobre a pesquisa foi publicado na revista científica Science. [Futurism]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (38 votos, média: 4,66 de 5)

Deixe seu comentário!