Cientistas planejam usar nuvem artificial para bloquear o sol

Por , em 18.07.2012

Uma ideia curiosa para reduzir o aquecimento global se tornou alvo de polêmicas nos Estados Unidos e na Europa: uma nuvem artificial de partículas de sulfatos, capazes de refletir luz solar e, assim, reduzir a temperatura do planeta.

O projeto é um exemplo de geoengenharia (ciência que estuda como combater mudanças climáticas com base em intervenções físicas, químicas e biológicas) e, segundo seus autores, pode ser uma alternativa acessível para desacelerar o aquecimento global.

Para testar a viabilidade da “nuvem artificial”, eles pretendem fazer um teste em microescala, usando um balão para liberar dezenas ou centenas de quilogramas de partículas em uma área da camada de ozônio, partindo da cidade de Fort Summer, Novo México (EUA), a uma altitude de aproximadamente 25 kilômetros.

Apesar do otimismo da dupla de engenheiros, ambientalistas temem que intervenções desse tipo tenham consequências drásticas se forem feitas em larga escala, como danos à camada de ozônio e alterações no regime de chuvas em várias regiões. Outra preocupação é a de que, se a ideia se tornar uma alternativa contra o aquecimento global, os esforços para reduzir emissões de carbono fiquem em segundo plano.

A previsão é de que o experimento comece dentro de um ano.[The Guardian]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

6 comentários

  • Tibulace:

    Outra preocupação é a de que, se a ideia se tornar uma alternativa contra o aquecimento global, os esforços para reduzir emissões de carbono fiquem em segundo plano.Esse trecho, MOSTRA claramente, o ÂMAGO da questão:MESMO que um processo qualquer, IMPEÇA o aquecimento global, ele só será ACLAMADO, se implicar em REDUÇÃO das emissões de carbono.Afinal, os países desenvolvidos, desejam MESMO é TRAVAR, dificultar no possível, os PROGRESSOS dos países emergentes.As emissões de carbono?São um ÓTIMO pretexto para isso!

  • crys:

    Pensando bem,se a atmosfera de marte é tão fina quê a radiaçao solar entra tão forte no planeta quê extinguiria qualquer forma de vida,assim como nos a conhecemos;poderia ser uma possibilidade para futura colonizaçao humana,pretendida pela Nasa…

    • crys:

      Já para a terra,também acho ridiculo…

  • Dinho01:

    Vem cá,esses malucos já ouviram falar em chuva ácida?Isso está parecendo um episódio da FAMÍLA DINOSSAURO em que o Dino acaba com a civilização dos dinossauros.Cada idéia que ele tinha para salvar o meio ambiente era pior do que anterior.

  • Rodrigo Piedade:

    Achava mais interessante a ideia de criar raios artificiais pois os mesmos são os responsáveis por boa parte da produção do ozônio na camada de ozônio e seria um espetáculo muito legal dava até pros caras lucrar com isso 🙂
    Mas se os sulfatos resolverem que façam mas com muita precaução e talvez algo sendo feito de tempos em tempos e aos poucos quem sabe como um remédio pode vim a ajudar né

  • Glauco Ramalho:

    Ridículo.

Deixe seu comentário!