Cirurgião britânico convida mulheres transexuais a fazerem transplantes de úteros e terem seus próprios filhos

Por , em 14.02.2019

O cirurgião britânico de renome Christopher Inglefield, fundador da London Transgender Clinic, disse que mulheres transexuais podem realizar transplantes de útero para que possam ter seus próprios filhos.

A declaração vem depois que médicos no Brasil ajudaram a dar à luz o primeiro bebê a partir de um transplante de útero, realizado em uma mulher após uma doadora falecer no ano passado.

Agora, o britânico acredita que mulheres trans merecem o mesmo tipo de implante. Ele diz que o procedimento é “essencialmente idêntico” ao realizado com mulheres cis.

“Uma vez que a comunidade médica aceita isso como um tratamento para mulheres com infertilidade uterina, como a ausência congênita de um útero, seria ilegal negá-lo a uma trans que completou sua transição”, afirmou ao portal Mirror.

Dificuldades contornáveis

Atualmente, não existem regulamentações para impedir que mulheres trans recebam fertilização in vitro, se receberem um transplante.

Segundo o Dr. Inglefield, “colher” o útero de uma doadora é complicado, pois os cirurgiões não devem danificar as artérias e veias do órgão. Mas estas são conectadas a veias que são as mesmas em homens e mulheres.

As trans têm uma pelve mais estreita que as mulheres, mas ainda haveria espaço para carregar uma criança. E suplementos podem ser tomados para replicar hormônios experimentados durante a gravidez.

Por fim, o médico crê que os nascimentos provavelmente seriam realizados por cesariana, a fim de salvaguardar a criança.

Apoio

O Dr. Inglefield também alegou que esse parto pioneiro seria extremamente importante para qualquer mulher trans que queira carregar seu próprio filho.

Outros especialistas concordam que transexuais devam receber um transplante de útero.

O Dr. Richard Paulson, ex-presidente da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, disse que não há razão óbvia para que as mulheres trans não recebam um implante de útero.

“Eu pessoalmente suspeito que haverá trans que vão querer ter um útero e provavelmente receberão o transplante”, afirmou. [DailyMail]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (33 votos, média: 3,61 de 5)

Deixe seu comentário!