Clovibactina: A esperança contra resistência a antibióticos

Por , em 3.09.2023
Uma linhagem de Eleftheria terrae identificada pela primeira vez em 2015. (William Fowle/Universidade Northeastern)

Cientistas conseguiram extrair um potencial novo antibiótico de uma espécie de bactéria encontrada em solo arenoso localizado na Carolina do Norte.

O método pelo qual ele opera tem o potencial de reduzir a probabilidade de patógenos desenvolverem resistência a medicamentos.

Essa substância potente, chamada clovibactina, foi recentemente descoberta nos laboratórios da startup farmacêutica NovoBiotic. Se eventualmente se mostrar segura, poderá levar até dez anos para ser desenvolvida em uma aplicação prática para profissionais de saúde.

No entanto, os pesquisadores responsáveis por essa descoberta estão entusiasmados.

O microbiologista Kim Lewis da Northeastern University afirma: “Acredito que isso marca o culminar dos esforços para prevenir a resistência a antibióticos por meio da evolução”.

Essa notícia é particularmente encorajadora considerando a crise contínua de resistência antimicrobiana, que foi a terceira causa principal de mortes globais em 2019 e projeta-se contribuir para dez milhões de mortes anuais até 2050.

No entanto, é essencial ter cautela em nosso otimismo.

“Estamos na fase inicial”, aponta Lewis. No entanto, “o aspecto mais significativo da clovibactina, além de seu potencial como candidato a medicamento, é sua capacidade de ampliar nossa compreensão sobre antibióticos e seu potencial”.

Criar novos antibióticos tem se mostrado um empreendimento desafiador em parte devido ao fato de que 99 por cento das espécies de bactérias não prosperam de forma cooperativa em condições de laboratório.

Ao utilizar uma técnica previamente desenvolvida, Lewis e sua equipe pegaram uma amostra de solo arenoso e prolongaram seu período de incubação para incentivar o crescimento de novos tipos de bactérias no laboratório. Após três meses, uma nova espécie chamada Eleftheria terrae carolina emergiu.

A clovibactina foi subsequentemente extraída dessa espécie.

“Uma vez que a clovibactina foi derivada de bactérias que antes não podiam ser cultivadas, bactérias patogênicas não encontraram este antibiótico antes e não tiveram a oportunidade de desenvolver resistência”, explica o químico Markus Weingarth da Universidade de Utrecht.

A clovibactina se prende à membrana que envolve a célula bacteriana. Nesse local, ela se acumula e se liga a fibrilas alongadas compostas por moléculas de peptidoglicano, que as bactérias utilizam para construir a membrana celular na qual residem. As bactérias então destroem sua própria membrana em uma tentativa fútil de eliminar esse passageiro indesejado.

“O aspecto mais notável é sua singularidade e sua ligação a um alvo extremamente fundamental (moléculas de fosfato) que permanece constante”, esclarece Lewis.

“Isso representa a primeira instância de identificação de um composto que se liga a um alvo básico e imutável”.

Dado que a porção de fosfato da molécula de construção da parede celular é vital para o funcionamento da molécula, as bactérias não conseguem alterar a estrutura sem incorrer em consequências, como normalmente fazem com outras moléculas-alvo de antibióticos. No entanto, essa é apenas uma das maneiras pelas quais as bactérias desenvolvem resistência aos antibióticos, não deixando garantias.

A clovibactina já foi eficaz na erradicação de infecções por MRSA em camundongos e não demonstrou toxicidade para células humanas cultivadas em laboratório. Ao longo desses experimentos, os pesquisadores não identificaram indicações de resistência.

Embora ainda haja muito trabalho a ser feito, a pesquisa realizada por Shukla e seus colegas destaca o potencial real para o desenvolvimento de antibióticos com eficácia duradoura. [Science Alert]