‘Cobra’ gigante gera energia a partir das ondas

Por , em 7.05.2009

A última idéia para aproveitar a energia das ondas e gerar eletricidade a partir do mar é um aparelho conhecido como “Anaconda”.

Os inventores do aparelho dizem que a chave do sucesso é sua simplicidade. A Anaconda nada mais é do que um tubo enrolado, cheio de água e coberto de borracha.

As ondas criadas pela água se chocam no tubo, fazendo com que a energia passe pelo tubo e chegue até sua ponta. Nessa ponta, essa energia ativa uma turbina que gera eletricidade.

O aparelho ainda está em fase de testes. Seus desenvolvedores estão monitorando as atividades de um modelo de menor escala (“apenas” 8 metros) localizado em um tanque especial que gera ondas artificiais.

Paul Auston, executivo da empresa criadora da Anaconda, a Checkmate, diz que até agora o projeto está se mostrando um sucesso.

A empresa agora está buscando arrecadar 7 milhões de euros para que uma versão maior, no mar, possa ser construída.

“Verificamos que o modelo realmente funciona. Agora estamos buscando fundos para que possamos construir o modelo em tamanho natural, para que seja testado no mar. Tudo isso em apenas três anos” declara Auston.

“Com a Anaconda, temos uma invenção que muda o modo convencional de se pensar e que pode ajudar os governos na meta de cortar a emissão de gás carbônico, provendo os países de energia limpa. E também irá ajudar o Reino Unido, já que seremos o primeiro país a se especializar nesta tecnologia” explica.

O investimento em longo prazo prevê a instalação de “Anacondas” nos litorais em que as ondas sejam grandes, como no norte da Escócia. Outros lugares potenciais para abrigar estes aparelhos seriam a costa das Américas, Austrália, Irlanda e Japão.

Os criadores da Anaconda dizem que 50 unidades em tamanho normal (200 metros de comprimento) do aparelho podem gerar energia para até 50 mil residências medianas. Cientistas já declaram que, se os fundos para continuar o projeto conseguirem ser levantados, finalmente teremos uma boa alternativa de energia limpa. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 3,20 de 5)

Deixe seu comentário!