Conheça o spray cirúrgico que pode tornar suturas uma coisa do passado

Por , em 2.04.2014

Quem teve uma infância agitada ou passou por uma cesária, já deve ter tido contato com pontos cirúrgicos, ou sejas, as suturas feitas com um fio biodegradável que são usadas para unir os lados de um corte ou cirurgia, mantendo-os assim até que a cicatrização faça seu serviço.

Quem passou por isto também deve se lembrar dos inconvenientes, como a coceira, o incômodo, o risco de infecção e, depois da retirada dos pontos no caso de suturas externas, as marcas. Para os profissionais, há também o trabalho delicado de suturar com pontos regulares e fortes.

Uma nova invenção de pesquisadores da Universidade de Maryland (EUA) promete terminar com boa parte destes problemas. Trata-se de um filme de nanomaterial biodegradável que se adapta à pele, mantendo as incisões cirúrgicas fechadas e protegidas de contato com o ambiente. Além destas vantagens, o filme é aplicado na forma de spray, usando um aerógrafo comum.

O nome do produto usado para fazer o filme é poli (ácido láctico-co-glicólico) ou PLGA, e usa acetona para poder ser aplicado na forma de spray. A proporção entre o PLGA e a acetona é tal que a última evapora enquanto o produto viaja no ar, e só o PLGA toca a pele, formando uma camada de fibras com 370 nanômetros de diâmetro.

Por enquanto, o filme foi usado com sucesso para selar hérnias de diafragma e incisões cirúrgicas nos pulmões, intestinos e fígado de porcos, e, por serem biodegradáveis, desapareceram depois de 42 dias. Além de substituir as suturas, o filme pode ser utilizado para aplicação controlada de medicamentos e como base para o desenvolvimento de tecidos.

Faltam alguns estudos de segurança para que o produto seja testado em humanos, mas, com sorte, em pouco tempo não teremos mais que ter medo de agulhas (pelo menos no caso de cortes). [Gizmodo, ACS Macro Letters]

1 comentário

  • Carlos Eduardo Brum:

    Conheça o spray cirúrgico que pode tornar suturas coisa do passado. É um filme de nanomaterial biodegradável que se adapta à pele, mantendo as incisões cirúrgicas fechadas e protegidas de contato com o ambiente. É aplicado na forma de spray. Faltam alguns estudos de segurança para que o produto seja testado em humanos. Em pouco tempo não teremos mais que ter medo de agulhas. NÃO TEREMOS + DESLIZES DE CICATRIZES IRREGULARES… EXCELENTE DESCOBERTA!…

Deixe seu comentário!