Alerta de spoiler! Spoilers não arruínam as histórias

Por , em 14.08.2011

Darth Vader é pai de Luke Skywalker. Snape matou mesmo Dumbledore, mas foi porque ele pediu.

Qualquer um odeia quando as pessoas contam o final de filmes, novelas e livros. Mas eis um alívio para aqueles que acabaram de descobrir quem matou quem antes da última cena: spoilers não estragam a história.

De fato, um novo estudo sugere que todos nós na verdade desfrutamos mais das histórias quando sabemos o final.

“Escritores usam sua arte de criar histórias interessantes para envolver os leitores, surpreendê-los. Mas acabar com a surpresa faz com que os leitores gostem mais das histórias”, diz o autor do estudo, Jonathan Leavitt.

Em um experimento, os pesquisadores entregaram o final de três tipos diferentes de histórias curtas, desde contos com uma irônica reviravolta no final, mistérios e contos literários chamados de mais “evocativos”. Nenhum dos 30 participantes do estudo tinha lido essas histórias antes.

Os voluntários leram três versões de quatro histórias: uma com um spoiler em um parágrafo independente, outro com um spoiler trabalhado no parágrafo de abertura da história, e uma versão sem spoilers. Eles classificaram o quanto gostaram de cada versão em uma escala de 1 a 10.

As pessoas preferiram significativamente as versões das histórias de finais irônicos e mistérios com spoiler. As histórias chamadas evocativas foram menos apreciadas em geral, provavelmente devido aos seus objetivos mais expressamente literários. Mas, em todos os três tipos de histórias curtas, as pessoas gostaram dos textos com spoilers na abertura do texto tanto quanto gostaram dos textos sem spoiler.

Segundo os pesquisadores, os spoilers podem permitir que os leitores organizem a evolução da história, antecipem as implicações dos eventos, e resolvam ambiguidades que ocorrem no decorrer da leitura.

Outros estudos também já provaram o poder da antecipação, incluindo um que mostrou que os níveis de felicidade das pessoas eram tão altos antes das férias quanto durante as férias.

Spoilers são difíceis de evitar, principalmente nessa época de tweets, blogs e status do Facebook. Agora que pesquisas sugerem que isso é bom, talvez seja a hora de sermos um pouco mais gentis com os filhas da mãe que “arruínam” o fim das histórias com notícias ou comentários.

Talvez, e apenas talvez, presentes de aniversário devessem ser embrulhados em papel celofane, e anéis de noivado não deveriam ser escondidos em um mousse de chocolate.[MSN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

11 comentários

  • wagner.dtr:

    Bom, existe um mito bem antigo, que conta a vida de um herói bonzinho, o qual morre crucificado no final. Muita gente já sabe o fim e acreditam que foi real.

  • Wolf:

    é msm,tipo akeles filmes de heroi contra vilão,vc sempre soube q normalmente nesse tipo de filme o bem vence,mas tem um porém,COMO o bem vence?
    o QUE td bem saber antes,mas COMO? pode ser q o vilão caiu de um precipício,levou um tiro,foi acertado por um golpe de espada,explodiu com sua super máquina da morte,ou ainda:matou o mocinho,arrancou sua cabeça,descobriu q era seu filho,sofreu um ataque cardíaco,sobreviveu,cortou os pulsos,bebeu veneno,se atirou de um viaduto,quando tava todo quebrado arrrancou o olho,comeu,e finalmente morreu pq um mosquito mordeu ele e ele tinha alergia à picada de inseto(foi meio exagerado mas de vez em quando acontece nos filmes)

  • Wolf:

    eu assisto todo filme 2x(se possível),uma assistindo normalmente,e outra sabendo como é o final.

  • Marianna:

    Vou contar…
    Quando eu estava indo pra metade do filme “o Ilusionista”, Meu namorado me chama pra dizer que eram irmãos gêmeos que atuavam no palco!……. EU MORRI!!
    1º porque o filme realmente me interessou e foi um dos melhores filmes mais elaborados que eu já vi. Se não fosse ele me contando meu desejo de gostar do filme seria maior.
    2º que eu assisti o resto do filme com raiva que me contaram a graça e a magia do final e com mais raiva ainda que era pra eu ter gostado do filme porque iria me surpreender.
    OU SEJA
    odeio spoilers!

  • Cesar:

    Quem leu “O Caçador de Pipas” (acho que é este o livro), fica sabendo que os afegãos adoram spoilers. Questão cultural…

  • Waldecir:

    Eu não concordo com esta pesquisa não, acho bem mais divertido descobrir o desfecho apreciando a história mesmo. Não acho legal o autor perder o seu esforço de se criar uma “intriga” para um final maneiro por causa de um povinho que não consegue manter a língua dentro da boca quando deve.

    PS: Odiei o spoiler que você deu sobre Harry Potter Natasha

  • DarkDenis:

    Ahh sério…. ¬¬°
    Palmas. Esse post alem de inútil não faz o minimo sentido.

    Continuo odiando spoilers.

  • Carlos:

    sério, acho ridículo pessoas que ficam chorando por que alguém fala , ”tal pessoa morre no final…”
    ta o cara contou o final, más ele contou detalhadamente ?
    apenas falou ”o que” vai acontece mais não ”como” vai acontecer
    na minha opinião existem dois tipos de spoilers, os que contam o que vai acontecer e os que contam como vai acontecer
    tudo bem , quando contam como acontece ai sim é uma coisa ruim, más contar o que acontece e ficar de mimimi também não precisa né….

  • Felipe:

    A maior prova disso é as revistas que falam o que vai acontecer nas novelas. Continuam comprando.

    • Sr. Omar:

      e pior: compram, leem e depois assistem! ¬¬

  • Nah:

    Esses “Estudos”… vou te contar.
    Talvez quem não tenha interesse pela história goste spoilers, mas pra quem está realmente interessado pela mesma odeia spoilers, isso é o FIM. Não, não vou ser gentil com quem revela parte de uma historia que seja de meu interesse.(claro não vou agredir verbalmente também né rsrs)

Deixe seu comentário!