Tabela periódica mostra de onde, no universo, veio cada elemento

Por , em 25.10.2017

A tabela periódica com códigos coloridos mostra os melhores palpites dos cientistas sobre a origem nuclear de todos os elementos conhecidos. Ela foi publicada como “imagem do dia” pelo site da NASA, no dia 24 de outubro.

A cor azul significa fusão no Big Bang; a verde mostra elementos produzidos por estrelas de massa baixa que estavam morrendo; a cor amarela é para elementos criados por estrelas massivas que explodiram; a rosa é para a fissão de raios cósmicos; a lilás para a união de estrelas de nêutron; e a cinza para estrelas anãs brancas que explodiram.

O hidrogênio no seu corpo, presente em cada molécula de água, veio do Big Bang. Não há outra fonte de hidrogênio no universo. Já o carbono do seu corpo foi feito pela fusão nuclear que acontece no interior de estrelas, assim como o oxigênio. Já a maioria do ferro das suas hemoglobinas foi produzido em estrelas supernovas há muito tempo e muito longe daqui.

O ouro das joias foi provavelmente feito a partir das estrelas de nêutron que colidiram. Elementos como o fósforo e cobre estão presentes em nosso corpo em apenas pequenas quantidades, mas são essenciais para a vida. O local da criação do núcleo do cobre, porém, não é totalmente conhecido. Este e outros elementos continuam sendo estudados de perto por pesquisadores através da observação e de modelos computacionais. [NASA]