Descoberta surpreendente: Tubarão-da-Groenlândia encontrado no Caribe

Por , em 4.09.2023

Em um estudo marinho recente, biólogos fizeram uma descoberta surpreendente ao encontrarem um tubarão de água fria longe de seu habitat natural. Os pesquisadores estavam no Mar do Caribe tropical, ao largo da costa de Belize, marcando e capturando temporariamente tubarões-tigre. Durante esse processo, eles se depararam inesperadamente com um tubarão-da-Groenlândia, conhecido como o vertebrado de vida mais longa da Terra.

Detalhado em uma publicação no periódico científico Marine Biology, os cientistas haviam estabelecido uma linha no Atol Glover’s Reef, em Belize, para monitorar e estudar tubarões-tigre. Ao retornar à sua configuração, eles perceberam que a linha havia se deslocado vários quilômetros do recife de coral para águas com profundidades de até 2.000 pés.

Ao recuperá-lo, ficaram maravilhados ao encontrar um tubarão-da-Groenlândia antigo em sua captura. Hector Daniel Martinez, um dos pesquisadores, observou a aparência do tubarão como muito antiga, enfatizando sua natureza de habitante das profundezas do mar. Embora inicialmente suspeito de ser um tubarão-seis-guelras, um predador dominante no mar profundo, os pesquisadores confirmaram sua identidade como um tubarão-da-Groenlândia após fotografar a criatura raramente vista.

Devanshi Kasana, bióloga e candidata a doutorado no laboratório de Ecologia e Conservação de Predadores da Florida International University, descreveu o tubarão como um ser de movimento lento e letárgico que se assemelhava a algo de tempos pré-históricos, conforme relatado pela Mashable.

Os tubarões-da-Groenlândia possuem uma vida útil notável de 250 a 500 anos, tornando-os os vertebrados de vida mais longa do planeta, de acordo com o National Ocean Service. Esses tubarões residem a milhares de pés de profundidade na escuridão total, e seu crescimento e processo de envelhecimento lentos estão adaptados ao ambiente de baixa energia do mar profundo.

A descoberta de um tubarão-da-Groenlândia perto de um recife de coral em Belize foi inesperada, mas viável. Embora esses tubarões normalmente habitem as águas profundas do Ártico, eles também podem existir em outras regiões oceânicas profundas, como o Caribe. A inclinação íngreme do recife próximo, atingindo profundidades de até 9.500 pés, oferece um habitat frio e escuro adequado para esses tubarões.

Essa descoberta levanta questões sobre se esse tubarão-da-Groenlândia específico migrou das águas do Ártico para o Caribe ou passou grande parte de sua vida nas profundezas tropicais da região. Embora a resposta permaneça elusiva, é plausível que mais dessas criaturas misteriosas habitam as profundezas escuras do Caribe, invisíveis para os humanos. Demian Chapman, diretor de Pesquisa de Conservação de Tubarões e Raias no Mote Marine Laboratory and Aquarium, sugere a probabilidade de mais tubarões desse tipo existirem, conforme relatado pela Mashable.

A descoberta ressalta a natureza vastamente inexplorada do mar profundo, nos lembrando de que o oceano e seus ecossistemas guardam muitos desconhecidos. Um estudo de 2020, utilizando análise genética, identificou duas populações separadas de tubarões-da-Groenlândia: um grupo próximo à Bacia de Baffin, no Canadá, acima do Círculo Ártico, e outro no Oceano Atlântico Norte, entre a Nova Escócia e Svalbard, Noruega.

Os tubarões-da-Groenlândia têm uma dieta variada como necrófagos, consumindo presas tanto mortas quanto vivas, incluindo peixes, focas, ursos polares e baleias. Apesar de crescerem apenas cerca de 0,4 polegadas (1 centímetro) anualmente, alguns desses tubarões podem atingir comprimentos de até 24 pés e pesar até 2.645 libras (1.200 quilogramas). Notavelmente, eles não atingem a maturidade sexual até atingirem pelo menos 134 anos de idade, enfatizando sua cronologia reprodutiva única, como destacado por um estudo de 2016. [Science Alert]