Digitalização do cérebro prevê probabilidade de largar o cigarro

Por , em 15.02.2011

Segundo um novo estudo, varreduras do cérebro mostram reações neurais que podem prever a mudança de comportamento melhor do que a própria pessoa cujo cérebro está sendo digitalizado.

A pesquisa mapeou a atividade cerebral de 28 fumantes que gostariam de parar de fumar. O objetivo era descobrir se as mensagens pró-saúde teriam um impacto sobre sua capacidade de parar de fumar.

Os pesquisadores descobriram que existe uma relação positiva entre a atividade do cérebro observada e o sucesso em parar de fumar, mesmo quando os participantes erroneamente previam sua probabilidade de sucesso.

Para o estudo, foi utilizada a ressonância magnética funcional (fMRI), um tipo de tecnologia de digitalização especializada, para controlar a forma como os participantes responderam a uma série de anúncios televisivos destinados a ajudar as pessoas a pararem de fumar.

Depois de ver cada anúncio, os indivíduos classificaram como isso afetou sua intenção de desistir de fumar, se ele aumentou sua confiança em desistir, e o quanto eles se relacionaram com a mensagem.

Um mês após a digitalização dos cérebros dos participantes, os pesquisadores os contataram para ver como eles estavam e para obter controle biológico do quanto eles estavam fumando, através da análise de seus níveis de CO.

Os participantes relataram fumar uma média de 5 cigarros por dia, comparado com uma média de 21 por dia no início do estudo. Os níveis de CO foram consistentes com esses auto-relatos.

Segundo os pesquisadores, os resultados tornam possível usar a ressonância magnética funcional para selecionar as mensagens que são mais susceptíveis de afetar a mudança de comportamento, tanto a nível individual quanto populacional. A atividade cerebral pode fornecer informações que a introspecção e o auto-relato não fornecem. [NationalScienceFoundation]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

6 comentários

  • André Vinicius:

    E os fabricantes de alimentos e bebidas também deveriam usar substâncias químicas mais potentes nos seus produtos, os agricultores utilizassem venenos e agrotóxicos mais potentes, e os combustíveis fósseis também seriam mais tóxicos, usinas nucleares mais potentes, assim quem sabe seres humanos pensariam duas vezes antes de fazer pessoas ignorantes como o gokú, pois certamente nem sabe a razão da própria existência.

  • Márcia:

    A liberdade da gente termina onde começa a dos outros. Somos o que desejamos ser e portanto responsáveis pelas nossas decisões. Podemos e devemos decidir unica e exclusivamente por nós mesmos. Isso se chama individualidade. Tipo: Cada um com seu cada um e todos respeitando o cada um do outro.
    Democraticamente, as pessoas são livres até mesmo pra decidir apressar o seu fim ou não. E francamente: Ninguém tem nada com isso. Tenho amigos que fumam e são pessoas idôneas e maravilhosas. Conheço outras que jamais fumaram e são preconceituosas e mau caráter. Não fumo, mas posso garantir que fumar não faz de ninguém um criminoso. O mínimo que podemos fazer, é respeitar as decisões alheias. Prepotente, onipotente e fantasioso demais quem se dá o direito de julgar.Melhor cada um olhar pro seu umbigo e procurar superar seus defeitos ao invés de tomar conta da vida dos outros.

  • Elizabeth:

    As pessoas fumam porque a legislação permite a fabricação e venda de cigarros. Quando os governos pensarem mais na saúde das pessoas e se deixarem controlar menos pelas grandes indústrias, vai ser o primeiro passo para as pessoas pararem de fumar.

  • orlando julio da silva:

    FUI FUMANTE DURANTE 28 ANOS.PENSAVA QUE JAMAIS CONSEGUERIA DEIXAR ESTE VÍCIO.HOJE ESTÁ FAZENDO 4 ANOS QUE PAREI DE FUMAR.SABE QUAL FOI O REMÉDIO QUE USEI? CHAMA-SE VERGONHA NA CARA.NÃO PODEMOS DEIXAR UMA COISA TÃO PEQUENINA, DOMINAR UMA PESSOA.ESTA VERGONHA NA CARA,CONSEGUI DE GRAÇA,ATRAVÉS DE ORAÇÕES.NÃO DEIXE ESTE MAL TE DOMINAR.

  • src:

    “goku” – Muito boa ideia, e se alguém apanhasse com o fumo sem querer morria mais depressa também , acha inteligência.

  • goku:

    Os fabricantes de cigarro deveriam fabricar cigarros mais potentes, que causassem mais câncer, matassem mais e mais rápido. Quem sabe assim os fumantes pensariam duas vezes antes de fumar.

Deixe seu comentário!