Eles não precisam de um toque

Por , em 31.05.2012

Narcisistas fazem longos discursos sobre como eles supostamente são incríveis. E eles sabem que são “incríveis”, ninguém precisa dizer que eles estão “se achando demais”.

Uma nova pesquisa descobriu que estes senhores da autoestima avaliam com precisão sua própria personalidade e sua reputação, segundo informou um grupo de psicólogos americanos. A equipe concluiu que os narcisistas reconhecem seu próprio narcisismo e assumem que a sua postura arrogante pode deixar os outros incomodados.

Em uma análise da realidade, os herdeiros de Narciso percebem que causam boas primeiras impressões, que rapidamente azedam.

Os traços narcísicos incluem arrogância, sentimento de que se tem direito a um tratamento especial, falta de preocupação com os sentimentos dos outros e desejo de ser reconhecido como superior em todas as situações. Os casos mais extremos são diagnosticados como transtorno de personalidade narcisista.

Muitas vezes, os narcisistas adotam a atitude do arquiteto Frank Lloyd Wright, que disse que escolheu a honesta arrogância ao invés da humildade hipócrita. Com essa postura, o portador do superego iguala a arrogância com confiança, sugerem os psicólogos, querendo ser admirado e não apreciado por aqueles considerados inferiores.

Porém, muitos pesquisadores acreditavam que os narcisistas eram pessoas que achavam que estavam jogando na equipe dos humildes, afirmando que os outros os respeitam.

A equipe, no entanto, mostrou que os narcisistas tem um conhecimento preciso de seu caráter. Claro que alguns autoadoradores ainda podem se enganar, como quando tomam para si o crédito exclusivo para os sucessos de sua equipe, culpam os outros por suas falhas pessoais e superestimam sua própria criatividade e beleza.

A compreensão dos narcisistas sobre suas próprias personalidades e reputações, combinada com uma exagerada autoestima, fazem com que eles enxerguem as características de arrogância como pontos positivos da sua personalidade, dignas de apreciação.

Os pesquisadores afirmam que é preciso um psicoterapeuta especializado para ajudar os pacientes a mudarem suas maneiras sem despertar uma ira defensiva. As novas descobertas sugerem uma estratégia alternativa para esses profissionais: saber que os outros veem os narcisistas negativamente pode ser um facilitador para aprender sobre como a bondade e a abnegação podem elevar seu status social. [ScienceNews]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

3 comentários

  • Victor B. Iturriet:

    hora de marcar um psicologo, interessante ler este tipo de artigo e reconhecer que tenho fortes tendencias narcisistas

  • Pedro Arigoni:

    Para mim isso é falta de amigos para encher a cara juntos, assim como falta de entrar na porrada de quando em vez até sangrar para ver que o sabgue vermelho que corre nas veias é igual ao de todo mundo ¬¬’

    • Vítor Hugo Oliveira:

      então, vc ñ precisa entrar na porrada, pq ja aprendeu a lição sozinho e tem bons amigos ( melhores q o da maioria ) para encher a cara?

      eu sou o unico nesse site q ve traços d narcisismo em vc ?

Deixe seu comentário!