Vídeo: o nojento e fascinante processo da digestão

Por , em 7.10.2015

O vídeo abaixo foi produzido pela National Geographic para explicar a longa jornada da comida, das nossas bocas aos nossos estômagos, intestinos e retos, até serem excretadas de nossos corpos.

Antes que você clique no “play”, é melhor não estar com fome. Irônico, não é mesmo? Você não vai querer digerir nada depois de ver como isso realmente funciona. O vídeo está em inglês, mas abaixo você confere um resumo desse processo fascinante.

O processo da digestão

Tudo começa na boca. Nossos dentes mastigam a comida. As glândulas presentes debaixo da língua liberam saliva, a fim de ajudar a quebrar os alimentos – e também a lubrificá-los, facilitando sua jornada de doze horas e quatro metros do estômago para o intestino delgado e finalmente para o grosso.

processo de digestao 3

Uma vez que engolimos a comida, uma contração muscular chamada peristalse é o que a mantém em movimento dentro do corpo. É algo tão forte que podemos até mesmo comer de cabeça para baixo.

Já mastigada, essa comida chega ao estômago por um buraco no seu topo. Os músculos do estômago a amassam ainda mais, a fim de torná-la líquida. Isso tudo com a ajuda de ácidos, que só não destroem o próprio órgão porque suas paredes são protegidas com muco. (No caso das úlceras, por exemplo, é exatamente isso que acontece: tais ácidos digerem partes do próprio estômago).

processo da digestão vídeo

O estômago demora mais ou menos uma hora para fazer seu serviço, liberando a comida por um buraco chamado esfíncter pilórico. Através dele, o alimento entra no intestino delgado, que vai absorver a maioria dos seus nutrientes.

processo de digestao 2

Primeiro, o pâncreas libera um suco que neutraliza os ácidos do estômago. Em seguida, a bile do fígado quebra a gordura em pequenas gotas, a fim de ajudar na absorção. Depois de uma hora e meia, o intestino delgado já aproveitou quase tudo de que precisava da comida. O resto terá que ser descartado.

O que sobrou entra no intestino grosso pelo esfíncter ileocecal, uma válvula que impede que a comida volte para o local de onde veio. Nesse último passo, o que vai acontecer com a mistura de restos de alimentos e células mortas?

processo de digestao 4

O principal objetivo do intestino grosso é extrair água dessa mistura, além de bactérias (não as que nos fazem mal, e sim aquelas que vivem no nosso organismo e nos ajudam a quebrar carboidratos que caso contrário não conseguiríamos digerir).

Finalmente, depois de cerca de doze horas, expelimos em forma de fezes o que sobreviveu a esse processo exaustivo. Vou te poupar dos detalhes, visto que esta é uma parte da digestão com a qual você provavelmente está bem familiarizado. Da próxima vez que for dar descarga, pare antes para refletir todo o trabalho que corpo teve para chegar até aqui. [IFLS]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 3,00 de 5)

1 comentário

  • Cesar Grossmann:

    Pense em uma pessoa arrogante, e cheia de si. Veja o que ela tem por dentro…

Deixe seu comentário!