Estudo revela: Exercício à tarde é mais eficaz para controle do diabetes tipo 2

Por , em 7.08.2023

Um estudo recente descobriu que pessoas com diabetes tipo 2 podem gerenciar efetivamente os níveis de açúcar no sangue ao se exercitarem à tarde em vez de pela manhã. A pesquisa, conduzida por uma equipe de cientistas do Brigham and Women’s Hospital e do Joslin Diabetes Center, envolveu mais de 2.400 indivíduos com sobrepeso diagnosticados com diabetes tipo 2.

Os pesquisadores monitoraram a atividade física dos participantes usando um dispositivo de registro de acelerometria na cintura, que mede movimentos e vibrações. Após analisar os dados do primeiro ano do estudo, a equipe descobriu que aqueles que praticavam atividades físicas “moderadas a vigorosas” à tarde experimentaram a maior diminuição nos níveis de glicose no sangue.

O estudo enfatizou que atividades “moderadas” incluem caminhada rápida, badminton recreativo e cortar grama com um cortador de energia, enquanto atividades “vigorosas” englobam caminhadas rápidas, jogos de basquete ou futebol ou ciclismo a uma velocidade de 14-16 milhas por hora. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, as pessoas podem determinar se estão se exercitando em um nível aeróbico moderado se conseguirem conversar, mas não cantar sua música favorita durante a atividade.

Ao analisar os dados do quarto ano do estudo, os pesquisadores observaram que os participantes que se exercitavam à tarde mantinham níveis mais baixos de glicose no sangue e tinham maior probabilidade de reduzir ou interromper a medicação para diminuição da glicose.

O diabetes tipo 2 é a forma mais comum de diabetes e ocorre quando o corpo se torna resistente à insulina ou não produz insulina suficiente. Está associado a fatores como idade avançada, obesidade, histórico familiar, inatividade física e raça/etnia. Pessoas com diabetes estão em risco de várias complicações, incluindo danos nervosos, problemas de visão e audição, doenças renais, doenças cardíacas e morte prematura.

Embora o estudo forneça informações valiosas sobre os benefícios do exercício à tarde para pessoas com diabetes tipo 2, ele apresenta certas limitações, pois não avaliou o sono ou a dieta. O Dr. Roeland Middelbeek, investigador assistente no Joslin Diabetes Center, afirmou que os resultados sugerem que o momento pode desempenhar um papel no gerenciamento do diabetes, e pesquisas adicionais podem levar a recomendações de exercícios personalizadas.

A Dra. Lucy Chambers, chefe de comunicações de pesquisa da Diabetes UK, comentou sobre a importância do estudo, destacando a importância da atividade física regular para o controle dos níveis de açúcar no sangue e a redução do risco de complicações relacionadas ao diabetes. Ela enfatizou a necessidade de pessoas com diabetes tipo 2 encontrarem uma rotina de exercícios que gostem e possam manter a longo prazo.

O artigo aborda uma pesquisa que traz novas perspectivas sobre o gerenciamento do diabetes tipo 2 por meio da prática de exercícios físicos. Com base em dados de mais de 2.400 participantes com sobrepeso e diagnosticados com a condição, o estudo destaca que a atividade física moderada a vigorosa realizada no período da tarde resultou em significativa redução nos níveis de glicose no sangue. Além disso, a pesquisa ressalta a importância de encontrar um regime de exercícios que seja prazeroso e sustentável a longo prazo para garantir benefícios contínuos na saúde e no controle do diabetes.

Os resultados do estudo foram publicados na revista Diabetes Care. [CNN]