Explosão solar tem o tamanho de 10 planetas Terra

Por , em 7.05.2012

O astro rei deu mais uma amostra de seu poder. Uma explosão espetacular – como não se via há anos – foi registrada pelo Observatório Dinâmico do Sol, da Agência Espacial Norte-Americana (NASA). Devido a essa explosão, parte do espaço recebeu um lindo jato curvado de plasma superquente, o que rendeu ótimas fotos e um vídeo surpreendente.

Segundo dados da NASA, a explosão foi classificada como M1 (moderada) na escala de tempestades solares, que é utilizada para mensurar a força das explosões.

“Tais erupções como a registrada são frequentemente associadas com explosões solares e, nesse caso, uma explosão ocorreu ao mesmo tempo”, a NASA afirmou oficialmente. “Mas a direção do material expelido não passa pela Terra”.

Quando ficam apontadas em nossa direção, fortes explosões solares fortalecem as auroras – fenômeno conhecido como as luzes do extremo norte e do extremo sul.

De acordo com o físico Luke Barnard, da Universidade de Reading, no Reino Unido, foi reportado, desde o mês passado, um aviso de que uma mudança no campo magnético do sol está prestes a ocorrer nas próximas décadas. “Isso levaria a uma significativa diminuição no número de eventos explosivos no sol”, explica Barnard.

Confira o vídeo! [DailyMail]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

6 comentários

  • Alberto Campos:

    Uma coisa que eu acho interessante é que estas explosões deixam um rastro de um campo magnético e este campo é visto em negro (manchas negras do sol), indicando, com isto que os campos magnéticos desviam a luz e é isto que deve acontecer também com o buraco negro de uma galáxia e não a força de gravidade impedir que a luz saia de lá, como alegam os cientistas.

  • Andre Luis:

    Incrível este video! Eu tenho uma dúvida, estes videos das explosões solares são videos com velocidade acelerada ou as explosões solares ocorrem nesta velocidade mesmo?

    • Bruno L. Rocha:

      Exatamente como eu havia pensado. Se a explosão foi 4 vezes maior que a Terra, foi mais rápida que a luz. Creio que os vídeos sobre explosões solares sejam acelerados mesmo.

    • Bruno L. Rocha:

      Corrigindo. 10 vezes maior que a Terra.

  • Paulo Eduardo:

    Sensacional!!

  • Fernando Fernandes da Silva:

    Assombroso! Magnifico! Espectacular! Impressionante!
    Ao ver a foto em detalhe de cima, voces podem notar dois rostos de duas pessoas coincidentemente.

Deixe seu comentário!