Felicidade de ser mãe ou pai é pura ilusão

Por , em 23.03.2009

Com o dia das mães chegando, um economista da Universidade de York está dizendo por aí que a alegria que as pessoas sentem quando têm um filho é ilusão.

Nattavudh Powthavee oferece uma explicação para uma descoberta surpreendente da “ciência do bem-estar”. Ter filhos não aumenta nosso nível de felicidade.

“Cientistas sociais não encontraram quase nenhum elo entre a felicidade e a maternidade/paternidade. Em um estudo recente de adultos britânicos, por exemplo, descobrimos que pessoas com ou sem filhos têm o mesmo nível de satisfação com a vida. Estudos nos EUA mostraram que pais são até menos felizes do que pessoas que não têm filhos” declara o economista.

A crença popular de que ter filhos faz as pessoas mais felizes pode ser explicada por “ilusão concentrada”, de acordo com Powthavee. “Quando imaginamos a sensação de ter um filho, tendemos a nos concentrar mais nas partes boas do que nas partes ruins. Isso porque acreditamos que pequenas experiências felizes, como ver o primeiro sorriso do filho, ou vê-lo se casando, trarão a felicidade eterna quando, na verdade, elas representam apenas um momento alegre” argumenta.

“Na realidade, raramente pensamos nessas experiências de forma diária, simplesmente porque não lembramos delas todos os dias. Em vez disso, os pais se concentram em atividades necessárias para a criação e a educação da criança, como levá-la para a escola todos os dias, ficar atento à sua alimentação, cuidar de sua saúde, etc. Essas atividades não tão agradáveis impactam no nosso nível de satisfação todos os dias, ao invés dos eventos felizes e significativos” conclui Powthavee.

Em uma nota pessoal parece que talvez a chave real para ser mais feliz ao formar uma família esteja em recordar, refletir e pensar sobre os grandes benefícios de ser responsável pela gênese de desenvolvimento de uma nova vida humana. Isso nos torna, inclusive, melhores pais.

Eu posso dizer com convicção que — apesar de tooodo o trabalho — ser pai não só me torna mais satisfeito com minha própria vida, mas também me torna um ser melhor, pois antes de ensinar uma qualidade moral para meu filho devo possuí-la. Mas quem tem a ilusão de que ter um filho lhe tornará mais feliz, sem ter nenhuma idéia do preparo necessário para a grande tarefa de ser docente de um novo ser está simplesmente tendo sonhos egoístas e ter um bebê ou um carro novo daria na mesma. Depois da excitação dos primeiros momentos com a nova ‘propriedade’ o tédio retornaria.

Há uma alegada passagem da vida de González Pecotche em que ele teria afirmado: “Para as crianças os pais são a imagem da perfeição, é responsabilidade dos pais realizar esta imagem.” [Science Daily]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

11 comentários

  • Rabbit Hole:

    Acho que o que dá felicidade aos pais quando têm um filho é o amor incondicional que passam a sentir. Muitos pais dizem que só souberam o que era amor verdadeiro quando tiveram um filho.Isto quer dizer que um filho pode ser um catalizador daquilo que nós temos de melhor, mas não é o único. Nós podemos sentir amor incondicional por qualquer ser vivo ou até mesmo pelo mundo inteiro(amor universal).

  • Marina Villanova:

    Ter um filho traz felicidade sim torna a sua vida mais suave e prazerosa!! se ele vier em circunstancias muito ruins aí sim pode ser que a coisa se torne difícil porém em muitos casos ter um filho que amamos de verdade ,nos dá força para continuarmos nossas lutas, mais obviamente que um pai ou uma mãe egoísta e auto centrados jamais pensarão assim nem todos tem vocação para cuidar de um filho pois envolve altruísmo vcs tinham que ter vergonha de publicar esse tipo de matéria totalmente dispensável!!!!esse cara é um idiota e provavelmente muito infeliz.

  • Claudia Fazzio:

    Fui mãe solteira e achei a experiência bastante sofrida e traumatizante, passei mal os nove meses, achei que seria mais fácil, ah se as mães contassem a verdade á suas filhas acho que muitas desistiriam, pelo incomodo mesmo, principalmente no final de uma gravidez , é dureza !!!!
    Depois vem os anos dourados, mais quando a adolenscencia vem, aí sim o bicho pega !
    Filho é muito bom, mais serão o resto da vida ( de uma certa forma ) dependentes, melhor pensar mil vezes antes de tê-los.

  • vernanda:

    O único problema de não ter filhos é ter ouvidos. Ficar escutando besteira de gente preconceituosa é o fim.

  • Ronaldo:

    Concordo plenamente com o autor. E digo mais: quem tem filhos agradeça a Deus por tê-los; e quem não tem agradeça por não tê-los. Tudo na vida tem seu lado positivo e negativo, tudo na vida tem vantagens e desvantagens. Por que eu serei menos feliz por não ter filhos? Eu posso não ter as alegrias que um filho proporciona aos pais, mas também não vou ter as tristezas. Os pais se alegram e sofrem com os filhos. Se o filho termina uma faculdade, os pais se alegram. Se o filho fica doente, os pais se entristecem. Se o filho faz um bom casamento, os pais se alegram. Se o filho termina seu casamento, os pais se entristecem. Se o filho consegue um bom emprego, os pais se alegram. Se o filho é mandado embora do emprego, os pais se entristecem. E por aí vai. E eu, como não tenho filhos, estou livre da pior tristeza que pode acontecer a um ser humano, que é a perda de um filho. Disso eu tenho certeza de que não vou sofrer. Dizem que ter filhos é bom, mas também dizem que é uma preocupação para o resto da vida. E além de tudo isso que eu disse, eu sei que felicidade é uma coisa interior, não pode ser projetada em nada fora de nós mesmos. Um abraço a todos.

  • Daia:

    Na minha opinião um Filho pode sim trazer felicidade……..Eu fui mãe solteira, sofri pra caramba mais o meu esforço foi recompensado o meu filho me tornou uma pessoa Feliz…o amo de mais não tem nem como explicar este amor!! agradeço a Deus todos os dias por ter me dado um presente tão Maravilhoso como o Kauan!!!

  • daniela:

    Minha filha fez 1 ano e é uma experiência muito linda, nos torna seres melhores. Ter filho só por ter é roubada, óbvio. Idealizar que os filhos vão tirar você do tédio é mesmo ilusão. Sinto muito pela Joana, mãe do menino alcoólatra. O futuro, só a eles, filhos, lhes pertence…

  • reginaldo:

    Temos filhos por uma questão genetica do processo historico da especie humana, mas nos relacionamos não pensando em ter filhos, no primeiro momento vem a ideia a dois. E isto vem se consolidando mais com a sociedade contemporanea. os filhos e uma sublimação que fortalece os laços conjugais.

  • juana:

    Certos filhos sentem prazer em fazer os pais sofrerem. Dão preocupação. Alguns tendem a seguir o mundo das drogas, da prostituição. Muitas vezes procuram más companhias. Muitos saem pra festas e chegam altas horas, correndo risco de serem assaltados e se tiverem costume de consumir bebida alcóolica podem até sofrer um acidente fatal. Os pais de certas pessoas nunca terão felicidade se viverem preocupados com o que pode acontecer aos filhos. Eu sou mãe e meu filho é álcolatra..já perdeu vários empregos e sofreu vários acidentes…eu o amo muito…mas meu coração é só dor…

  • adilson:

    Economista… inglês….. e provavelmente sem filhos….. será que da pra confiar?

  • Naudelino:

    Quando o casal não e felis não vai ser o filho que vai trazer essa felicidade. Pelo contrario vai piorar ainda mais.

Deixe seu comentário!