Foto: anêmona-do-mar consome ave marinha

Por , em 11.05.2014

Em uma bela tarde, ao fuçar seu arquivo de fotos, a oceanógrafa Kim Martini encontrou uma imagem estranha – nela, algo azul arroxeado parecia ser atacado por uma planta verde limão.

O que estava acontecendo?

Simples. Conforme sua colega de trabalho, Lisa Guy, explicou, era um filhote de ave marinha sendo consumido por uma anêmona-do-mar.

Lisa, que pesquisa ecossistemas marinhos no Instituto Conjunto para o Estudo da Atmosfera e do Oceano (EUA), até publicou um artigo sobre o incidente horrível na revista Marine Ornithology, chamado “Giant Green Anemones Consume Seabird Nestlings On The Oregon Coast”.

A razão pela qual o fato é tão incrível e merece um artigo científico é que é um exemplo de um predador sendo consumido por um animal que não parece fazer absolutamente nada de bom no mundo.

Anêmonas geralmente só são retratadas como “coisas grudadas em rochas” ou “coisas que agitam os tentáculos lentamente nas correntes oceânicas”, mas a brutal fotografia desmente essa noção inocente e mostra a verdadeira natureza predatória desses cnidários, as gigantes anêmonas verdes, encontradas na costa de Oregon, nos EUA.

Esses monstrinhos são conhecidos por comer peixes pequenos, crustáceos e moluscos, de acordo Lisa, e agora podemos adicionar pintinhos aquáticos à essa lista.

Não é possível dizer se o animal estava vivo ou morto quando ficou preso na anêmona, mas devido a seu estado de decomposição, estava provavelmente morto há dois dias antes de ser encontrado. Independentemente disso, quando a foto foi tirada, ele estava definitivamente sendo comido pela anêmona.

Pior: há uma foto de outra anêmona consumindo uma perna decepada de gaivota.

doydugafpjrgpnfwdbyh