Fotos: A última missão de reparo do Hubble

Por , em 18.05.2009

O Telescópio Espacial Hubble é uma antiga maravilha da tecnologia moderna. Parece paradoxal, mas ele é antigo, pois já tem 19 anos e equipamentos da década de 1980 e é uma maravilha da tecnologia moderna por ter nos mostrado aspectos sobre o cosmos que nenhum astrônomo ou autor de ficção científica sequer imaginou.

Cientistas já estão trabalhando no substituto do Hubble, muito mais poderoso, que será lançado nos próximos anos, mas até lá temos que espremer do velho satélite-telescópio todas as misteriosas maravilhas do universo que possamos enxegar. Para isso a NASA lançou a última missão de reparo, com sete astronautas, no último dia 11, para prolongar sua vida útil. Eles completaram os reparos em quatro caminhadas espaciais e além de aumentarem o seu tempo de vida útil também expandiram sua capacidade com a instalação de novos equipamentos. Veja a seguir algumas fotos e vá ao site Big Picture (traduzido automaticamente) para ver a galeria completa.

missão de reparo hubble missão de reparo hubble missão de reparo hubble missão de reparo hubble missão de reparo hubble missão de reparo hubble

• The Solar System:

Os astronautas estavam querendo fotografar coisas iluminadas pelo Sol, portanto usavam filmes pouco sensíveis, pouca abertura e tempo de exposição de frações de segundo. Usualmente, estrelas só começam a aparecer com exposições de um segundo ou mais, o que já seria o bastante para os objetos iluminados começarem a queimar o filme. Resumindo: ou eles fotografavam a paisagem e perdiam as estrelas, ou fotografavam as estrelas e queimavam o filme no lugar onde estava a paisagem. Não podia haver ambos na mesma foto.

É por este mesmo motivo que também não se vê estrelas nas imagens de outras missões espaciais, quer tenham ocorrido antes ou depois das Apollo.

Por isso não vemos estrelas no espaço.

• Luan Carlos:

éh verdade onde se ausentam as estrelas?

• alberto barros:

apenas uma obs: na realidade o grande universo sempre foi o começo de tudo que há cada vez que leio ou vejo fotos ou algo relativo ao que se refere a astronomia fico cada vez mais fisurado por qualquer artigo que ao grande misterio a grande pergunta como começou a vida um grande abraço a quem se intereça por materias a este respeito……….

• leonardo:

Realmente fantastico, só queria saber se alguem poderia me dizer pq não se vê estrelas no fundo das fotos?Como estão no espaço deveria ser bem mas visível !?Ou não ?

• jose ivan cardoso dos santos:

parabens voces sao demas

• Hawk:

Lindas imagens.

Vi ontem na internet que um dos astronautas furou a luva consertando o Hubble, mas não atingiu a parte interna da luva.