Fusão de galáxias é capturada pelo Hubble

Por , em 31.10.2012

A foto acima mostra a galáxia NGC 2623, que é na verdade um par de galáxias em processo de formar uma só.

O telescópio Hubble fotografou a fase final dessa titânica fusão de galáxias. Elas estão a cerca de 300 milhões de anos-luz de nós, na constelação de Câncer.

E por que acontecem fusões de galáxias? No espaço, as galáxias não ficam igualmente espaçadas: elas se reúnem em grupos ou pequenos aglomerados, unidos pela atração gravitacional (e governadas por ela).

Nessa dança gravitacional, é comum que duas galáxias sejam mutuamente atraídas e acabem passando por um processo de fusão. Essa colisão e fusão demoram milhões ou até bilhões de anos.

No caso da NGC 2623, o encontro violento entre as galáxias gigantes tem produzido uma região de formação de estrelas perto de um amplo núcleo luminoso, ao longo das “caudas” vistas na imagem.

As caudas opostas cheias de gás, poeira e jovens aglomerados de estrelas azuis se estendem por mais de 50.000 anos-luz a partir do núcleo já mesclado das galáxias.

Provavelmente provocado pela fusão, um buraco negro supermassivo comanda a atividade na região nuclear. A formação de estrelas e seu núcleo galáctico ativo fazem da NGC 2623 brilhante em todo o seu espectro.

A imagem também mostra galáxias de fundo ainda mais distantes, espalhadas pelo campo de visão do Hubble.

Veja também a foto da NGC 6240, uma colisão entre duas galáxias ricas em gás que se fundiram a 330 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Ofiúco. O fenômeno nos permite ter uma ideia de como a fusão de nossa galáxia com a galáxia Andrômeda vai parecer para um observador em outro ponto do universo.[NASA]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 4,67 de 5)

5 comentários

  • Jessica Mapo:

    Há! Como eu queria poder observar nossa galáxia se fundindo com Andromeda, porém, a humanidade e o próprio sistema solar já não existirão mais, infelizmente.

  • Paulo Galliza:

    Como ficam reorganizadas as Galáxias após uma colisão?

  • Paulo Galliza:

    A Humanidade sobreviveria a essa colisão da Via Láctea com Andrômeda?

  • Andre Luis:

    A fusão da nossa galáxia com Andrômeda deverá ser um verdadeiro espetáculo!!!!

  • Gargwlas Gargw Gargwlas:

    “O fenômeno nos permite ter uma ideia de como a fusão de nossa galáxia com a galáxia Andrômeda vai parecer para um observador em outro ponto do universo.”

    estou preocupado em como vai ser esse fenômeno visto daqui…

Deixe seu comentário!