Galáxias colidindo [Papel de Parede]

Por , em 21.07.2008

A imagem acima mostra a verdadeira Ultimate Fighting. Os maiores objetos conhecidos pelo homem dentro do universo são as galáxias. Um galáxia pode possuir bilhões de estrelas. Mas o que acontece quando elas colidem entre si?

As galáxias espirais NGC 5426 e NGC 5427 estão perigosamente próximas uma da outra, mas ambas devem sobreviver a esta colisão. Comumente, quando galáxias colidem, uma galáxia maior engole outra muito menor, ou até podem levar a expulsar o massivo buraco de uma delas para o espaço vazio. Só podemos esperar que não haja nenhum planeta habitado ali no meio.

Neste caso, ambas são bem similares. Cada uma delas é uma espiral, com braços expansivos e um centro compacto. Enquanto elas lutam, durante as próximas centenas de milhões de anos, suas estrelas internas dificilmente irão colidir, no entanto novas estrelas se formarão no aglomerado de gás causado pelas ondas gravitacionais.

Ao olhar a imagem acima — feita pelo Gemini-South Telescope, no Chile — em detalhes podemos ver uma ponte de material momentaneamente conectando os dois colossos. Esta ponte se estende por 130 mil anos-luz e está a aproximadamente 90 milhões de anos-luz de distância na direção da constelação Virgem.

É bem possível que a nossa própria Via Láctea irá sofrer uma colisão similar com Andrômeda, a nossa galáxia vizinha. Mas não há motivos para alarme, pois há chances muito maiores de um asteróide atingir a Terra antes disso. Pois essa colisão galáctica deve acontecer daqui a cerca de cinco bilhões de anos.

Baixe esta imagem nas resoluções:

Baixe aqui outros estonteantes papéis de parede para o seu computador

Após a imagem baixar completamente clique nela com o botão direito do mouse e selecione a opção “Definir como papel de parede” ou “Definir como plano de fundo”. [Astronomy Picture of the Day]

• Edemilson Lima: