Gigante mancha no sol desencadeia erupção solar

Por , em 8.11.2011

Uma poderosa erupção solar irrompeu na última quinta-feira, 3 de novembro, a partir de uma mancha na superfície do sol extremamente larga, sendo uma das maiores vista em anos. A erupção foi classificada como um dos mais potentes tipos de tempestades que nossa estrela pode desencadear.

A erupção desencadeou algumas interrupções nas comunicações de rádio na Terra cerca de 45 minutos mais tarde. A sonda da NASA Solar Dynamics Observatory (SDO) e uma nave espacial observaram o sol, tiraram fotos e fizeram vídeos da erupção durante a grande tempestade solar.

Uma erupção é uma poderosa liberação de energia que ilumina o sol, e é frequentemente associada com uma área de maior atividade magnética na superfície solar. Esta atividade magnética também pode inibir o fluxo de calor para a superfície em um processo chamado de convecção, que cria áreas escuras e bem mais frias do que o restante da superfície do sol, chamadas de manchas solares.

Mais tarde em outra área do sol, no mesmo dia da erupção, uma explosão de partículas carregadas, chamada ejeção de massa coronal, foi liberada a partir da superfície. Esta erupção veio do lado de trás do sol e é voltada em direção ao planeta Vênus, por isso não representa nenhum risco para a Terra.

A NASA foi capaz de observar tanto a ejeção de massa coronal como a erupção solar porque tem um conjunto de sondas de observação do sol que captam várias direções o tempo todo. E esses recentes acontecimentos no sol fazem parte de um crescente aumento de atividades em nossa estrela ultimamente, já que seu ciclo de maior atividade acontecerá por volta de 2013. [Space]

• Anderson Thiago:

Oi. Estamos em 2013 e nada aconteceu, abraços!

• jader pereira:

o sol sempre teve tempestades solares cada decada tem o seu fluxo normal e com fosse uma menstruaçao normal.agora vem a publico um monte de otarios apocaliticos falndo sobre 2012 e de mais para minha cabeça.

• Ignorante:

Tempestade solar, aquecimento global, catástrofes climáticas, inversão dos pólos, asteróides, chuva de cometas, explosão de raios cósmicos, periódicas extinções em massa, efeito estufa, camada de ozônio, aumento de vulcanismos e terremotos, doenças emergentes, crise econômica mundial, crescimento populacional e guerra nuclear.

Juntem tudo, seus imbecis, articulem todos os modelos teóricos da geologia, paleontologia, política, geografia, história, sociologia, astronomia etc. e verão que o que David Morrison e seus lacaios estão rosnando é pura bobagem. A conversa é sempre a mesma: “não há motivos para pânico, não se preocupem, nada afetará a Terra”.

Nâo percebem que é tudo mentira? Estamos por um fio, nossa existência está à beira da extinção.

• Luz:

Se o Astro Rei tiver uma tempestade, sem dúvida o magnetismo dele afeta o planeta terra inteiro. Pois ele é provedor de vida na terra.
    Como pode um cientista dizer que não afeta em nada. Creio que qualquer movimento dele nos influencia até mesmo em nossa mente humana e também em animais plantas e até mesmo impregna os objetos inanimados.
    Impossível é não haver nenhuma influência quando ocorre erupções solares, isso sim é inadmissível.
    Existem sim, graus de como afeta aqui, pode ser menos ou mais sentidos.
    As vibrações do Sol simplesmente movem o sistema solar.

• joana:

bom nao tenho muita criteca os cientestas sabem o que fazem so sei que ha muito pouco a se fazer contra as forças da natureza quando ela se infurece e inevitavel os humanos nao podem fazer nada so sei dezer que esse mundo me facina e nao devemos brincar com ele……..

Realmente um mont~~ao de problemas que o ser humano pratica na Terra pode afetar o Sol. (brincadeira com aqueles que acreditam naquilo que os convêm)

Erupções solares são preocupantes pelos estragos que fazem ao mundo civilizado. Mas se você quer perder o sono pra sempre, procure saber sobre ejeção de raios gama das supernovas – e parece que estamos na mira de uma –. Como diria o Didi Mocó: que meda!

• Denzel:

o sol ficou com gazes e ai ja sab neh…

Acho que você é que comeu batata doce assada.

• Mly:

É a Fênix acordando… 2012 se aproxima!! Fujam para as colinas enquanto podem!!

Esperemos os Sol virar cinzas primeiro para a Fênix acordar e despertar sua consciência.

• Rafael Andrette:

“Gigante mancha no sol” (sic)

Titulo muito mal traduzido, “Mancha gigante no Sol” seria mais adequado mantendo a ordem gramaticalmente correta de adjetivo e substantivo, “Sol” também deve estar em maiúscula, por se tratar de nome próprio do nosso sol.

• Christovam Pessoa:

Ciclo Solar

É sabido que os ciclos solares em média se alteram a cada 11 anos, em 2012 este ciclo deveria ter seu ápice, ou seja, as explosões também chamadas de ejeções solares, estariam no ponto máximo. Esta previsão de 2012, está se alterando para 2013.
    Caso isso ocorra, disturbios eletro magnéticos afetarão nossos sistemas eletrônicos, apagões, alteração nos sinais de telecomunicação em geral. Se ocorrer uma imensa ejeção solar,a população seria afetada, devido a fortíssima chegada de raios gama, raios estes capazes de alterar nosso DNA.O Sol é Vida mas pode se tornar um inimigo implacável.

Em filmes, vemos asteroides ameaçar a vida humana e serem desviados ou explodidos no espaço. Mas o que nem os filmes se atrevem a questionar é que contra a fúria do Sol não há defeza, é aí que o bicho pega. Uma explsão solar pode ejetar uma proeminência gigante no espaço e se só prejudicar nossas comunicações demo-nos por felizes. Nada mais justo que o provedor da energia para a vida seja o seu carrasco no futuro.

Nah, teve filme em que os americanos já acenderam o Sol que estava se apagando…