Homens e mulheres enxergam o mundo de maneira diferente?

Por , em 9.09.2012

Você acha que homens e mulheres têm uma perspectiva diferente do mundo? A ciência já tem uma resposta para isso.

Porém, ela não é psicológica. O que um novo estudo da Universidade da Cidade de Nova York (EUA) descobriu é que os dois sexos têm literalmente uma visão diferente do mundo.

Por exemplo, os homens têm uma maior sensibilidade a pequenos detalhes e objetos em movimento rápido. Já as mulheres são melhores em distinguir entre as cores.

Fisicamente diferentes

Os pesquisadores já sabiam que os sexos exibiam diferenças nas funções sensoriais. O córtex cerebral (região do nosso cérebro) tem um número muito elevado de receptores de testosterona, o que pode ser uma base para as diferenças entre homens e mulheres quanto aos nossos sensos.

Por exemplo, a audição tem claras diferenças de sexo (relacionadas aos níveis de testosterona). De todos os principais sistemas sensoriais, apenas a visão não tinha ainda sido examinada em busca de diferenças entre os sexos, o que, segundo os cientistas, é surpreendente, porque o lobo occipital (nossa área primária de projeção visual) pode ter a maior densidade de receptores de testosterona no córtex.

Sendo assim, eles examinaram funções visuais básicas em homens e mulheres com visão normal, em busca de diferenças.

Quando os voluntários foram solicitados a descrever cores mostradas a eles dentro de todo o espectro visual, os pesquisadores notaram que a visão de cores dos homens era “desviada”. Eles precisavam de um comprimento de onda ligeiramente mais longo para observar a mesma tonalidade que as mulheres.

Eles também eram menos capazes de discriminar entre as cores, ou seja, para os homens, é como se o espectro de cores fosse “menor” (talvez seja por isso que carmim, escarlate, coral, salmão, vinho, etc., para eles é tudo “vermelho”, mas nós, mulheres, sabemos que não são).

Os pesquisadores também usaram uma imagem de barras claras e escuras para medir a sensibilidade ao contraste dos participantes. Essas barras podiam ser horizontais ou verticais, e os voluntários tinham que dizer qual delas eles estavam vendo. Mas, em cada imagem, quando as barras claras e escuras eram alternadas, a imagem parecia tremer.

Variando a rapidez com que as barras eram alternadas, ou quão próximas elas ficavam, os pesquisadores descobriram que, a taxas mais lentas de mudança de imagem, os observadores perdiam a sensibilidade quando as barras eram próximas, e ganhavam sensibilidade quando as barras eram afastadas.

Quando a mudança de imagem era mais rápida, ambos os sexos eram menos capazes de adivinhar corretamente as imagens. Ainda assim, em geral, os homens eram mais capazes de “resolver o quebra-cabeça” com imagens mais rápidas e mais próximas.

Conclusão: como com outros sistemas sensoriais, existem diferenças marcadas na visão dos sexos. Os pesquisadores acreditam que a testosterona desempenha um papel importante, levando a conectividades diferentes em homens e mulheres.

As mulheres têm uma melhor visão de cores, e os homens têm sensibilidade significativamente maior para detalhes e estímulos em movimentos rápidos, o que os cientistas acreditam ser consistente com os papéis sexuais em sociedades de caçadores-coletores (da qual nós evoluímos).[io9, BSD 1 e 2]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • Daaniel Caarlos Coelho:

    Um pouco diferente? Totalmente diferentes.
    Mulheres sente emoções mais intensamente, elas veem tudo mais bonito, o mundo pra elas é “mágico”.

    • Isaac Lucas:

      Acho que a questão aqui não é essa.

  • Rodrigo Piedade:

    Só imagino se alguém que tenha mais hormônios fique com os sentidos melhores, seria esse um jeito de melhorá-los talvez ??? pior que isso meio que acontece comigo tenho mais testosterona que o normal 21 pontos a mais na verdade e realmente sinto cheiros e aromas melhor que os outros audição capta ruídos e sons melhores já salvei algumas pessoas de carros assim e fora que a reação do corpo a qualquer estimulo físico se torna mais intensa situações de perigo me são agradáveis até… mas melhor não passar por elas, sempre que posso fujo dessas situações.afinal acidentes são acidentes. ah eu ja fui no medico para ver isso eu poderia me tornar mais agressivo com mais testosterona mas como sou “zen” e tenho ótimo ego para lhe dar com as situações então ele achou melhor não mexer em hormônios afinal coisas piores podiam acontecer

    • felipehm:

      Que legal cara, você é o super homem! Deve ser por isso que todos os homens que fazem o uso de anabolizantes também salvam as pessoas (não so de carros, mas de bandidos tbm, com seus superpoderes). O mais interessante é que os seus hormonios em excesso além de aguçaram seus sentidos, te deram a aparencia fisica de alguem com testosterona alta: Barba, musculos e formato do rosto. Estou indo agora na farmacia comprar testosterona sintetica!!!!!

  • Jr_7:

    Verdade! Achei uma imagem que combina que combina perfeitamente com essa matéria

Deixe seu comentário!