Quantidade inacreditável de insetos é consumida por pássaros todos os anos

Por , em 11.07.2018

Existem quase 10.700 espécies de aves no mundo. A maioria delas, mais de 6.000 espécies, são insetívoras, ou seja, animais que dependem principalmente de insetos como presas. Uma análise de mais de 100 estudos sobre os hábitos alimentares destes animais, feita por zoólogos da Universidade de Basel, na Suíça, da Universidade de Utah e da Universidade de Illinois, nos EUA, e da Universidade de Koç, na Turquia encontrou um número impressionante: estas aves comem entre cerca de 400 a 500 milhões de toneladas de insetos todos os anos.

5 aves com habilidades que deixam super-heróis no chinelo

Segundo o portal Phys.org, essa quantidade é equivalente ao que a população humana de todo o mundo consome em carnes e peixes todos os anos. Este número absurdo mostra que estas aves, que correm risco de extinção, são essenciais para o equilíbrio da vida na Terra.

“As aves são uma classe de animais em extinção porque estão fortemente ameaçadas por fatores como arborização, intensificação da agricultura, disseminação de pesticidas sistêmicos, predação por gatos domésticos, colisões com estruturas feitas pelo homem, poluição luminosa e mudanças climáticas”, diz o principal autor da análise, Martin Nyffeler, pesquisador da Universidade de Basel, na Suíça, ao portal Sci-News.

“Se essas ameaças globais não puderem ser resolvidas em breve, devemos temer que os serviços ecossistêmicos vitais que as aves proporcionam – como a supressão de pragas de insetos – sejam perdidos”, alerta.

A quantidade de insetos que estas aves consomem é ainda mais incrível quando é comparada com o peso do número total de aves insetívoras no mundo. A equipe estima que as aves insetívoras do mundo têm um peso total relativamente baixo em relação ao que elas consomem, de cerca de 3 milhões de toneladas.

Aves enxergam o campo magnético da Terra, e agora sabemos como

“O valor comparativamente baixo da biomassa global de aves silvestres pode ser parcialmente explicado por sua baixa eficiência de produção”, disse Nyffeler. “Isso significa que a respiração consome muita energia e deixa apenas cerca de um a dois por cento (da alimentação) para ser convertida em biomassa”.

Escala global

Aves ativamente caçam insetos especialmente durante a época de reprodução, quando precisam de presas ricas em proteínas para alimentar seus filhotes. “A população global de aves insetívoras consome anualmente tanta energia quanto uma megacidade do tamanho de Nova York”, observa Nyffeler. “Elas obtêm essa energia capturando bilhões de insetos herbívoros potencialmente prejudiciais e outros artrópodes”.

O principal habitat das aves insetívoras são as florestas. Estas são responsáveis por 70% do consumo anual de insetos por aves, cerca de 300 milhões de toneladas por ano. Aves nas savanas, campos, plantações, desertos e na tundra ártica são contribuintes menos significativos: elas comem cerca de 100 milhões toneladas de insetos por ano.

Além de serem importantes para o equilíbrio do meio ambiente, estas aves, caso desaparecessem, causariam um verdadeiro caos na economia mundial.

11 aves que você não gostaria de encontrar

“As estimativas enfatizam a importância ecológica e econômica das aves insetívoras na supressão de pragas de insetos potencialmente prejudiciais em uma escala global – especialmente em áreas florestais”, disse o Dr. Nyffeler.

“Apenas alguns outros grupos de predadores, como aranhas e insetos entomófagos – incluindo, em particular, formigas predadoras – podem acompanhar as aves insetívoras em sua capacidade de suprimir populações de insetos que se alimentam de plantas em escala global.” [Sci-News, phys.org]