Selfie enviada pela InSight traz boas notícias para a NASA

Por , em 12.12.2018

A sonda InSight da NASA mandou a sua primeira selfie feita em Marte. A espaçonave já havia mandado imagens logo que pousou no planeta vermelho, mas essa é a primeira dela mesma inteira por lá. A InSight usou uma câmera em seu braço robótico para fazer um mosaico composto de 11 imagens que forma a fotografia. Esse é o mesmo processo de imagem usado pela missão Curiosity Rover da NASA, na qual muitas fotos sobrepostas são tiradas e depois unidas. O painel solar da sonda e toda sua estrutura, incluindo seus instrumentos científicos, podem ser vistos sobre o solo de Marte.

A equipe de missão também recebeu imagens do espaço de trabalho da InSight, o terreno logo a frente da espaçonave. Esta imagem é também um mosaico composto por 52 fotos individuais que mostram um espaço de 4×2 metros onde a sonda vai colocar seus instrumentos científicos e coletar dados.

Enormes reservas de água são encontradas por todo o planeta Marte

Segundo matéria publicada no site da NASA, cientistas e engenheiros passarão as próximas semanas decidindo onde, neste espaço de trabalho, os instrumentos da espaçonave devem ser colocados. “Eles então comandarão o braço robótico da InSight para definir cuidadosamente o sismômetro (chamado de Experimento Sísmico para Estrutura Interna, ou SEIS) e a sonda de fluxo de calor (conhecida como Pacote de Fluxo de Calor e Propriedades Físicas, ou HP3) nos locais escolhidos. Ambos funcionam melhor em terreno plano e os engenheiros querem evitar colocá-los em rochas maiores que 1,3 cm”, diz o texto.

O local, a princípio, parece adequado para a exploração da InSight. “A quase ausência de rochas, colinas e buracos significa que será extremamente seguro para nossos instrumentos. Esse pode parecer um pedaço de terra bem simples se não estivesse em Marte, mas ficamos felizes em vê-lo”, diz na matéria da NASA o pesquisador principal da missão InSight, Bruce Banerdt, do Laboratório de Propulsão a Jato da agência.

Objeto superbrilhante é encontrado em Marte