Lago escoa para dentro de buraco até secar completamente

Por , em 18.05.2015

A paisagem vulcânica da região do centro do estado norte-americano do Oregon e da área conhecida como Cascades têm uma série de características peculiares. Entre elas, um buraco que todos os anos drena o Lost Lake (“Lago Perdido”), localizado nas proximidades de um complexo de esqui.

Apesar de um inverno com pouca neve, a água transportada por pequenos riachos da área flui para o Lost Lake, apenas para desaparecer dentro de um grande buraco no lado norte do lago.

Veja abaixo o vídeo que mostra esse fenômeno impressionante:

O buraco está lá desde sempre, de acordo com Jude McHugh, porta-voz do Parque Nacional de Willamette, e é o resultado de um tubo de lava aberto, uma característica geográfica encontrada por toda a região. Tubos de lava são formados quando o fluxo de lava endurece perto da superfície, mas continua a fluir para baixo, mais para perto do interior ainda quente. Se a lava interior flui para fora antes de endurecer, ela deixa para trás uma estrutura de túnel – um tubo de lava – que pode ser aberto para a superfície imediatamente após uma erupção ou por meio de erosão.

McHugh disse que não sabe se a água que flui para o buraco vai parar em algum canal, mas é mais provável que ela se infiltre no subsolo poroso, recarregando o enorme aquífero que alimenta fontes em ambos os lados das Cascades.

Existem vários buracos de tubos de lava de drenagem semelhantes em Fish Lake, localizado a poucos quilômetros a oeste de Lost Lake. Os dois lagos passam por um ciclo sazonal semelhante. “Eles enchem-se no inverno, quando a entrada [de água] é superior à taxa de drenagem, e em seguida secam e viram clareiras”, explica McHugh.

McHugh conta que tem havido uma série de esforços não autorizados para tapar o buraco no Lost Lake ao longo dos anos. Equipes do Serviço Florestal dos Estados Unidos encontraram peças de automóveis, motores e outros detritos no buraco, presumivelmente despejados lá em uma tentativa de impedir a drenagem.

Lago Perdido quando está cheio

Lago Perdido quando está cheio

Jogar qualquer coisa no buraco não é a melhor das ideias. “Se alguém conseguisse ser bem sucedido em tampá-lo – algo que não temos certeza de que pode ser feito -, isso resultaria na inundação di lago e da estrada que passa na região. Este ciclo é uma parte importante de como a estrada foi projetada”, disse ela. [The Blletin, National Geographic]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 3,00 de 5)

Deixe seu comentário!