Pangeia: é assim que o mundo moderno se pareceria se fosse um supercontinente

Por , em 3.06.2013

Quem prestou atenção às aulas de geografia na escola se lembra do Pangeia, o supercontinente que se formou 300 milhões de anos atrás.

Nessa época, os continentes não tinham a configuração atual. Como existia somente uma massa continental, as Américas, a África e a Oceania não eram separadas por oceanos.

Essa massa continental contínua foi denominada de Pangeia, palavra que vem do grego para “toda a Terra”, e era envolvida por um único oceano, chamado de Pantalassa.

Há 200 milhões de anos, o Pangeia se fragmentou e deu origem a dois megacontinentes denominados de Laurásia e Gondwana. Essa separação ocorreu lentamente e se desenvolveu deslocando sobre um subsolo oceânico de basalto.

Mais tarde, esses dois megacontinentes deram origem à configuração atual dos continentes que conhecemos.

O que você vê acima é um mapa do supercontinente Pangeia com as fronteiras geopolíticas contemporâneas. Ou seja, um mapa moderno, com características geológicas que não existiam 300 milhões de anos atrás, com as suas diversas partes deslocadas para a posição geral teriam ocupado antes de Pangeia começar a se “quebrar”.

A imagem incrível começou a circular na internet semana passada graças ao usuário do Reddit “LikeWolvesDo”. Infelizmente, o link da fonte não pode ser encontrado, então a verdadeira origem do mapa não é conhecida. No entanto, no canto inferior da imagem há um nome – Massimo Pietrobon – e um endereço de e-mail, então, por enquanto, podemos supor que ele é o criador dessa bela curiosidade geográfica. Confira abaixo a imagem completa do globo do “moderno Pangeia”:[io9, BrasilEscola]

mapa politico pangeia

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (12 votos, média: 5,00 de 5)

11 comentários

  • Arteiro Marcial:

    Mas certamente as fronteiras geopolíticas não seriam assim. Os países e continentes (e suas culturas) são o que são por causa de suas características geográficas. Tudo seria diferente.

  • Ramon De Souza Vieira:

    Este rio que contorna o Brasil, se chamaria Rio de Janeiro!

  • Danilo:

    *chegariam

  • Gill All:

    Este mapa esta com as fronteiras todas erradas.

  • Laura Menegati:

    Canadá tropical, e colombia fazendo fronteira com os EUA, a Austrália ia ser quase polar kkkkk

  • Leleka R. Feitosa:

    Inclusive haveria muitas áreas desérticas devido a grande distância dos oceanos.

  • André Luiz Antunes Dos Santos:

    Muito legal!

  • Charles Escorcio:

    Eu gostaria de ver uma simulação de como seria um possível mapa geopolítico, como seriam os idiomas, etc, já que a divisão geográfica influenciou para o mundo ser o que é hoje.

    Tai poderiam fazer um filme abordando tal hipotética situação.

  • Hrungnir:

    Vale reforçar a ideia que isso não é um mapa de Pangeia com fronteiras actuais, isso é um mapa de como seria uma ”Pangeia” com os continentes da actualidade.
    Pois a Europa é maioritariamente formada por ilhas que foram emergindo e juntando umas nas outras, daí o seu relevo com várias cordilheiras.

  • Danilo:

    Provavelmente , boa parte do nordeste brasileiro seria deserto, pois as correntes de ar úmida jamais chegaria nas partes centrais do supercontinente!!!

  • WalterZ:

    Putzzzzzz…
    Brasil sem nenhuma praia!!

Deixe seu comentário!