Sua língua ficou preta? Veja o que pode ser

Por , em 19.10.2018

Recentemente, o Dr. Yasir Hamad, do Departamento de Medicina da Universidade de Washington (EUA), atendeu uma paciente cuja língua havia ficado preta e adquirido um aspecto peludo.

O que estava acontecendo?

Língua pilosa negra

A condição tem essa aparência por causa do alongamento das papilas gustativas existentes na língua, em até 15 vezes. Normalmente com menos de um milímetro de comprimento, podem atingir entre 12 e 18 milímetros.

À medida que as papilas crescem, acredita-se que elas prendam mais partículas microscópicas de alimentos, dando às bactérias e outros micróbios uma chance de prosperar na língua e causando a coloração escura.

A língua negra é um efeito colateral incomum e inofensivo de algumas drogas, mas também pode estar ligada ao tabagismo, má higiene bucal e certas condições médicas.

O caso

A paciente de Hamad, uma mulher de 55 anos, recebeu um antibiótico chamado minociclina para tratar de uma infecção em uma ferida após um acidente de automóvel.

Dentro de uma semana, sua língua ficou preta e ela começou a sentir náuseas, bem como um gosto ruim em sua boca.

“Por mais assustador que pareça, a melhor parte é que é reversível”, explicou o Dr. Hamad.

Quatro semanas depois que os médicos mudaram seu regime de medicação, a língua da paciente voltou à sua coloração e aspecto normal.

Raro

Não está claro quão incomum a condição é, mas este foi o primeiro caso que o Dr. Hamad viu em 10 anos de prática.

Se sua língua começar a parecer suspeitamente preta, não entre em pânico. “Cheque com seu médico, porque algumas outras condições podem se assemelhar a [língua pilosa negra]”, esclareceu.

Um relato do caso foi publicado na revista científica New England Journal of Medicine. [CNN]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (21 votos, média: 4,48 de 5)

Deixe seu comentário!