Magma quente pode ter dado origem aos mamíferos modernos

Por , em 7.07.2011

O surgimento dos mamíferos atuais não poderia ter acontecido sem a brusca mudança de temperatura da Terra que aqueceu nosso planeta há milhões de anos atrás.

Agora, uma pesquisa sugere que o fenômeno que deu condições de vida aos mamíferos pode ser atribuído ao magma quente. Segundo o estudo, é graças às rochas fundidas expelidas por vulcões que a Terra pode se aquecer.

O período de calor em questão é o Eoceno, que é a segunda época da era Cenozóica. Nele surgiram os primeiros antepassados dos mamíferos modernos, os animais com cascos. Isso começou a quase 56 milhões de anos atrás, quando a temperatura média da Terra era muito maior do que a atual. Em alguns milhares de anos do período, a temperatura da Terra aumentou 5 graus Celsius, em média.

O calor intenso favoreceu os animais menores. Os membros das espécies que surgiram eram relativamente pequenos, pesando menos de 10 quilos. Animais maiores não seriam capazes de lidar com o excesso de calor.

Esse super aquecimento da Terra é conhecido como Máximo Térmico do Paleoceno-Eoceno. Alguns cientistas acreditavam que o Máximo Térmico teria acontecido depois de um ciclo de 400 mil anos de variações na órbita terrestre que aumentaram a incidência da energia solar recebida. Isso teria resultado no aquecimento das águas oceânicas, que ocasionaria na liberação do metano congelado nas encostas do oceano. Posteriormente, o metano teria atingido a atmosfera em forma de dióxido de carbono, após se ligar à água do mar.

Outra teoria para o aquecimento da Terra que deu origem aos mamíferos é a atividade no interior da Terra, com rochas ricas em carbono. Quando o magma foi liberado pelos vulcões, gases de efeito estufa teriam chegado à atmosfera, gerando então o aumento da temperatura terrestre.

A última hipótese parece a mais provável. Pesquisadores se aventuraram no Ártico e, analisando sedimentos vulcânicos antigos, perceberam que o período em que eles foram superaquecidos bate com a época do Eoceno, entre 55,7 milhões e 55,9 milhões de anos atrás. Tudo indica que o Máximo Térmico do Paleoceno-Eoceno aconteceu por processos geológicos, e não por mudanças nos ciclos orbitais da Terra.

Com base nisso, podemos crer que o magma quente foi o elemento que realmente aumentou as temperaturas globais, ocasionando o surgimento dos mamíferos em nosso planeta. Registros do Ártico de milhões de anos atrás são importantes para entender as alterações do clima nos dias de hoje. Examinando o passado, também podemos imaginar o que pode acontecer no futuro, caso a região passe por um novo processo de aquecimento.[LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 4,00 de 5)

3 comentários

  • Netnature:

    Stephanie meu anjo faltou especificar a origem dos mamiferos ciomo um todo que remonta mais de 150 milhoes de anos.
    Talvez tenham surgido antes dos repteis através da linhagem sinapsida. 56 milhões de anos estavam surgindo os principais grupos que deram origem aos mamíferos de hoje sendo o urso o mais recente no tempo embora saibamos que a evoluçao e um processo dinamico. Concordo com o titulo da reportagem, ams especificar a origem dos primeiros mamiferos era necessário senao alguem poderia pensar que os mamiferos são animais extremamente recentes.
    Bom,quem quiser saber tem um texto no meu site chamado O NASCIMENTO PREMATURA DOS MAMIFEROS. Vale a oena dar uma lida para esclarecer esse tema. Basta clicar no meu nome Netnature

    Abraço a todos!!!

  • Roberto:

    Sim, a maioria dos Dinos sul americanos morream após geral debandada. Sempre se acusou um Cometa como o responsável direto por sua extinção. Agora estamos vendo que aquele período estava permeado de atividade vulcânica, do tipo desta de 2011 no Chile que faz cancelar vôos de avião no Brasil e demais países da AL. Bem, os vulcões aquietaram, os cometas passam distante e agora nós é quem somos a causa maior das novas extinções. Mas os cometas continuam a fazer estragos na imaginação holioodiana.

  • Ju:

    A caldeira vulcânica de Yellowstone, se somente esta entrar em erupção os geólogos classificam como desastre imensurável. A Terra se “renova” de tempos em tempos, espécies surgem outras se extinguem, até onde sabemos as coisas são assim.

Deixe seu comentário!