Maior telescópio de prato único do mundo está finalmente pronto

Por , em 30.09.2019

O incrível “Aperture Spherical Radio Telescope”, o maior telescópio de prato único do mundo, está finalmente pronto e deve ser inaugurado para astrônomos em breve, depois de cinco anos de construção e três de testes.

Com 500 metros e 4.400 painéis de alumínio, o dispositivo fica localizado numa região remota da China e é duas vezes mais potente que o segundo maior de seu tipo, o Observatório Arecibo (Porto Rico).

Capaz de detectar até mesmo as mais fracas ondas de rádio do céu, vindas de objetos como pulsares e galáxias, uma das esperanças dos pesquisadores é que o telescópio nos ajude a descobrir vida alienígena no universo.

Próximos passos

O telescópio já passou por uma série de avaliações técnicas e de desempenho, e espera-se que o governo chinês dê o “ok” para o início das operações em outubro. “Não vemos nenhum obstáculo para a transição restante”, disse Di Li, cientista-chefe do projeto. “Sinto-me animado e aliviado”.

Mesmo em seus dias de teste, o “Aperture Spherical Radio Telescope” já mostrou a que veio. Por exemplo, descobriu 100 pulsares em pouco tempo, sendo que apenas 2.000 eram conhecidos até 2017.

Além disso, devido a sua “impressionante sensibilidade”, o instrumento também pode nos ajudar a desvendar o mistério das “rajadas rápidas de rádio”, por exemplo, de onde elas se originam, se sua energia varia ou se possuem algum padrão, segundo Laura Spitler, astrônoma do Instituto Max Planck de Radioastronomia (Alemanha).

Por hora, a principal dificuldade dos astrônomos será descobrir como processar a enorme quantidade de dados que o telescópio produzirá. Os cientistas pretendem conseguir financiamento adicional para conseguir armazenar mais dados. [Futurism, Nature]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (30 votos, média: 4,93 de 5)

Deixe seu comentário!