Mais 17 pratos horripilantes que as pessoas realmente comem

Por , em 26.10.2013

Já falamos aqui no Hype sobre alimentos que a maioria das pessoas provavelmente não conseguiria suportar. Mas, como bem se vê, exemplos de itens culinários estranhos e asquerosos é que não faltam. Confira mais alguns deles:

1. Balut

1

1-
Balut é um prato feito a partir de embrião de pato desenvolvido, tendo sido cozinhado vivo e servido em seu ovo. É muito comum no sudeste asiático, às vezes oferecido com cerveja. Nas Filipinas, o Balut ideal é de um embrião de 17 dias; no Vietnã, as pessoas os preferem mais velhos, de 19 a 21 dias.

2. Casu Marzu

2
Casu Marzu significa “queijo podre”. Esse alimento é feito a partir de leite de ovelha e é tradicional da Sardenha, na Itália. Seus fabricantes o colocam para fora de casa e permitem que moscas coloquem ovos dentro do queijo. Suas larvas quebram as gorduras e o fermentam.

Não é necessário limpar os vermes brancos do queijo antes de consumi-lo, mas algumas pessoas fazem isso (algumas pessoas também não acham necessário tomar banho todos os dias, mas, né…). O Casu Marzu foi proibido durante anos e só era vendido no mercado negro (posso entender por quê), mas alguns anos atrás foi declarado um alimento tradicional e agora é legal produzi-lo e vendê-lo.

3. Boodog

3
Boodog é um prato da Mongólia feito com marmota ou cabra. O animal é cozido dentro de sua própria pele com pedras quentes no estômago.
O processo de preparação é bem simples e higiênico: é só pendurar a marmota ou cabra pela cabeça e cortar a pele ao redor de seu pescoço, puxando-a inteira. Daí, você quebra as pernas do animal na altura do joelho, de modo que você só precisa retirar os ossos da perna superior. Guarde o fígado e os rins para serem inseridos dentro do animal mais tarde. Daí, você fecha tudo isso com a própria pele removida do animal, enchendo o “saco” resultante com sal, cebolas descascadas e pedras (!) aquecidas (mas atenção, as pedras devem ter superfície lisa e redonda. Como se isso mudasse o fato de que são pedras). No final, o pescoço deve ser fechado com uma peça de arame. Agora você precisa de uma chama forte (por exemplo, um maçarico) para queimar a pele. Durante esse processo, a carne fica pronta. Você sabe que ela está cozida o suficiente quando toda a superfície da pele estiver vazando gordura. Aprecie com moderação.

4. Ovo de mil anos

4

4-
“Ovo de mil anos” é o nome de um prato chinês feito a partir da preservação de ovos em uma mistura de cinzas, sal, cal, casca de arroz e argila por várias semanas (ou meses). O ovo pode ser de pato, ganso ou galinha. Ficar enterrado envolto nesta mistura louca é o que lhe dá essa aparência e textura peculiar (eufemismo para “nada atraente”). A clara fica com uma consistência gelatinosa e translúcida, num tom âmbar. Já a gema adquire um tom cinza escuro-esverdeado e uma textura pastosa. Toda essa transformação é fruto do processo de deterioração do ovo. Deu fome?

5. Tarântulas fritas

5

5-
Aranhas são animais fofos e amáveis que adoramos tanto encontrar em nossa casa que mal podemos esperar para ver em nosso prato. Ainda mais se forem tarântulas do tamanho de uma palma humana, como as que as pessoas costumam comer no Camboja. Como outros pratos do mesmo naipe, o hábito de comer tarântulas fritas começou durante um período de fome na história, mas hoje em dia, elas são consideradas uma iguaria e sobretudo experimentadas por turistas.

6. Smalahove

6
Smalahove (também chamado de skjelte) é um prato tradicional norueguês feito a partir da cabeça defumada ou seca de uma ovelha. Pode ser servido com ou sem cérebro. Originalmente, era comido apenas pelos pobres. Hoje, adivinha? É considerada uma iguaria, principalmente no Mediterrâneo e algumas áreas do norte da Europa.

7. Escamole

7

7-
Esse apetitoso prato mexicano é feito com larvas de formigas que vivem nas raízes da planta Agave tequilana, chamada de agave-azul, que é o ingrediente principal na fabricação da famosa bebida alcoólica tequila. Colher os ovos das gigantes formigas pretas que fazem seus ninhos nas raízes dessas plantas não é um trabalho agradável, uma vez que elas são venenosas. Comer as larvas deve ser tarefa ainda menos agradável, mas quem sabe você não fica bêbado de tequila no processo, para ajudar.

8. Sangue de porco com pão

8
Na Hungria, quando um porco é abatido no romper da aurora, seu sangue é frito com cebola e servido com pão no café da manhã. Nham! Esse prato húngaro foi criado no século XV e era comum entre a população mais pobre, já que os ingredientes usados são os que geralmente eram descartados. Além do sangue, podia-se fazer uma mistura com pedaços dos órgãos do animal e temperos, como sal, pimenta e páprica, para então cozinhar essa mistura dentro do intestino limpo do animal e deixá-la ao sol, para secar. A receita ainda é preparada hoje, com a diferença de que leva arroz, para diminuir o gosto de sangue. Não podia simplesmente tirar o sangue?

9. Olho de atum

9

9-
Geralmente servido no Japão e na China, o globo ocular do peixe atum é um prato estranho que as pessoas juram ser mais gostoso do que parece. Não me convenceram.

10. Khash

10
Khash é um prato tradicional da região do Cáucaso, Ásia do Sul e sudeste da Europa, feito a partir de pé, cabeça e estômago de vaca. Basicamente, as coisas que não queremos do animal. A deliciosa sopa pelo menos é fervida durante cerca de 24 horas com temperos até obter um caldo forte e aromático.

11. Durião

11
Durião é considerado o “rei dos frutos” porque fede – e muito! É encontrado no sudeste da Ásia. Seu odor já foi descrito como fezes de porco, aguarrás e cebolas, guarnecido com chulé. Pode ser sentido por muitos metros de distância, tanto que a fruta é proibida em certos lugares públicos. Ainda assim, as pessoas não deixam de consumi-la.

12. Ikizukuri

12
Ikizukuri é um sashimi feito de peixe, polvo, camarão ou lagosta. Peixes são utilizados na maioria dos casos. O filé é preparado sem matar o animal e servido em um prato com a carne em fatias e o coração ainda batendo (um defensor dos direitos animais tem um ataque cardíaco a cada vez que isso é lido). O prato é proibido em vários países, incluindo Alemanha e Austrália.

13. Blodplättar

13
Sangue parece estar na moda. Blodplättar (sueco) ou veriohukainen (finlandês) são panquecas de sangue feitas a partir de sangue de porco, leite, farinha de centeio, melaço, cebola e manteiga. Tirando o ingrediente especial…

14. Crista de galo

14
Muitas partes do frango (tudo menos sua carne) são renegadas, mas aproveitadas em ensopados, galinhadas e outros pratos. Talvez a pior delas seja a crista do galo. Na culinária francesa, é considerado um item para decoração de pratos, como vol au vents, profiteroles e combinada com ingredientes de luxo, como trufas e pães doces.

15. Hákarl

15

15-
Esse prato bizarro é comum na Groelândia. São tubarões fermentados e secos por 4 a 5 meses. Parece delicioso.

16. Pênis de boi

16
Cozido em água fervente ou consumido cru, o pênis de boi é um prato relativamente comum na Ásia. A questão que fica é: por que, senhor?

17. Insetos e larvas

17

17-
Chahuis são besouros comestíveis no México, também comuns em outros países da América Central. Existem 88 espécies (principalmente suas larvas) bastante consumidas. Insetos fritos também podem encontrados em Bangkok, na Tailândia. Entre eles, gafanhotos, vermes de bambu, traças, grilos, escorpiões e besouros aquáticos gigantes. Larvas também são vendidas na China. [io9, MF, Papillon, OMTL, MegaCurioso, BlogParaCurioso, Exame]

38 comentários

  • Jhonata Lacerda:

    Esqueceram da feijoada. Leva miúdos de porco, pé de porco, orelhas e principalmente pele. Coisa mais bizarra que isso não existe.

    • Jhonata Lacerda:

      Prefiro comer aranhas e insetos mesmo. Aqui no sudeste e sul nos perguntamos como as pessoas conseguem comer feijoada sem ter convulsão.

    • Cesar Grossmann:

      Fale por você. BTW, já comeu uma parrijada?

    • Jhonata Lacerda:

      Aqui no sul e sudeste perguntamos sempre como as pessoas conseguem consumir essa feijoada. Sou mais insetos mesmo.

    • Cesar Grossmann:

      Mocotó. E tanto feijoada quanto mocotó são uma delícia…

  • Thomas Pacheco:

    Depois de ver todas essas comidas esquisitas, o olho de atum está parecendo uma delícia!!!

  • Felipe Neves:

    No 3º, Boodog, as pedras são arredondadas para não se rasgar o couro do animal.

  • Wendina Silva:

    O Ikizukuri é uma tortura para o animal. 🙁

  • Juliana7:

    Depois de ver toda essa nojeira, a tarântula tá parecendo uma delícia!

    • Richard Facundo de Brito:

      deus me livre to vomitando

  • Waltenydsam Câmara:

    Olho de peixe é gostoso. O prato mexicano parece ser uma delicia. E esses pratos com animais nao parecem ser tao diferente dos ocidentais, exceto pelos insetos.

  • Mozart Forasteiro:

    Todo lugar q a gente vai nesse planeta tem gente doida.

  • corsario:

    O prato 8 é uma variação da nossa morcilha…e é uma delicia!

  • Leandro Carlotti:

    E seja lá o que vai nas salsichas de nossos cachorros quentes…

  • Anderson Matheus:

    Esqueceram de colocar os fetos que horripilantemente é servido como comida no Japão! :X

  • Daniel Ribeiro:

    Sarapatel, feijoada, buchada de bode, chouriço…

  • gloria:

    Humanos comem esses alimentos por tradição e ñ por falta de alimentos, eu particularmente prefiro comer folhas e raízes.

    • Kauay Jardim:

      outros preferem fumar folhas e raízes. rsrs viu só? tudo uma questão de cultura.

      respeito acima de tudo pela cultura alheia.

  • Ming Coelho:

    Hakarl é comum na Islandia…

  • neutrino:

    Esses pratos devem ter muita proteina.

    Deveria fazer um trabalho desses, com as nossas tradições.

    O povo do mato comia e comem ainda, de cobra a lagartixa assada.
    Sem falar na farofa de formiga tanajura, tem gente que acha uma delícia.

    • Léo Santos:

      Poderia acabar com a fome em algumas regiões do mundo.

  • Rodrigo Chaves:

    Isso tudo não é mais “horripilante”, “nojento”, “cruel” ou “anormal” que todas as barbaridades que comemos por aqui no Brasil, após mil e um processos de tortura que só têm um critério norteador: o lucro.

    Os “alimentos” do post, a rigor, só podem ser adjetivados de uma forma: incomuns para nós.

    Queiramos comer frango, tudo bem. Só não pensemos que há algo mais digno nisso do que nos hábitos acima descritos.

  • Prof Claudio:

    Faltou chickenitos, mas um dos ingredientes dele consta na lista: crista de galo, pode ser substituída pelas de frango ou galinha, pois tem o mesmo sabor. Hmmmmmmm…

  • Tania Silva Martini:

    Acho que as pessoas comem coisas diferentes a partir da necessidade.Acho corajoso tentar alimentos que estão à mão.na falta de outros mais tradicionais.Mas acabaria com todas as ervas em volta de casa antes de tentar qualquer uma dessas.

  • Rodrigo Carvalho:

    Fiquei imaginando, que cheiro deve ter os dois primeiros dessa lista. No mínimo de podre.

  • Fernando Lunkes:

    Crista de galo é bem gostoso

  • Du Silva:

    Olha o sangue de animal é uma delicia,sangue de galinha e é colocado no final do seu preparo,e eu duvido quê alguem coma e não agrade,tambem tem o famozo xouriço que é linguiça de sangue de porco quê tambêm é muito bom,não tem cheiro forte nem nada de mais.

  • Diego Juraski:

    Faltou o nosso chouriço.

  • andrea lima Parente:

    Adoro este site

  • andrea lima Parente:

    Gostei da reportagem esqueceram de incluir o brasil o nordestino come calango iguana.como doce de sangue de porco. E o sarapatel que e exotico

  • Anderson Couto:

    Eu experimentaria todos, sem problema. O brasileiro come coisa pior, tipo a buchada de bode, já citada aqui. Aquilo tem cheiro de merda.

  • Cellie U.:

    Já comi olho de peixe, eu adoro. Menos assustadores quando não são gigantes como esses da lista.

    Adorei esse e o artigo anterior!

  • Giovani Raci Paganini:

    Muito nojento, mas apesar disso é a cultura do povo que as consome

    • SALES CANTANHEDE:

      ou querem transformar em cultura

  • Mustafá Ali Kanso:

    Parabéns pelos artigos.
    E eu que me achava um campeão por ter enfrentado sarapatel e buchada de bode 🙂

  • SALES CANTANHEDE:

    graças a Deus já almocei !!!!!

  • Gustavo Ats:

    Olho de peixe assado é uma delícia 😉

    Aqui no Brasil o povo come buchada de bode… Trata-se do estômago do bode recheado com miúdos e arroz, temperados com o sangue do animal.

Deixe seu comentário!