Material “miraculoso” ataca novamente: grafeno transforma gás do efeito estufa em combustível

Por , em 20.12.2016

O grafeno tem se tornado pau para toda obra quando se trata de suas aplicações. Ele pode mudar radicalmente o mundo com seus usos na medicina e eletrônica. Agora, esse material incrível acaba de ficar ainda mais maravilhoso. Pesquisadores da Universidade Rice (EUA) expandiram as capacidades do grafeno: agora ele pode converter dióxido de carbono em combustível líquido.

Especificamente, os pesquisadores descobriram que o grafeno pode passar por eletrocatálise que causa a redução elétrica do CO2 para combustível líquido de alta energia, criando etileno e etanol. O processo foi descrito em um estudo publicado na Nature Communications.

“O carbono normalmente não é um catalizador”, explica o pesquisador principal, Pulickel Ajayan. O grafeno é formado por carbono, então foi necessário adicionar átomos de nitrogênio, o que causa reações químicas como uma resposta à corrente elétrica e ao dióxido de carbono. A grande questão é entender exatamente como isso acontece. “Tem sido um quebra-cabeças, e apesar de vários artigos terem sido escritos sobre isso nos últimos cinco a dez anos, o quebra-cabeças ainda não foi resolvido”, completa ele.

O grafeno pode se tornar um poderoso combustível enquanto reduz o nível de CO2 da atmosfera. Ainda há muito a ser feito antes que a comercialização do produto aconteça, e os pesquisadores da Universidade Rice sabem disso.

“Acredito que o que encontramos é fundamentalmente interessante, porque oferece um caminho eficiente para selecionar novos tipos de catalizadores para converter o dióxido de carbono em produtos de maior valor”, diz Ajayan.

Para criar combustível, a indústria atual usa catálise térmica, e não eletrocatálise. “Por esse motivo, empresas provavelmente não vão usá-lo tão cedo para produção em grande escala”, avisa o pesquisador. “Mas a eletrocatálise pode ser feita em laboratório com facilidade, e mostramos que pode ser útil no desenvolvimento de novos catalizadores”. [Futurism]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!