NASA explica por que o truque viral da vassoura que fica em pé é uma pegadinha

Por , em 12.02.2020

Você com certeza deve ter visto alguma imagem de uma vassoura bizarramente em pé nos últimos dias.

Aparentemente, a NASA divulgou que a rotação da Terra estaria em perfeito equilíbrio em fevereiro para que todas as vassouras do mundo conseguissem se equilibrar sozinhas. Só que não.

A história toda não passou de uma pegadinha, e a agência espacial norte-americana quis esclarecer os fatos.

“Esta é mais uma fraude de mídia social que exemplifica a rapidez com que a pseudociência e falsas alegações podem se tornar virais. Embora essa fraude tenha sido inofensiva, também mostra por que é importante que todos façamos algumas verificações e pesquisas – inclusive checando os canais @NASA e NASA.gov para obter fatos divertidos de ciência real – antes de entrar na mais recente moda viral”, disse a NASA em comunicado por e-mail ao portal Insider.

Apenas física

De acordo com a pegadinha, a premissa para o truque funcionar era uma tal de “atração gravitacional incomum” da Terra que só ocorreria em 7 de fevereiro, ou 10 de fevereiro, ou qualquer outro dia no qual alguém realizasse o desafio.

Na verdade, a vassoura para em pé apenas por causa da física, e a física funciona todos os dias do ano, conforme explicaram o astronauta Drew Alvin e a cientista Sarah Noble em um vídeo divulgado pela NASA no Twitter.

O motivo pelo qual você pode deixar uma vassoura em pé é porque ela normalmente tem seu centro de massa mais perto da base, onde ficam as cerdas. Ao apoiar o cabo sobre a base, a força causada por seu peso é distribuída pelas cerdas, e o objeto fica equilibrado.

Isso não funciona com todas as vassouras porque o centro de massa de algumas pode estar mais acima do cabo, o que torna mais difícil equilibrá-la em pé. [ScienceAlert, Galileu]